Entre a surpresa e a expetativa!

A igreja portuguesa, na vivência da sua fé, concretamente ao nível do culto Mariano, está a viver momentos únicos. Como não bastasse a vinda do Papa Francisco a Fátima, para assinalar o centenário das aparições, atraindo multidões a este santuário, cada vez mais altar do mundo, a 23 de março, é surpreendida com a notícia: “a confirmação do milagre que possibilita a canonização dos pastorinhos Francisco e Jacinta Marto. Embora ocorram no seio da igreja, estes acontecimentos têm fortes repercussões a nível social, pelo que significam para todo o país e pelas estruturas sociais e políticas que mobilizam em torno das suas realizações. O País não pode ficar indiferente, cada vez mais, Fátima, pelo que nela se vive e respira, orgulha Portugal e projeta-o a nível mundial.

Mas a alegria, o entusiasmo e a surpresa da notícia, levanta a expetativa: para quando a canonização dos pastorinhos? Será que o Papa Francisco, a 13 de maio nos vai “brindar” com a sua canonização? Fica a expetativa…  

Na verdade, naquele santuário respira-se um clima de paz, de harmonia e bem-estar, que a todos interpela e transcende. Para os crentes, é o coração materno e carinhoso de Nossa Senhora, através do qual Deus nos manifesta a Sua ternura e o Seu cuidado, que a todos acolhe; para os não crentes, fica a intuição de algo sobrenatural que ali se experimenta.

Com canonização ou sem ela, este é um momento de reavivar a fé e a confiança em Maria, assim como também olhar o coração generoso daquelas duas crianças, escolhidas por Deus, para revelar os Seus desígnios de paz e de Amor sobre a humanidade e imitá-las na fé, na generosidade e na docilidade à vontade de Deus. Com elas e como elas somos desafiados a deixar o mundo melhor com a nossa passagem. 

Vieira Maria

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

“Porque não eu?”

Sonhava casar com um bom homem e ter muitos filhos. Um dia descobre que Deus tinha outro projeto para ela. A história de uma vocação em discurso direto

Ler Mais >>