15 de maio – Vamos celebrar o Dia Internacional da Família

A data foi escolhida pela Assembleia Geral das Nações Unidas  e demonstra que a família é uma instituição transversal a todos os povos. O núcleo vital de onde imana a estabilidade social. Famílias estáveis criam sociedades estáveis. A família é a primeira  escola da vida e antes de aprender as letras e os números devemos aprender os sentimentos. É no seio da família que se aprende a amar, a respeitar, a partilhar. O Dia da Família são todos os dias mas nem todos os dias temos tempo para celebrar a nossa família. Por isso, neste dia, chame os pais, os filhos, os avós, os tios e os primos e celebre a família. Ah!…. E fica proíbo de estar acompanhado de telemóvel ao tablet. Muito antes do Facebook , você já tinha uma rede social: a sua família. Neste dia,  porque não fazer um passeio pela natureza, que por estes dias ganha as cores da primavera, para depois terminar com um piquenique. Ou, caso a sua família tenha veia artística, porque não uma peça teatral intergeracional ou até um musical!! Há ainda muitas percursos pela natureza para um passeio de bicicleta, muitos jardins e parques onde o bom tempo convida a brincadeiras ao ar livre. Há museus para todos os gostos, há filmes, há workshops onde pode levar a família. Se depois de pensar no assunto chegar à colusão “Bem… eu até celebrava o dia da Família mas este ano o dia 15 é uma segunda-feira”. Esqueça. Não há desculpa. Pegue na sua família num dia qualquer do ano e celebre a Família que tem.

Texto: IM/Jornal da Família 

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Meu ‘querido’ telemóvel

O arranque do ano letivo voltou a lançar a preocupação sobre o uso do telemóvel nas escolas. O Governo recomendou a sua proibição no 1.º e 2.º ciclos. Para Jorge Cotovio o telemóvel veio para ficar e o “essencial será os pais educarem os filhos para a utilização racional e equilibrada do telemóvel”.

Ler Mais >>

Aspetos Gerais da Saúde em Portugal

João M. Videira Amaral é médico-pediatra e professor catedrático jubilado da Faculdade de Ciências Médicas da Nova Medical School, da Universidade Nova de Lisboa. É o mais recente colaborador do Jornal da Família e ao longo das próximas edições vai escrever sobre alguns dos aspetos da Saúde em Portugal na rubrica intitulada “Crónicas da Saúde”.

Ler Mais >>

Loreto – A vida quotidiana da Sagrada Família

O Santuário da Santa Casa de Loreto, na região de Marche, em Itália, é o local onde, segundo a tradição, o Anjo anunciou a Maria a maternidade divina e onde viveu a Sagrada Família de Nazaré. A história é contada por Cristiano Cirillo em mais uma rubrica sobre a beleza da espiritualidade em viagem.

Ler Mais >>

Fé católica e saúde mental

Como pode a Igreja dar o seu contributo para a saúde mental. O tema é trazido a reflexão por Murillo Missaci no contexto da sinodalidade que aposta numa Igreja que caminha com todos.

Ler Mais >>

O elogia da leitura

Há vida para além dos ecrãs. Devem ser usados com “conta, peso e medida”, sobretudo pelas crianças onde o brincar e a leitura devem ter o seu espaço. A reflexão de Furtado Fernandes.

Ler Mais >>