Focos de Esperança caminharam com Maria… e com o Papa Francisco

A presença do Papa Francisco em Fátima, a celebração do Centenário das Aparições e a canonização de Francisco e Jacinta Marto foram o mote para a caminhada “Com Maria, jovens em saída”. O movimento juvenil Focos de Esperança, ligado à Família Blasiana, viveu dias históricos em Fátima. Orou com Francisco nas grandes celebrações que encheram o recinto do santuário com milhares de peregrinos, vindo de todo o mundo, e caminhou com Maria para assinalar um século sobre os acontecimentos de 1917.

De 12 a 14 de maio cerca de 40 jovens, vindos de todo o país, juntamente com nove Cooperadoras da Família, desenvolveram, em Fátima, várias dinâmicas que passaram pela participação nas celebrações no santuário mas também por momentos de reflexão, partilha e aprofundamento da mensagem de Fátima e da fé.

Já o Papa Francisco iniciava a viagem de regresso a Roma e os jovens Focos de Esperança percorriam o caminho até aos Valinhos numa Via Lucis onde se percorreram as catorze estações com Cristo triunfante, desde a ressurreição até ao Pentecostes. “Com Maria, jovens em saída” abriram com alegria o coração ao Cristo ressuscitado.

No dia 13 à noite, a capela da Casa de Retiros, das Cooperadoras da Família, acolheu um Terço Vivo. Uma dinâmica que começou no início do ano em cada grupo de jovens ligados aos Focos de Esperança, um pouco por todo o país. A cada grupo foi entregue uma Dezena para no próprio grupo ou na comunidade dinamizarem a oração do terço. Uma forma de acolher o apelo que Nossa Senhora deixou aos Pastorinhos. No Terço Vivo, os jovens divididos por cinco grupos, mistério a mistério, foram construindo um terço com momentos de oração e partilha. No final todos receberam o Terço Missionário com a mensagem dos Pastorinhos e assim assumiram o compromisso de serem missionários da Mensagem de Fátima no regresso às suas comunidades.

Já no dia 14 o dia começava com o itinerário do peregrino proporcionado pelo santuário no âmbito do Centenário das Aparições. Os jovens Focos de Esperança passaram no pórtico jubilar, rezaram na Capelinha, oraram junto ao túmulo de Francisco e Jacinta Marto e terminaram com a oração pela paz na Capela do Santíssimo Sacramento.

Depois da eucaristia, que teve lugar na Capela do Lar Betânia, o tempo foi de avaliação deste encontro/peregrinação. Gratidão, alegria, emoção, paz e acolhimento foram as palavras mais vezes escritas num questionário distribuído pelas animadoras desta peregrinação e que pedia, a cada um, o registo dos quatro sentimentos mais fortes que vivenciaram nesses dias em Fátima. Nos testemunhos anónimos que deixaram neste pequeno questionário, os jovens agradeceram os momentos ali vividos que fortaleceram a sua fé. “Experiência única”, “dias mais marcantes de todo a minha vida”, “aumentei a minha fé” ou “maior devoção a Fátima e aos Pastorinhos” foram expressões que deixaram gravadas no papel mas também em cada coração que partiu a transbordar de gratidão.

Texto: IM/Jornal da Família

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

E depois da pandemia?

“A sociedade está cansada e não tem tempo”, afirma Cristiana Moreira numa reflexão sobre a empatia, ou a falta dela, num tempo em que as vidas voltaram a ser “engolidas pela rotina”.

Ler Mais >>

«Alegres na esperança» (Rm 12, 12)

A caminho do Jubileu de 2025, a esperança torna-se o fio condutor da mensagem do Papa Francisco para a XXXVIII Jornada Mundial da Juventude, que se celebra a 26 de novembro, Solenidade de Cristo-Rei.

Ler Mais >>

Haverá anos letivos tranquilos?

Um olhar pelo passado para constatar que a instabilidade do presente não é algo novo. E em matéria de educação, mais do que lamentar a “instabilidade ” do arranque de mais um ano letivo, há que transmitir “serenidade e confiança às crianças e aos jovens”. O artigo de Jorge Cotovio na edição de novembro do Jornal da Família.

Ler Mais >>

Alarme para defender a vida na Terra

Estamos a chegar ao “ponto de rutura” escreve o Papa Francisco na Exortação ‘Laudate Deum’. Octávio Morgadinho traça no artigo deste mês as linhas gerais do novo documento papal que deixa o alerta: “um ser humano que pretenda tomar o lugar de Deus torna-se o pior inimigo de si mesmo”.

Ler Mais >>

Se queres a paz, prepara-te para a paz

Perante um mundo que nos é apresentado com “horrorosas imagens da guerra”, Juan Ambrosio acredita que “o mundo e a existência” continuam a ser “sustentados pelo amor e pela bondade”. E a chave para a paz reside na educação.

Ler Mais >>

Eslovénia, o dom da natureza

O Lago de Bled é um lugar rodeado de silêncio e de natureza onde se encontra o Santuário de Nossa Senhora da Assunção, ponto de encontro das famílias que ali peregrinam ao fim de semana. Fica na Eslovénia e encantou Cristiano Cirillo que fez dele o mote para a crónica da rubrica “A beleza da espiritualidade em viagem”.

Ler Mais >>