Publicações

Publicações

Educação: Família e Escola - Desafios...

“Os textos que este livro recolhe foram escolhidos entre os artigos que publiquei no Jornal da Família, desde janeiro de 1998 até ao presente, segundo um critério temático que tem por pólos a família e a escola na perspetiva da sua implicação no processo educativo. Não foram elaborados com uma intencionalidade sistemática, não obedecem a um plano pré-estabelecido, não configuram uma unidade temática ou problemática rigorosa.

Não são textos teóricos. Estão m arcados pela vida, pelo tempo e as circunstâncias. A sua publicação estendeu-se pelos últimos dezasseis anos desta era global caraterizada pela revolução tecnológica e comunicacional, pela aceleração dos acontecimentos e das mutações culturais e socias e pelos desafios postos às sociedades, às instituições e aos indivíduos nomeadamente à Igreja. No nosso país essas transformações tiveram evolução específica e intervenção atenta da hierarquia da Igreja, na esfera da sua competência. Neste quadro procurámos pensar e levar a pensar.”   
                                                                                                                                                                                                Octávio Morgadinho

 

Consagração Secular – Uma modalidade de vida consagrada em pleno mundo

Os Institutos Seculares em Portugal, neste ano dedicado à vida consagrada, estão em “alerta verde”, cheios de esperança que os centra em Deus, fonte e meta de uma vida entregue por amor. “Uma esperança que vai em frente”, por isso a CNISP relança este livro para que a consagração secular seja mais conhecida e muitos se deixem questionar pela beleza desta vocação que se vive precisamente ali, onde está em questão a salvação não só das pessoas, mas também das instituições.

 

 

 O Menino que sonhava ser Padre

A partir da encenação/representação levada a cabo para assinalar o dia do Fundador, em 13 de Março de 2012, surgiu o projeto desta publicação. Baseado na história real de Joaquim Alves Brás, este livro apresenta as cenas e os episódios em que as crianças do «Botãozinho» são atores e desenhadores. Orientadas pela equipa pedagógica, estas crianças encarnaram a mesma história, dando a conhecer de forma adequada a vida do Padre Brás, para que o mesmo possa ser conhecido por todas as faixas etárias. Com esta iniciativa pedagógica e lúdica, o «Botãozinho» procura mostrar a força do exemplo do menino Joaquim, a sua coragem, a sua atenção aos outros e a sua generosidade sem limites, numa linguagem simples, acessível e original.

 

 

 MONSENHOR ALVES BRÁS (biografia)

Uma das figuras mais destacadas do clero do seu tempo, em Portugal. Homem de Deus, humilde, austero, amante da pobreza, dinâmico, empreendedor e realizador, não deixou inactivos os dons recebidos de Deus, antes, como “servo bom e fiel” fê-los frutificar, Numa Obra extensa de mais de 700 páginas o Cónego Franco Infante retrata a vida e acção de um homem tal qual foi e continua a ser através da mensagem, sem o retocar com produtos de beleza, nem o desfigurar com rugas e sardas fictícias. Uma “Obra Museológica” imprescindível a quem quer conhecer a fundo os caminhos por onde Deus se revela.

 

 

O PADRE JOAQUIM ALVES BRÁS – Uma vida, Uma Obra

Ao mesmo tempo que actualiza a Biografia do Padre Joaquim Alves Brás, D. Manuel de Almeida Trindade, Bispo Emérito de Aveiro, rende homenagem ao Fundador do Instituto Secular das Cooperadoras da Família. Num percurso de cerca de duzentos e cinquenta páginas o leitor pode acompanhar a acção de figuras destacadas da sociedade portuguesa. Escrita fluida, ilustrada com textos e testemunhos vivos e muita da experiência pessoal do Autor, fruto do conhecimento pessoal de quem são e o que fazem as Cooperadoras da Família.

 

 

PADRE ALVES BRÁS - O importante é a Família

Biografia, formato livro de bolso, de leitura fácil e agradável. Para que a sua vida e Obra seja conhecida por toda a gente, sobretudo pela gente nova. Edições em Português, Espanhol, Italiano, Francês, Inglês.

 

 

FAMÍLIA IDEAL – O SONHO DO RAPAZ DA BOINA

Biografia em banda desenhada. A primeira edição marcou o centenário do nascimento do rapaz da boina que sonhou a família ideal e gastou a sua vida inteira, de Homem e de Padre, lutando pela realização do seu sonho, ganhando meritoriamente o apelido de “apóstolo da Família”
2ª edição (2008) marca a proclamação da heroicidade das suas virtudes.
Um livro apelativo e interpelativo, para todos, mas especialmente para os mais pequenos.

 

 

FAMÍLIA DE NAZARÉ - Mistério e Exemplo

Partindo da Família de Nazaré, os diversos capítulos deste livro procuram aprofundar as razões que fazem da Sagrada Família protótipo de todas as famílias humanas. Com esta miscelânea de textos, as Cooperadoras da Família propõem-se não só homenagear a memória do Fundador, mas também propor às famílias elementos de reflexão e aprofundamento daquelas coordenadas que devem ser próprias de uma instituição chamada a ser “igreja doméstica”.
Livro de Reflexão e estudo, cerca de 300 páginas, enriquecido com belas ilustrações, alusivas ao tema, de diversos autores.

 

 

CELEBRAR UMA VIDA, PROJECTAR UMA OBRA

Volume com 320 páginas repartidas por textos e fotografias, reúne trabalhos efectuados sob o mote inspirador do Programa Jubilar Comemorativo do 1º Centenário do Nascimento de Monsenhor Joaquim Alves Brás.
Com boa apresentação gráfica e fotografias dos diversos momentos jubilares comemorativos, trata-se de uma obra a ter presente quando se trata sobre a família e seu papel no mundo contemporâneo.

 

 

COM A FORÇA DO ESPÍRITO – 75 anos do Instituto Secular das Cooperadoras da Família

As 170 páginas deste livro registam, em texto e imagem, alguns dos actos religiosos, culturais, e histórico-sociais mais significativos das celebrações Jubilares Comemorativas das Bodas de Diamante do ISCF.
Mais que um registo ou marco histórico esta colectânea representa, um desafio, uma responsabilidade, uma corrente de vida rumo ao futuro.

 

 

CASA MUSEU - MONSENHOR ALVES BRÁS

Catálogo de apresentação fundamentando a razão de ser de tudo o que o “peregrino” pode encontrar e ver na Casa onde nasceu Monsenhor Joaquim Alves Brás. O percurso da visita à Casa-Museu torna-se mais que uma visita ao passado de uma história parada no tempo, de tipo arqueológico ou etnológico, para se converter num campo aberto à boa semente ou num espaço que se deixa invadir por uma luz superior.

 

 

VIVER COM O SABOR DO INFINITO

Colectânea de artigos da autoria do Dr. Juan Ambrósio, publicados pelo “Jornal da Família” desde 2003, reunidos agora em livro que assinala também os 50 anos daquela publicação.
Uma achega que possibilitará viver, individual e colectivamente o dom que a todos é dado, o dom que é ser filho e ser pai. O dom a partir do qual cada um de nós – o dom da VIDA. Uma obra, com cerca de 180 páginas, para ler e sobretudo reflectir e rezar em família, na família e pela família.

 

 

FAMÍLIA UNIDA FONTE DE VIDA

Pequeno opúsculo formato de bolso. Uma oferta sempre agradável, com ilustrações apelativas e mensagens sobre a família.

 

 

NOVENA AO VENERÁVEL SERVO DE DEUS Monsenhor Joaquim Alves Brás

Uma forma de devoção que procura proporcionar às pessoas individualmente, em família, ou em grupos particulares, que recorrem à intercessão do Servo de Deus, uma forma simples com a palavra de Deus e com apontamentos de Monsenhor Alves Brás sobre as virtudes cristãs. Edições em Português, Espanhol, Italiano, Francês e Inglês.

 

 

VISITA AOS LARES SAGRADA FAMÍLIA

Um pequeno opúsculo elaborado para acompanhar os oratórios da Sagrada Família na visita aos lares que aderem à iniciativa e auxiliar na preparação da oração e dinamização do dia da visita.

 

 

FAMÍLIA FORTE E UNIDA

Um livro pequenino, grande em conteúdo dedicado especialmente à família, para rezar em família. E se em cada família que ele entrar se começar a rezar diariamente, teremos “Cristo no Lar”e família que reza unida permanece unida.

 

 

INSTITUTO SECULAR DAS COOPERADORAS DA FAMÍLIA

Em 27 páginas, formato bolso a apresentação do Instituto Secular das Cooperadoras da Família. Um bilhete de Identidade ou uma interrogação/esclarecimento para quem procura um caminho.

 

 

INSTITUTO SECULAR DAS COOPERADORAS DA FAMÍLIA

O Fundador faz uma apresentação geral dos Institutos Seculares, novidade na Igreja do seu tempo, não deixa passar a oportunidade para chamar a atenção para a menina dos seus olhos (ISCF).

 

publicacoes