Entre a surpresa e a expetativa!

A igreja portuguesa, na vivência da sua fé, concretamente ao nível do culto Mariano, está a viver momentos únicos. Como não bastasse a vinda do Papa Francisco a Fátima, para assinalar o centenário das aparições, atraindo multidões a este santuário, cada vez mais altar do mundo, a 23 de março, é surpreendida com a notícia: “a confirmação do milagre que possibilita a canonização dos pastorinhos Francisco e Jacinta Marto. Embora ocorram no seio da igreja, estes acontecimentos têm fortes repercussões a nível social, pelo que significam para todo o país e pelas estruturas sociais e políticas que mobilizam em torno das suas realizações. O País não pode ficar indiferente, cada vez mais, Fátima, pelo que nela se vive e respira, orgulha Portugal e projeta-o a nível mundial.

Mas a alegria, o entusiasmo e a surpresa da notícia, levanta a expetativa: para quando a canonização dos pastorinhos? Será que o Papa Francisco, a 13 de maio nos vai “brindar” com a sua canonização? Fica a expetativa…  

Na verdade, naquele santuário respira-se um clima de paz, de harmonia e bem-estar, que a todos interpela e transcende. Para os crentes, é o coração materno e carinhoso de Nossa Senhora, através do qual Deus nos manifesta a Sua ternura e o Seu cuidado, que a todos acolhe; para os não crentes, fica a intuição de algo sobrenatural que ali se experimenta.

Com canonização ou sem ela, este é um momento de reavivar a fé e a confiança em Maria, assim como também olhar o coração generoso daquelas duas crianças, escolhidas por Deus, para revelar os Seus desígnios de paz e de Amor sobre a humanidade e imitá-las na fé, na generosidade e na docilidade à vontade de Deus. Com elas e como elas somos desafiados a deixar o mundo melhor com a nossa passagem. 

Vieira Maria

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Retalhos de amor que dão vida

No Centro de Cooperação Familiar | Lar Betânia, em Fátima, as marchas dos Santos Populares não são apenas uma festa: são um encontro de memórias e afetos que continuam a dar vida aos dias. Este ano, sob o lema “Vidas com História – Retalhos de Amor”, os utentes desfilaram no espaço exterior da instituição levando consigo meses de dedicação, figurinos feitos em conjunto e, sobretudo, pedaços das suas próprias histórias. São fragmentos de coragem, perdas, fé e superação que emocionaram colaboradores e famílias.

Ler Mais >>

Férias com afetos

As férias passam depressa, mas aquilo que vivemos em família permanece. Neste verão, queremos mais do que destinos e fotografias: queremos pais e filhos juntos, presentes, atentos uns aos outros, a criar memórias que o tempo não apaga. Porque as melhores férias são sempre as que fortalecem o afeto que nos une.

Ler Mais >>

A Santa Sé perante a crise do multilateralismo

Num tempo em que o multilateralismo parece perder fôlego perante a fragmentação global, Murillo Missaci propõe uma leitura do papel da Santa Sé na diplomacia contemporânea. Sem depender de poder económico ou militar, o Vaticano mantém-se como voz de diálogo e de equilíbrio, recordando que a credibilidade das instituições internacionais nasce da fidelidade à pessoa humana e da perseverança na cooperação.

Ler Mais >>

A secularidade consagrada refrescada pela ‘Magnifica Humanitas’ de Leão XIV

A secularidade consagrada ganha hoje um novo fôlego, iluminada pela visão humanista e missionária da ‘Magnifica Humanitas’. Num tempo marcado pela busca de sentido, pela necessidade de diálogo e pela urgência de reconstruir vínculos humanos, os consagrados seculares surgem como testemunhas de uma Igreja que se faz próxima e que assume a missão de humanizar cada espaço onde a vida acontece.

Ler Mais >>

Livros e leituras

A leitura acompanha Juan Ambrosio no trabalho e na vida, mas ganha novo sentido nos momentos partilhados com o neto. Entre livros que alargam o pensamento e histórias que despertam a imaginação, Juan Ambrosio sublinha a importância de criar nas crianças o gosto pelos livros.

Ler Mais >>