Peregrinação Aniversária vai contar com projeção multimédia

A próxima Peregrinação Internacional Aniversária, nos dias 12 e 13 de outubro, vai ser presidida pelo bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, e inclui um programa cultural adicional e encerra as comemorações do centenário.  

Conforme comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA para a última grande Peregrinação Internacional Aniversária do Centenário, sob o tema “Maria Estrela da Evangelização”, o santuário preparou um programa cultural adicional para acolher os peregrinos.

“A projeção multimédia, “Fátima-Tempo de Luz”, produzida pela empresa espanhola Acciona Producciones y Design, pode ser vista na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima nas noites de 12, 13 e 14 de outubro, e combina mapeamento de projeção, efeitos de iluminação e trilha sonora original”.

A projeção é idealizada a partir da experiência de milhares de peregrinos que todos os anos visitam o Santuário e é composta por sete cenas: “O reflexo da luz de Deus”; “O Coração de Maria, imaculado e triunfante, conduz até Deus “; “A Igreja canta a Mensagem de Fátima”; “Os caminhos dos peregrinos”; “Em Fátima ouvimos uma mensagem de paz para o mundo”; “Em Fátima celebramos o Deus que está próximo do ser humano” e “Em Fátima iluminamos o nosso coração”.

No dia 13 de outubro acontece a Solene de Encerramento das Celebrações do Centenário das Aparições que vai contar com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do bispo da Diocese de Leiria-Fátima, D. António Marto.

A sessão citada integra ainda um concerto realizado pela Orquestra e pelo Coro Gulbenkian, dirigidos por Joana Carneiro que no seu alinhamento vai apresentar duas obras encomendadas aos compositores James MacMillan e Eurico Carrapatoso: The Sun Danced e Salve Regina, respetivamente.

O Concerto terá, também, transmissão em direto para o Recinto de Oração para que todos os peregrinos possam usufruir de mais este momento musical.

Este singular concerto conta, ainda, com a participação da soprano Elisabete Matos.

Por questões de ordem logística o Santuário de Fátima já informou que, entre as 9h00 do dia 12 de outubro, e durante todo o dia 13, a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima estará encerrada, ficando impossibilitada a habitual visita aos túmulos dos pastorinhos. Nesse dia também não será feita a recitação do Rosário, às 18h30, na Capelinha das Aparições.

Texto: Agência Ecclesia