Jornal da Família – Edição abril

A nova edição do “Jornal da Família” está quase a chegar a casa dos assinantes. Enquanto não chega, adiantamos alguns dos temas que fazem os títulos da edição do próximo mês de abril.

Na primeira página trazemos-lhe os ecos do seminário “Crescer juntos – tornar fecundo o amor”. Uma iniciativa que partiu da Exortação Apostólica pós- sinodal “A Alegria do Amor” e foi promovida pelo ISCF – Instituto Secular das Cooperadoras da Família.

O mês de março foi também o mês em que se assinalou o Dia do Fundador da Família Blasiana e um pouco por todo o país a data foi recordada. Ainda dentro da Família Blasiana fique a conhecer os números que pautam 18 anos de existência do Centro de Aconselhamento Familiar de Coimbra.

Nas temáticas sociais, olhamos para os números da violência no namoro e para o Perfil dos Alunos para o Século XXI. A nível internacional a fome e os conflitos estão no centro das preocupações da ONU.

Na atualidade religiosa damos-lhe conta dos principais passos do Papa Francisco na visita ao Santuário de Fátima nos dias 12 e 13 de maio.

A Páscoa que este ano se celebra a 16 de abril é aqui refletida por dois dos colaboradores do Jornal da Família: Octávio Morgadinho e Fabião Baptista. 

Nas rubricas que vão pautando cada edição recordamos “O sacramento do matrimónio apresentado aos adolescentes”, a rubrica “+ saúde” e as rubricas a cargo do teólogo Juan Ambrosio,  que continua a analisar a “A Alegria do Amor” e a rubrica da psicóloga Marina Amaro,  que tem vindo a escrever sobre a adolescência.

Também já sabe que no que toca a culinária as receitas da Lucinda e da Teresa são deliciosas. E este mês as receitas para celebrar a Páscoa deixam-nos com água na boca.

E enquanto reflete sobre os pratos que irão deliciar a família no almoço de Páscoa descontraia com o “Cantinho Recreativo” da autoria de Fabião Baptista.  A boa disposição não vai faltar.

Boa leitura!

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

“Parece que estamos a ler a nossa própria vida”

Dez anos depois da publicação, a ‘Amoris Laetitia’ continua a soar menos como um documento e mais como um espelho. “Parece que estamos a ler a nossa própria vida”, conta o casal Betina Rodrigues e João Miguel Nogueira, que nos mostram como o Capítulo II – dedicado à realidade e aos desafios das famílias – permanece atual.

Ler Mais >>

O primeiro lugar onde aprendemos a amar

No Dia Internacional da Família somos convidados a olhar para o lar como o primeiro espaço onde se aprende a amar. Entre gestos de escuta, partilha, perdão e cuidado, é no quotidiano familiar que se formam os laços e se constrói, dia após dia, a educação do coração.

Ler Mais >>

O contexto histórico da ‘Provida Mater Ecclesia’

Tornar mais conhecida a Consagração Secular é o objetivo de uma série de artigos que o Jornal da Família vai publicar ao longo dos próximos meses. A iniciativa tem no horizonte o dia 30 de janeiro de 2027, data em que os Institutos Seculares Portugueses vão celebrar os 80 anos da Constituição Apostólica ‘Provida Mater Ecclesia’. Este documento, publicado pelo Papa Pio XII, reconhece a Consagração Secular como uma forma legítima de vocação na Igreja. No primeiro artigo olhamos para o ano de 1947, para “O contexto histórico da ‘Provida Mater Ecclesia’”

Ler Mais >>