Resignificar escolhas…

Jornal da Família - Editorial - edição fevereiro 2017

Pertencer a… construir família… realizar qualquer projeto de vida, são anseios que habitam o coração humano e o põem em movimento na procura da sua identificação e concretização. Anseios, que o número de divórcios, as separações e o abandono de outros projetos, não ‘apagam’ no coração dos jovens, mas reforçam a necessidade de resignificar o leque das escolhas, apresentando-as na sua inteireza e no seu realismo, sem medo de contrariar o difuso receio do “para sempre” que assusta tantos jovens e adultos.

Abraçar um projeto e ser-lhe fiel, cada dia, no meio de alegrias e dificuldades, tem uma força polarizadora e convergente, capaz de mobilizar a pessoa toda, de dar sentido às restantes escolhas e canalizar, na realização das mesmas, todas as forças físicas, psíquicas, afetivas e espirituais, operando um processo de enamoramento constante e de transformação gradual.

A realização de um projeto de vida pode comparar-se à experiência de escalar uma montanha. Não é fácil explicar alegria que se experimenta nesta difícil, arriscada, mas gratificante aventura. O cansaço e as dificuldades experimentadas, não eliminam alegria e a alegria não elimina o cansaço e a superação dos obstáculos, donde se conclui que na realização de um sonho, nada se exclui, mas tudo se integra.

Hoje, confunde-se facilmente, sentimentos e desejos com vontade profunda, o que é um engano falacioso. O amor não é apenas gostar, é também permanecer, persistir e crescer e isto é muito mais profundo e durável que o sentimento. A este propósito, na exortação Alegria do Amor, o Papa defende, a necessidade de educar e formar os jovens para opções que assentem em valores duradouros e estáveis. “…e não há nada mais volúvel, precário e imprevisível que o desejo, e nunca se deve encorajar uma decisão de contrair matrimónio se não se aprofundaram outras motivações que confiram a este pacto reais possibilidades de estabilidade”.

Maria Vieira – Diretora Jornal da Família

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Peregrinação a Donas para fazer memória do Pe. Brás

No próximo dia 14 de setembro a Família Blasiana peregrina a Donas, paróquia nos arredores do Fundão onde o Pe. Joaquim Alves Brás foi pároco de 1925 a 1930. Um evento inserido no contexto do Ano Jubilar que está a assinalar os 100 anos de Ordenação Sacerdotal do Fundador da Família Blasiana.

Ler Mais >>

(II) Padre Joaquim Alves Brás – Cem anos de Sacerdócio em prol da Família

“A minha casa, não será uma casa de portas fechadas, para os habitantes desta freguesia, mas todos, todos, terão nela entrada”, afirmou o Pe. Alves Brás, há cerca de 100 anos, na sua primeira homilia. ”Todos, todos”, palavras que mais recentemente ecoaram pelo mundo quando foram proferidas pelo Papa Francisco na JMJ Lisboa 2023. Um artigo de Conceição Brites que demostra como o Pe. Brás foi um homem à frente do seu tempo.

Ler Mais >>

(I) Padre Joaquim Alves Brás – Cem anos de Sacerdócio em prol da Família

“Celebrar cem anos de ordenação sacerdotal do Padre, Monsenhor, Joaquim Aves Brás é tomar consciência que o que vamos celebrar são mesmo os cem anos do seu sacerdócio, e não apenas os quarenta e um anos que ele exerceu cá na terra”, afirma a Cooperadora da Família Conceição Brites num artigo que recorda a primeira homilia do Pe. Brás na Paróquia de Donas.

Ler Mais >>

“O Botãozinho” – 50 anos a inovar e a educar nos valores

Começou com 30 crianças, divididas por duas salas. Hoje acolhe 260 em 14 salas, mas o espaço continua a ser pequeno para a procura. O Centro de Cooperação Familiar, Creche e Pré-escolar “O Botãozinho”, celebrou 50 anos de vida. Meio século marcado pela inovação e pela fidelidade ao carisma das Cooperadoras da Família.

Ler Mais >>

Ousar contemplar e testemunhar a beleza

Parar para contemplar a beleza da humanidade e dela ser testemunho. O convite é de Juan Ambrosio e bem que pode começar a ser posto em prática nestes dias onde a rotina de um ano de trabalho dá lugar a dias mais descansados.

Ler Mais >>

“ Os Pais não têm prazo de validade”

A presença dos pais na escola é fundamental para um acompanhamento do percurso educativo de crianças e jovens. Independentemente do ciclo educativo que frequentem, Goretti Valente convida os pais a irem à escola.

Ler Mais >>