Semana da Vida: um convite a agradecer, defender e cuidar da vida

Num ano marcado pela celebração do Centenário das Aparições, a Semana da Vida, que se celebra de 14 a 21 de maio, é marcada pela dimensão mariana: “Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe, tem tudo para ensinar-nos como cuidarmos da Vida que nos é dada e confiada”. Mas no mês em que o Papa Francisco visita Portugal, a Semana da Vida é também inspirada na insistência que Francisco tem vindo a fazer na redescoberta da Família.

“Com Maria cuidar da alegria da vida” é o tema desta Semana que é promovida pela Comissão Episcopal do Laicado e Família e segundo os promotores quer ser um ´tempo oportuno` para “agradecermos a vida, defendermos a vida, aprendermos a cuidar dela e aprofundar o convite a encontrar em Deus”.

No Guião que, todos os anos, acompanha a Semana da Vida e que pretende ajudar familiais e comunidades a uma melhor vivência, a Comissão Episcopal do laicado e Família, através do Departamento Nacional da Pastoral Familiar, recorda que na sociedade portuguesa existem “algumas dificuldades e tenções” no campo da Vida: a questão do aborto, da eutanásia e outras ameaças à qualidade da Vida e à Vida com qualidade.

A inspiração para cuidar da vida chega do Papa Francisco, da “sua insistência na redescoberta da Família, como lugar de alegria, do amor e da vida”, lê-se no Guião para a Semana da Vida. “É na Família que percebemos e acolhemos a vida como um dom; éna Família que somos chamados a educar e fazer crescer para o dom davida; é na Família que somos chamados a viver cada momento e cadaidade da vida como um imenso dom: seja quando ainda se sonha coma vida escondida no ventre da mãe, seja quando ela já é uma presençasilenciosa e doente, num leito de cuidados e canseiras”.

Partindo da Exortação “A Alegria do Amor” mas também das catequeses do Papa Francisco, o guião da Semana da Vida propõe a meditação dos mistérios do Rosário e “dedicar cada dia da semana a uma `idade da vida`, a uma situação familiar concreta”. Cada família, cada comunidade é convidada a encontrar a melhor forma de assinalar esta Semana e o Guião deixa algumas sugestões: convidar alguém (filhos, pais ou avós) para um testemunho no final do Terço, visitar algumas familiais em situações concretas, organizar uma Festa intergeracional, uma caminhada em Família, organizar um Jornada pela Família, organizar um Encontro para debater a Eutanásia, etc.

No Guião pode ainda encontrar-se um esquema de vivência desta Semana dia a dia.

Texto: IM/Jornal da Família

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Face à «Rapidación» a sabedoria da Quaresma

Num tempo dominado pela «rapidación», em que tudo nos empurra para a pressa e o excesso, a Quaresma pode revelar-se uma surpreendente escola de desaceleração. Segundo Juan Ambrosio, mais do que prática religiosa, surge como convite urgente a recentrar a vida pessoal e coletiva no essencial.

Ler Mais >>

SDPF de Coimbra empenhado na revitalização do CAF

O Secretariado Diocesano da Pastoral da Família de Coimbra quer revitalizar o CAF – Centro de Aconselhamento Familiar, um serviço com 27 anos de existência. Ampliar a divulgação, renovar a imagem e reforçar a equipa técnica são alguns dos objetivos para manter o CAF como expressão da missão da Igreja junto das famílias.

Ler Mais >>

Uma mensagem para quem envelhece na solidão

O Papa vai dedicar a mensagem do VI Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, a celebrar a 26 de julho, às pessoas idosas que vivem na solidão ou se sentem esquecidas, sublinhando que o amor de Deus nunca abandona, mesmo na fragilidade da velhice.

Ler Mais >>

Basílica de Santa Cruz de Jerusalém

Neste mês de março, de caminhada rumo à Páscoa, viajamos com Cristiano Cirillo até à Basílica de Santa Cruz de Jerusalém, em Roma, para entrar na Vida de Cristo, através das relíquias da Paixão.

Ler Mais >>

Como comunicam oficialmente os Papas?

A comunicação oficial dos Papas é uma engrenagem precisa onde cada documento tem peso e intenção própria. Da Encíclica à Exortação Apostólica, compreender estas formas é perceber não só o que o Papa diz, mas como e com que autoridade escolhe dizê-lo.

Ler Mais >>

Opção preferencial pelos pobres

A opção preferencial pelos pobres é um dos princípios da Doutrina Social da Igreja. Para Furtado Fernandes “não se trata apenas de uma ação assistencialista, mas de uma atitude permanente que visa promover a dignidade, a justiça e a inclusão dos pobres na sociedade”.

Ler Mais >>