Educar para a Família, educar para a Vida – Obra de Santa Zita da Guarda

As palavras do Papa Francisco estão afixadas no hall de entrada e querem fazer escola por toda a casa. “Na Família é necessário usar três palavras-chave: com licença, obrigado, desculpa”. E eram muitas as famílias que rodeavam estas palavras. No hall de entrada da creche, pré-escolar e ATL da Obra de Santa Zita (OSZ) da Guarda estavam expostos os trabalhos da primeira atividade que marcou o arranque da Semana da Vida que se assinalou de 14 a 21 de maio. Todos os meninos foram convidados a fazer a árvore genealógica da sua família. Foi assim que o hall de entrada da instituição se transformou numa grande floresta com os mais diversos tipos de árvores onde a criatividade de crianças e pais não faltou. “Nós temos de começar pelas crianças para depois elas envolverem os pais nestas iniciativas”, afirma Conceição Valente, Cooperadora da Família e diretora da OSZ da Guarda.

Cada dia da semana foi marcado por uma atividade. E se no primeiro dia as crianças trouxeram, em forma de árvore “as suas origens”, no segundo dia agradeceram o “Dom da Vida e da Família” numa eucaristia em que contaram com a presença do bispo da diocese. E orgulhosos do trabalho que tinham feito lá “arrastaram” D. Manuel Felício para uma visita guiada pela exposição das árvores genealógicas. “As crianças adoram tudo o que sai da rotina”, conta a Cooperadora Carla. “As atividades que lhe propusemos ao longo desta semana saem da rotina e eles empenharam-se e foram muito participativos”.

No terceiro dia as palavras do Papa Francisco voltaram a ouvir-se nesta instituição, desta vez, através da apresentação de uma catequese onde estiveram crianças e pais.

No quarto dia foram partilhados pensamentos a que chamaram “vitaminas para a vida”.

O quinto dia foi dia de encerramento da Semana da Vida. O salão da instituição encheu-se de pais e de membros da comunidade paroquial para ver as danças e cantares dos meninos do pré-escolar e ATL. “As crianças vivem com muita intensidade estas atividades. Há muito tempo que estão a ensaiar as canções que vieram cantar e as músicas que vieram dançar”, afirmou a Cooperadora Conceição Valente.

No final, Juan Ambrosio, professor da Universidade Católica Portuguesa (UCP), pegava no lema “+ Família + Vida” para dizer que “se queremos uma Vida melhor temos de apostar mais na Família”. Este teólogo da UCP, numa pequena palestra, falou da necessidade de construção de um futuro diferente e defendeu que essa construção passa pela família e pela educação das novas gerações. E a edução terá de assentar “no bem comum, no cuidar uns dos outros, na relação de amor uns com os outros”.

“O futuro que quisermos deixar às nossas crianças dependerá das crianças que deixarmos a esse futuro”. Juan Ambrosio pegava nesta ideia expressa num relatório mundial de educação da UNESCO para defender que “se quisermos um mundo diferente temos de educar as gerações de um modo diferente”.

Rui e Susana Gonçalves foram um dos casais que assistiram a esta festa de encerramento da Semana da Vida. O filho, de oito meses, que frequenta a Creche da OSZ, é demasiado pequeno para compreender a complexidade do mundo mas Rui e Susana afirmam que estes são os valores que querem transmitir ao seu filho. “Estas iniciativas acabam por ser bastante positivas porque aproximam os pais da instituição e a instituição dos pais. Além disso, conferências como estas servem para tirar dúvidas”, afirmou Rui Gonçalves.   

Texto: IM/Jornal da Família – edição junho 2017

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Família: compromisso e lugar de esperança para transformar o mundo

Cerca de 20 casais reuniram-se em Fátima, nos dias 21 e 22 de março, para um retiro promovido pelo Movimento por um Lar Cristão (MLC), centrado na reflexão e vivência da família. Orientado pelo teólogo Juan Ambrosio, o encontro, sob o tema “Olhar, pensar e celebrar a família”, desafiou os participantes a aprofundar o papel do matrimónio cristão como fonte de esperança, sublinhando também a urgência de uma Igreja que acompanhe todas as famílias a partir da realidade concreta em que se encontram.

Ler Mais >>

A beleza emotiva da Via-Sacra

A Basílica de São Pedro, no Vaticano, recebeu durante esta Quaresma uma coleção de quadros que representam as catorze estações da Via-Sacra. Para Cristiano Cirillo que visitou a exposição, as obras da autoria do jovem artista suíço Manuel Dürer, transformam uma narrativa religiosa numa experiência visual e emocional.

Ler Mais >>

Palavras de Paz

Num tempo marcado por discursos e imagens de guerra, Juan Ambrosio lembra-nos que a paz começa nas palavras pela capacidade que têm de “construir pontes, promover a reconciliação, abrir novos horizontes, ensaiar novas possibilidades”.

Ler Mais >>

‘Amoris Laetitia’: 10 anos a transformar o olhar sobre a família

A Exortação ‘Amoris Laetitia’ continua a marcar uma mudança na forma como a Igreja olha para a família, ao colocar o amor e a misericórdia no centro da vida familiar e pastoral. Dez anos depois, o teólogo Juan Ambrosio destaca a atenção crescente à diversidade das famílias e o esforço das comunidades cristãs em caminhar com a realidade concreta de cada uma, aproximando-a do ideal proposto pelo Evangelho.

Ler Mais >>