Agosto é por excelência o mês de férias. É tempo de relaxar, de deixar de lado as preocupações com o trabalho ou com os estudos e usufruir de momentos de lazer. Fazer mais o que gostamos e não tanto aquilo que somos um pouco “obrigados” a fazer.
As férias são uma grande oportunidade de passar mais tempo com a família, aquele tempo que foi roubado durante o resto do ano pelos inúmeros afazeres de uma vida cheia de atividades e trabalho.
As férias ajudam-nos a focar naquilo que é o essencial: na companhia uns dos outros. Quer na nossa relação com a família, quer na nossa relação com os amigos. É tempo de quebrar rotinas, de esquecer horários e de viver apenas o tempo na companhia uns dos outros.
Agosto é um mês para reforçar laços, para recarregar baterias, mas é também um mês de preparação de recomeços. Setembro chega logo a seguir e com ele o fim das férias. Há que usar estratégias para que o corte entre férias e regresso ao trabalho ou ao estudo não seja tão abrupto.
Por isso, programe o seu regresso de férias, um ou dois dias antes do início do trabalho para desfazer as malas e preparar o regresso às aulas das crianças. Continue a desfrutar de umas idas à praia ou ao parque ao fim de semana, enquanto o tempo assim o permitir. Estabeleça novas datas para sair em família nem que seja apenas um dia ao fim de semana.
O verão pode terminar, as férias também, mas o espirito com que vivemos o nosso dia a dia, esse, depende apenas de nós. E o espirito de verão pode-se prolongar pelo ano inteiro.