Casa de Retiros ISCF – Espiritualidade e formação

Começou a funcionar em 1975 e surgiu da necessidade de criar um espaço de vivência de espiritualidade mas também de formação. A casa de retiros do Instituto Secular das Cooperadoras da Família (ISCF) é um espaço por onde passam periodicamente todas as Cooperadoras da Família, quer para realizar retiros, quer para participar em ações de formação dentro do Instituto. Mas esta casa é também um espaço de formação para os colaboradores de todos os equipamentos sociais que formam a Família Blasiana. “É uma casa voltada para a formação humana, espiritual, social e familiar”, explica a sua diretora, a Cooperadora da Família, Lucinda Teixeira.

Com 70 quartos, duas capelas, um anfiteatro (com capacidade até 200 pessoas) um espaço exterior ajardinado com recantos que convidam à reflexão e meditação, a casa de retiros do ISCF é uma casa de acolhimento. Por aqui passam as cooperadoras no retiro anual e no lançamento de cada ano, por aqui passam os encontros dos grupos de jovens Focos de Esperança, ligados ao Instituto, mas por aqui também passam outros movimentos da Igreja e familiais que vêm simplesmente para orar, refletir num tempo marcado pelo silêncio.

As peregrinações dos dias 12 e 13 são também uma importante parte da missão de acolhimento que esta casa desenvolve. E no próximo mês de maio, a presença do Papa Francisco em Fátima reveste-se de particular significado para as nove Cooperadoras que aqui vivem e que aqui prestam serviço, apoiadas por cinco colaboradoras.

Uma casa que está em relação direta com o Centro de Cooperação Familiar, Lar Betânia, do outro lado da Rua que tem o nome do Fundador da Família Blasiana, Rua Monsenhor Alves Brás. A diretora da casa de retiros, Lucinda Teixeira, também presta apoio às Cooperadoras do Lar Betânia e seus utentes, bem como às Cooperadoras que vivem nas suas próprias casas na zona de Fátima. Entre as Cooperadoras da casa de retiro, as Cooperadoras do Lar Betânia e as Cooperadoras que vivem em suas casas, são 35 Cooperadoras ligadas diretamente à casa de retiros do ISCF.

 Texto: Im/Jornal da Família 

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

O encanto de uma pequena capela

A rubrica “A Beleza da espiritualidade em viagem” da edição agosto/setembro do Jornal da Família passa por Portugal. Cristiano Cirillo esteve no Porto e deixou-se encantar pela Capela das Almas.

Ler Mais >>

“Animem-se, não tenham medo”, pede Francisco aos jovens

Francisco veio pedir aos jovens uma Igreja inclusiva, uma Igreja alegre, que partilhe essa alegria com os outros. Perante os dramas do mundo atual e de cada um, Francisco trouxe a palavra “esperança” e alertou para o virtual. O que fica dos discursos e homilias dos principais encontros do Papa com os jovens da JMJ Lisboa 2023.

Ler Mais >>

JMJ, o mundo para além do que os olhos conseguem ver

A experiência vai ficar para a vida e pode modificar vidas. O grupo juvenil “Focos de Esperança” participou na JMJ e convidou outros jovens a fazer esta experiência única. Juntos percorreram Lisboa, os passos do Papa Francisco e viveram momentos únicos.

Ler Mais >>

Confiança: um valor inestimável

A confiança nas instituições e a confiança na família são dois pilares essenciais à vida do ser humano em sociedade. Um tema a merecer a reflexão de Furtado Fernandes.

Ler Mais >>