O seminário “Crescer juntos – tornar fecundo o amor” foi acompanhado por uma exposição de trabalhos realizados pelas crianças das Creches e Jardins-de-infância e pelos utentes dos lares de idosos dos vários equipamentos sociais das Cooperadoras da Família. Trabalhos realizados com a ajuda dos colaboradores destas instituições e que partiram da Exortação apostólica pós-sinodal “A alegria do amor” para ilustrar a vida e missão da Família.
Desde o passado mês de outubro que os trabalhos estavam a ser preparados. Para Alice Cardoso, coordenadora geral do Instituto Secular das Cooperadoras da Família (ISCF) os trabalhos apresentados “são verdadeiras obras de arte construídas numa perfeita interação e sintonia entre pais, filhos e avós e narram, de várias formas, a beleza, e a missão da família segundo o plano de Deus”. Um plano que Monsenhor Alves Brás ensinou a cuidar.
A coordenadora geral do ISCF acredita que estas “pequenas sementes” lançadas no coração dos filhos, pais e avós, com recurso a metodologias ativas, “irão germinar no coração das familiais, deixando-as mais humanizadas, mais conscientes da sua vocação e missão e por isso mais habitáveis”.
O seminário “Crescer juntos – tornar fecundo o amor” decorreu no passado dia 19 de março, na casa de retiros do ISCF, em Fátima.
Texto: IM/Jornal da Família