Casa de Retiros ISCF – Espiritualidade e formação

Começou a funcionar em 1975 e surgiu da necessidade de criar um espaço de vivência de espiritualidade mas também de formação. A casa de retiros do Instituto Secular das Cooperadoras da Família (ISCF) é um espaço por onde passam periodicamente todas as Cooperadoras da Família, quer para realizar retiros, quer para participar em ações de formação dentro do Instituto. Mas esta casa é também um espaço de formação para os colaboradores de todos os equipamentos sociais que formam a Família Blasiana. “É uma casa voltada para a formação humana, espiritual, social e familiar”, explica a sua diretora, a Cooperadora da Família, Lucinda Teixeira.

Com 70 quartos, duas capelas, um anfiteatro (com capacidade até 200 pessoas) um espaço exterior ajardinado com recantos que convidam à reflexão e meditação, a casa de retiros do ISCF é uma casa de acolhimento. Por aqui passam as cooperadoras no retiro anual e no lançamento de cada ano, por aqui passam os encontros dos grupos de jovens Focos de Esperança, ligados ao Instituto, mas por aqui também passam outros movimentos da Igreja e familiais que vêm simplesmente para orar, refletir num tempo marcado pelo silêncio.

As peregrinações dos dias 12 e 13 são também uma importante parte da missão de acolhimento que esta casa desenvolve. E no próximo mês de maio, a presença do Papa Francisco em Fátima reveste-se de particular significado para as nove Cooperadoras que aqui vivem e que aqui prestam serviço, apoiadas por cinco colaboradoras.

Uma casa que está em relação direta com o Centro de Cooperação Familiar, Lar Betânia, do outro lado da Rua que tem o nome do Fundador da Família Blasiana, Rua Monsenhor Alves Brás. A diretora da casa de retiros, Lucinda Teixeira, também presta apoio às Cooperadoras do Lar Betânia e seus utentes, bem como às Cooperadoras que vivem nas suas próprias casas na zona de Fátima. Entre as Cooperadoras da casa de retiro, as Cooperadoras do Lar Betânia e as Cooperadoras que vivem em suas casas, são 35 Cooperadoras ligadas diretamente à casa de retiros do ISCF.

 Texto: Im/Jornal da Família 

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

“Parece que estamos a ler a nossa própria vida”

Dez anos depois da publicação, a ‘Amoris Laetitia’ continua a soar menos como um documento e mais como um espelho. “Parece que estamos a ler a nossa própria vida”, conta o casal Betina Rodrigues e João Miguel Nogueira, que nos mostram como o Capítulo II – dedicado à realidade e aos desafios das famílias – permanece atual.

Ler Mais >>

O primeiro lugar onde aprendemos a amar

No Dia Internacional da Família somos convidados a olhar para o lar como o primeiro espaço onde se aprende a amar. Entre gestos de escuta, partilha, perdão e cuidado, é no quotidiano familiar que se formam os laços e se constrói, dia após dia, a educação do coração.

Ler Mais >>

O contexto histórico da ‘Provida Mater Ecclesia’

Tornar mais conhecida a Consagração Secular é o objetivo de uma série de artigos que o Jornal da Família vai publicar ao longo dos próximos meses. A iniciativa tem no horizonte o dia 30 de janeiro de 2027, data em que os Institutos Seculares Portugueses vão celebrar os 80 anos da Constituição Apostólica ‘Provida Mater Ecclesia’. Este documento, publicado pelo Papa Pio XII, reconhece a Consagração Secular como uma forma legítima de vocação na Igreja. No primeiro artigo olhamos para o ano de 1947, para “O contexto histórico da ‘Provida Mater Ecclesia’”

Ler Mais >>