Santuário de Fátima: Oficinas Musicais para jovens em férias

O Santuário de Fátima propõe dias de férias diferentes para as crianças com idades compreendidas entre os 8 e os 14 anos, com duas edições da iniciativa Oficinas Musicais Criativas (OMC), em julho.

As OMC procuram aliar à componente musical atividades de leitura e de teatro, de dança e pintura, através das quais as crianças podem aprender de forma lúdica o acontecimento e a mensagem de Fátima.

As duas edições previstas para julho dividem-se em dois momentos: o primeiro para crianças dos 8 aos 10 anos, com início a 6 de julho e o fim a 9; o segundo dos 11 aos 14 anos, entre 13 e 16 de julho.

Durante os dias de permanência em Fátima as crianças são convidadas a desenvolver um programa de actividades intenso, orientado por duas animadoras- Helena Brites e Tânia Lhera -, com várias atividades no Centro Pastoral de Paulo VI, mas também as atividades ao ar livre, como visita aos Valinhos e à Casa das Candeias. Terão, ainda, a oportunidade de conhecer o órgão do Santuário de Fátima.

No primeiro dia, realiza-se o acolhimento com uma sessão de boas-vindas aos participantes e famílias, às 17h30.

No segundo dia, a partir das 9h30, começa a primeira actividade com a proposta “Quem sou eu? Vamos conhecer-nos pela música!”, segue-se um momento de reflexão e conhecimento sobre a história de Fátima, contada por uma das irmãs da Aliança de Santa Maria.

Da parte da tarde, as crianças rumam aos Valinhos onde são desafiadas a construir uma “História criativa nos sons dos Valinhos” seguida de uma interpretação “Conto, canto e represento a História”.

No terceiro dia, as actividades desenvolvem-se entre o Centro Pastoral de Paulo VI, onde desenvolverão, sobretudo, trabalho de produção de um espectáculo que será apresentado no final  do fim de semana- “Preparo um cenário para a História” e “Componho e ensaio a música na História”.

De tarde, a visita será à Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima para conhecer o Órgão de Tubos. Ao fim do dia a proposta é de exploração criativa da Casa das Candeias.

O último dia destas mini férias, propostas pelo Santuário de Fátima, será ocupado com ensaios e a apresentação de uma surpresa aos pais.

O alojamento e as refeições das crianças são no Centro Pastoral Paulo VI, onde todos os cuidados estarão a cargo de religiosas da Aliança de Santa Maria.

Cada edição é limitada a 15 participantes. As inscrições serão preenchidas on line  ( para a 2ª e 3ª edição), aceites por ordem de chegada  e sujeitas a confirmação.

Mais informações em omc@fatima.pt ou 249 539 600

Fonte: www.fátima.pt

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Cultura do descarte

“A cultura do descarte é uma das mais significativas sequelas do vírus do narcisismo”, escreve Furtado Fernandes num artigo que reflete sobre o provisório e o efémero que caracterizam a atualidade.

Ler Mais >>

Em Roma, uma Igreja que fala português

Uma eucaristia em Roma para fazer memória das virtudes heroicas do Pe. Alves Brás deu o mote à rubrica mensal de Cristiano Cirillo pela beleza da espiritualidade em viagem. Por entre a vida e Obra do Fundador da Família Blasiana, ficamos a conhecer a Igreja de Santo António dos Portugueses em Roma.

Ler Mais >>

Padre Joaquim Alves Brás celebrado em Roma

Com os olhos postos no centenário da sua ordenação sacerdotal, o Pe. Alves Brás foi celebrado em Roma por ocasião das datas do seu nascimento e morte. A Igreja de Santo António dos Portugueses acolheu a celebração eucarística e Murillo Missaci conta-nos os pormenores.

Ler Mais >>

Celebrar e fazer acontecer o novo e a novidade

Num tempo de interpelações e desafios constantes “não nos podemos esquecer deste recomeço, desta novidade e deste novo que cada Páscoa nos lembra e volta a fazer acontecer”, diz-nos Juan Ambrosio na sua crónica mensal para o Jornal da Família.

Ler Mais >>