Casa de Retiros ISCF – Espiritualidade e formação

Começou a funcionar em 1975 e surgiu da necessidade de criar um espaço de vivência de espiritualidade mas também de formação. A casa de retiros do Instituto Secular das Cooperadoras da Família (ISCF) é um espaço por onde passam periodicamente todas as Cooperadoras da Família, quer para realizar retiros, quer para participar em ações de formação dentro do Instituto. Mas esta casa é também um espaço de formação para os colaboradores de todos os equipamentos sociais que formam a Família Blasiana. “É uma casa voltada para a formação humana, espiritual, social e familiar”, explica a sua diretora, a Cooperadora da Família, Lucinda Teixeira.

Com 70 quartos, duas capelas, um anfiteatro (com capacidade até 200 pessoas) um espaço exterior ajardinado com recantos que convidam à reflexão e meditação, a casa de retiros do ISCF é uma casa de acolhimento. Por aqui passam as cooperadoras no retiro anual e no lançamento de cada ano, por aqui passam os encontros dos grupos de jovens Focos de Esperança, ligados ao Instituto, mas por aqui também passam outros movimentos da Igreja e familiais que vêm simplesmente para orar, refletir num tempo marcado pelo silêncio.

As peregrinações dos dias 12 e 13 são também uma importante parte da missão de acolhimento que esta casa desenvolve. E no próximo mês de maio, a presença do Papa Francisco em Fátima reveste-se de particular significado para as nove Cooperadoras que aqui vivem e que aqui prestam serviço, apoiadas por cinco colaboradoras.

Uma casa que está em relação direta com o Centro de Cooperação Familiar, Lar Betânia, do outro lado da Rua que tem o nome do Fundador da Família Blasiana, Rua Monsenhor Alves Brás. A diretora da casa de retiros, Lucinda Teixeira, também presta apoio às Cooperadoras do Lar Betânia e seus utentes, bem como às Cooperadoras que vivem nas suas próprias casas na zona de Fátima. Entre as Cooperadoras da casa de retiro, as Cooperadoras do Lar Betânia e as Cooperadoras que vivem em suas casas, são 35 Cooperadoras ligadas diretamente à casa de retiros do ISCF.

 Texto: Im/Jornal da Família 

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Encerramento do Jubileu de Ordenação Sacerdotal do Pe. Joaquim Alves Brás

Família Blasiana encerra em Fátima Jubileu de Ordenação Sacerdotal do Pe. Joaquim Alves Brás. “Com Maria, guardiã das famílias, agradecemos o dom do Pe. Brás” é o mote da celebração marcado pela Peregrinação ao Santuário e um momento cultural e recreativo no Auditório Paulo VI, que conta com a música de Alda Casqueira e Animatus Band.

Ler Mais >>

Desafios da Pastoral Familiar: olhar a realidade concreta e cuidar

Olhar a realidade concreta e cuidar são os grandes desafios apontados por Claudia Leal Luna para a Pastoral Familiar. A docente do Pontifício Instituto João Paulo II para as Ciências do Matrimónio e da Família passou por Portugal para participar no congresso “Atravessados pelo Amor e Pela Esperança – Cuidar as famílias com(o) o Pe. Brás”.

Ler Mais >>

Esta é a hora do amor – Leão XIV

A escolha do nome e as primeiras intervenções do novo Papa indicam um caminho. Juan Ambrosio revisitou as primeiras intervenções de Leão XIV e traça as primeiras impressões sobre o novo Papa.

Ler Mais >>