Focos de Esperança caminharam com Maria… e com o Papa Francisco

A presença do Papa Francisco em Fátima, a celebração do Centenário das Aparições e a canonização de Francisco e Jacinta Marto foram o mote para a caminhada “Com Maria, jovens em saída”. O movimento juvenil Focos de Esperança, ligado à Família Blasiana, viveu dias históricos em Fátima. Orou com Francisco nas grandes celebrações que encheram o recinto do santuário com milhares de peregrinos, vindo de todo o mundo, e caminhou com Maria para assinalar um século sobre os acontecimentos de 1917.

De 12 a 14 de maio cerca de 40 jovens, vindos de todo o país, juntamente com nove Cooperadoras da Família, desenvolveram, em Fátima, várias dinâmicas que passaram pela participação nas celebrações no santuário mas também por momentos de reflexão, partilha e aprofundamento da mensagem de Fátima e da fé.

Já o Papa Francisco iniciava a viagem de regresso a Roma e os jovens Focos de Esperança percorriam o caminho até aos Valinhos numa Via Lucis onde se percorreram as catorze estações com Cristo triunfante, desde a ressurreição até ao Pentecostes. “Com Maria, jovens em saída” abriram com alegria o coração ao Cristo ressuscitado.

No dia 13 à noite, a capela da Casa de Retiros, das Cooperadoras da Família, acolheu um Terço Vivo. Uma dinâmica que começou no início do ano em cada grupo de jovens ligados aos Focos de Esperança, um pouco por todo o país. A cada grupo foi entregue uma Dezena para no próprio grupo ou na comunidade dinamizarem a oração do terço. Uma forma de acolher o apelo que Nossa Senhora deixou aos Pastorinhos. No Terço Vivo, os jovens divididos por cinco grupos, mistério a mistério, foram construindo um terço com momentos de oração e partilha. No final todos receberam o Terço Missionário com a mensagem dos Pastorinhos e assim assumiram o compromisso de serem missionários da Mensagem de Fátima no regresso às suas comunidades.

Já no dia 14 o dia começava com o itinerário do peregrino proporcionado pelo santuário no âmbito do Centenário das Aparições. Os jovens Focos de Esperança passaram no pórtico jubilar, rezaram na Capelinha, oraram junto ao túmulo de Francisco e Jacinta Marto e terminaram com a oração pela paz na Capela do Santíssimo Sacramento.

Depois da eucaristia, que teve lugar na Capela do Lar Betânia, o tempo foi de avaliação deste encontro/peregrinação. Gratidão, alegria, emoção, paz e acolhimento foram as palavras mais vezes escritas num questionário distribuído pelas animadoras desta peregrinação e que pedia, a cada um, o registo dos quatro sentimentos mais fortes que vivenciaram nesses dias em Fátima. Nos testemunhos anónimos que deixaram neste pequeno questionário, os jovens agradeceram os momentos ali vividos que fortaleceram a sua fé. “Experiência única”, “dias mais marcantes de todo a minha vida”, “aumentei a minha fé” ou “maior devoção a Fátima e aos Pastorinhos” foram expressões que deixaram gravadas no papel mas também em cada coração que partiu a transbordar de gratidão.

Texto: IM/Jornal da Família

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Peregrinação a Donas para fazer memória do Pe. Brás

No próximo dia 14 de setembro a Família Blasiana peregrina a Donas, paróquia nos arredores do Fundão onde o Pe. Joaquim Alves Brás foi pároco de 1925 a 1930. Um evento inserido no contexto do Ano Jubilar que está a assinalar os 100 anos de Ordenação Sacerdotal do Fundador da Família Blasiana.

Ler Mais >>

(II) Padre Joaquim Alves Brás – Cem anos de Sacerdócio em prol da Família

“A minha casa, não será uma casa de portas fechadas, para os habitantes desta freguesia, mas todos, todos, terão nela entrada”, afirmou o Pe. Alves Brás, há cerca de 100 anos, na sua primeira homilia. ”Todos, todos”, palavras que mais recentemente ecoaram pelo mundo quando foram proferidas pelo Papa Francisco na JMJ Lisboa 2023. Um artigo de Conceição Brites que demostra como o Pe. Brás foi um homem à frente do seu tempo.

Ler Mais >>

(I) Padre Joaquim Alves Brás – Cem anos de Sacerdócio em prol da Família

“Celebrar cem anos de ordenação sacerdotal do Padre, Monsenhor, Joaquim Aves Brás é tomar consciência que o que vamos celebrar são mesmo os cem anos do seu sacerdócio, e não apenas os quarenta e um anos que ele exerceu cá na terra”, afirma a Cooperadora da Família Conceição Brites num artigo que recorda a primeira homilia do Pe. Brás na Paróquia de Donas.

Ler Mais >>

“O Botãozinho” – 50 anos a inovar e a educar nos valores

Começou com 30 crianças, divididas por duas salas. Hoje acolhe 260 em 14 salas, mas o espaço continua a ser pequeno para a procura. O Centro de Cooperação Familiar, Creche e Pré-escolar “O Botãozinho”, celebrou 50 anos de vida. Meio século marcado pela inovação e pela fidelidade ao carisma das Cooperadoras da Família.

Ler Mais >>

Ousar contemplar e testemunhar a beleza

Parar para contemplar a beleza da humanidade e dela ser testemunho. O convite é de Juan Ambrosio e bem que pode começar a ser posto em prática nestes dias onde a rotina de um ano de trabalho dá lugar a dias mais descansados.

Ler Mais >>

“ Os Pais não têm prazo de validade”

A presença dos pais na escola é fundamental para um acompanhamento do percurso educativo de crianças e jovens. Independentemente do ciclo educativo que frequentem, Goretti Valente convida os pais a irem à escola.

Ler Mais >>