Férias: Há ir e voltar

Agosto é por excelência o mês de férias. É tempo de relaxar, de deixar de lado as preocupações com o trabalho ou com os estudos e usufruir de momentos de lazer. Fazer mais o que gostamos e não tanto aquilo que somos um pouco “obrigados” a fazer.

As férias são uma grande oportunidade de passar mais tempo com a família, aquele tempo que foi roubado durante o resto do ano pelos inúmeros afazeres de uma vida cheia de atividades e trabalho.

As férias ajudam-nos a focar naquilo que é o essencial: na companhia uns dos outros. Quer na nossa relação com a família, quer na nossa relação com os amigos. É tempo de quebrar rotinas, de esquecer horários e de viver apenas o tempo na companhia uns dos outros.

Agosto é um mês para reforçar laços, para recarregar baterias, mas é também um mês de preparação de recomeços. Setembro chega logo a seguir e com ele o fim das férias. Há que usar estratégias para que o corte entre férias e regresso ao trabalho ou ao estudo não seja tão abrupto.

Por isso, programe o seu regresso de férias, um ou dois dias antes do início do trabalho para desfazer as malas e preparar o regresso às aulas das crianças. Continue a desfrutar de umas idas à praia ou ao parque ao fim de semana, enquanto o tempo assim o permitir. Estabeleça novas datas para sair em família nem que seja apenas um dia ao fim de semana.

O verão pode terminar, as férias também, mas o espirito com que vivemos o nosso dia a dia, esse, depende apenas de nós. E o espirito de verão pode-se prolongar pelo ano inteiro.

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Basílica de São Paulo fora dos Muros

É das mais importantes e imponentes basílicas papais e faz memória daquele que terá sido o primeiro grande missionário da Igreja. Cristiano Cirillo faz-nos uma visita guiada à Basílica de São Paulo fora dos Muros.

Ler Mais >>

É um dia belo o Dia-do-Pai com vistas para Deus

“Salta à vista que celebrar o pai é reunir a família, pais e filhos, avôs e netos, e avivar o mistério da vida e do amor, da paz, do pão, do vinho e da alegria, pautas novas que tanta falta fazem ao nosso mundo indiferente, violento e salitrado, em que muitas vezes não se vê nenhum céu azul ou estrelado” (Comissão Episcopal do Laicado e Família)

Ler Mais >>

25 anos de missão em Cabinda

O bispo da diocese de Cabinda agradece missão das Cooperadoras da Família ao longo de 25 anos nesta diocese angolana e chama “grande obra” ao Complexo Escolar Brazita, no Bairro do Mbuco, que acolhe mais de 900 alunos.

Ler Mais >>

Refletir a “Família” em família

Os núcleos MLC (Movimento por um Lar Cristão) de Portalegre e Lisboa levaram a cabo dois retiros para famílias. O objetivo foi refletir a “Família” em família com a ajuda de dois orientadores com vasta experiência académica e teológica na área da pastoral familiar.

Ler Mais >>