Encontro Pastoral Social: Família e transformação social através da Amoris Laetitia

O XXXI Encontro da Pastoral Social vai ter como ponto de partida a Exortação apostólica pós-sinodal “Amoris Laetitia” do Papa Francisco. De 19 a 21 de setembro, em Fátima, o Secretariado Nacional deste organismo da Igreja Católica quer partir do documento Papal para olhar a família e a transformação social. A conferência de abertura, no dia 19 de setembro, estará a cargo de Guilherme d´Oliveira Martins numa sessão que contará com a presenta de D. Manuel Clemente, Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. António Marto, Bispo de Leiria-Fátima e D. António Francisco dos Santos, Presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana.

Ainda no primeiro dia de encontro, o teólogo Juan Ambrosio, da Universidade Católica Portuguesa, tem agendada uma conferência intitulada:  “Proposta global do Papa Francisco”.

No dia 20, da parte da manhã, haverá um painel sobre “As famílias mais frágeis” com Maria do Rosário Carneiro, da Comissão Nacional Justiça e Paz, José Paulo Carvalho, da Hope Care, empresa especializada em  telecuidado e telesaúde e Alexandra Constantino da SolsSal – Solidariedade Salesiana.  Ainda da parte da manhã, Cristina Archer e Élio Borges abordam o tema “Família e trabalho”. À tarde, um dos painéis abordará a  “Educação, liberdade e sonho” e um outro abordará a “Família, ócio e negócio”.

No dia 21, último dia do encontro, “O futuro da família e o cuidado da casa comum” será o tema da Conferência de Pedro Francisco e Beatriz Moroz. A conferência de encerramento está a cargo de D. Ilídio Leandro, Bispo de Viseu.

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Basílica de São Paulo fora dos Muros

É das mais importantes e imponentes basílicas papais e faz memória daquele que terá sido o primeiro grande missionário da Igreja. Cristiano Cirillo faz-nos uma visita guiada à Basílica de São Paulo fora dos Muros.

Ler Mais >>

É um dia belo o Dia-do-Pai com vistas para Deus

“Salta à vista que celebrar o pai é reunir a família, pais e filhos, avôs e netos, e avivar o mistério da vida e do amor, da paz, do pão, do vinho e da alegria, pautas novas que tanta falta fazem ao nosso mundo indiferente, violento e salitrado, em que muitas vezes não se vê nenhum céu azul ou estrelado” (Comissão Episcopal do Laicado e Família)

Ler Mais >>

25 anos de missão em Cabinda

O bispo da diocese de Cabinda agradece missão das Cooperadoras da Família ao longo de 25 anos nesta diocese angolana e chama “grande obra” ao Complexo Escolar Brazita, no Bairro do Mbuco, que acolhe mais de 900 alunos.

Ler Mais >>

Refletir a “Família” em família

Os núcleos MLC (Movimento por um Lar Cristão) de Portalegre e Lisboa levaram a cabo dois retiros para famílias. O objetivo foi refletir a “Família” em família com a ajuda de dois orientadores com vasta experiência académica e teológica na área da pastoral familiar.

Ler Mais >>