Jornal da Família - edição de outubro

Em início de ano escolar olhamos para uma escola profissional com carisma especial. O Jornal da Família dá-lhe conta do espírito que se vive em início de ano letivo na Escola Profissional ASAS, a cargo das Cooperadoras da Família.

Mas, nesta edição, há mais temáticas educativas. Octávio Morgadinho parte do relatório Educatiion at a Glance 2017, da OCDE, para falar da educação em Portugal. Já o Papa Francisco desafia a Igreja a “humanizar a educação” e dirige documento a escolas e universidades católicas de todo o mundo.  

Se quer saber o que os adolescentes dizem sobre a escola sugerimos uma leitura do artigo da psicóloga Marina Amaro: “Do ter Filhos ao ser Pais”

Após as férias, os mais pequenos também já retomaram em pleno as rotinas da Creche e Jardim de Infância. Erica Torres dá-nos o testemunho dos sentimentos que invadem o coração de uma mãe quando deixa o filho na Creche.

Os ecos do Encontro da Pastoral Social, que este ano foi dedicado à família, chegam através de duas famílias que, em Fátima, testemunharam a felicidade de ser e estar em família em domínios como a educação, a liberdade ou o sonho.

E é sobre a família que Juan Ambrosio escreve todos os meses. Nesta edição continua a analisar um dos capítulos da Amoris Letitia que tem gerado mais polémica: o Capítulo VIII que aborda as chamadas “situações irregulares” do matrimónio. 

As Cooperadoras contam com mais vocações ao serviço da família. No passado dia 15 de agosto três mulheres disseram “sim” a mais um passo na caminhada de dedicação ao carisma de Monsenhor Alves Brás.

Nesta edição adiantamos também o programa das Jornadas Nacionais da Pastoral Familiar que decorrerão em Fátima nos dias 11 e 12 de novembro.

Para descontrair não deixe de passar pelo Cantinho Recreativo e disfrutar dos passatempos e do bom humor de Fabião Baptista:

Há ainda as receitas de culinária da Lucinda e da Teresa e dicas sobre alimentação saudável. E porque a escola começou, ficam sugestões para as crianças levarem na lancheira.

Boa Leitura