Plano de Vida do ISCF para 2017/2018: “Na comunhão a missão”

“Só uma atitude de abertura à mudança na ´continuidade´ nos faz ser, carismaticamente, uma palavra para hoje, ancorada no ontem, mas aberta a escrever novas páginas”, lê-se no Plano de Vida do Instituto (PVI) que pretende orientar a missão e ação das Cooperadoras da Família ao longo do ano pastoral que agora começa.

“Na comunhão a missão” é o slogan agregador para os trabalhos deste ano que desde 2015 e até 2021 têm na expressão “Estar no mundo com o Coração de Deus ao serviço da Família” o mote que impulsiona, guia e inspira a caminhada das Cooperadoras da Família.

À ´Misericórdia´ e ao rosto materno de Deus – atributos de Deus que as Cooperadoras tentaram viver nos dois primeiros anos do sexénio – junta-se a ´Comunhão´. “Deus é comunhão de pessoas diferentes, mas unidas numa única missão – a salvação da humanidade”, referem.

Ao aprofundarem o tema “Na comunhão a missão”, as Cooperadoras propõem-se “viver e construir a comunhão na diferença de modos ser, de ver, de temperamentos, de funções, de convicções e na diversidade de ações a realizar”.

A sustentabilidade do carisma é uma das preocupações das Cooperadoras. A redução do seu número exige uma reorganização da vida, da acão/missão e das estruturas. Uma preocupação que já vem da assembleia de 2015 e que agora o PVI para 2017/2018 quer colocar no centro das suas prioridades.

A autoformação e formação conjunta é outra das prioridades das Cooperadoras para responder a um mundo em constante mudança que atinge a Instituição Família de forma a “responder com ousadia e criatividade aos anseios da família”.

A nível vocacional as Cooperadoras apostam no anúncio, no acompanhamento e no testemunho para mostrar aos jovens o caminho de Deus e o carisma pela família.

O PVI 2017/2018 pretende dinamizar várias dimensões: a dimensão carismática, a dimensão espiritual, a dimensão da formação, a dimensão fraterna, a dimensão de inserção social e apostólica e a dimensão vocacional.  

Tendo nos documentos da Igreja as linhas orientadoras para a sua missão, as Cooperadoras da Família pretendem continuar a servir a sociedade através do seu carisma que radica “no cuidado da santificação da família”.

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Peregrinação a Donas para fazer memória do Pe. Brás

No próximo dia 14 de setembro a Família Blasiana peregrina a Donas, paróquia nos arredores do Fundão onde o Pe. Joaquim Alves Brás foi pároco de 1925 a 1930. Um evento inserido no contexto do Ano Jubilar que está a assinalar os 100 anos de Ordenação Sacerdotal do Fundador da Família Blasiana.

Ler Mais >>

(II) Padre Joaquim Alves Brás – Cem anos de Sacerdócio em prol da Família

“A minha casa, não será uma casa de portas fechadas, para os habitantes desta freguesia, mas todos, todos, terão nela entrada”, afirmou o Pe. Alves Brás, há cerca de 100 anos, na sua primeira homilia. ”Todos, todos”, palavras que mais recentemente ecoaram pelo mundo quando foram proferidas pelo Papa Francisco na JMJ Lisboa 2023. Um artigo de Conceição Brites que demostra como o Pe. Brás foi um homem à frente do seu tempo.

Ler Mais >>

(I) Padre Joaquim Alves Brás – Cem anos de Sacerdócio em prol da Família

“Celebrar cem anos de ordenação sacerdotal do Padre, Monsenhor, Joaquim Aves Brás é tomar consciência que o que vamos celebrar são mesmo os cem anos do seu sacerdócio, e não apenas os quarenta e um anos que ele exerceu cá na terra”, afirma a Cooperadora da Família Conceição Brites num artigo que recorda a primeira homilia do Pe. Brás na Paróquia de Donas.

Ler Mais >>

“O Botãozinho” – 50 anos a inovar e a educar nos valores

Começou com 30 crianças, divididas por duas salas. Hoje acolhe 260 em 14 salas, mas o espaço continua a ser pequeno para a procura. O Centro de Cooperação Familiar, Creche e Pré-escolar “O Botãozinho”, celebrou 50 anos de vida. Meio século marcado pela inovação e pela fidelidade ao carisma das Cooperadoras da Família.

Ler Mais >>

Ousar contemplar e testemunhar a beleza

Parar para contemplar a beleza da humanidade e dela ser testemunho. O convite é de Juan Ambrosio e bem que pode começar a ser posto em prática nestes dias onde a rotina de um ano de trabalho dá lugar a dias mais descansados.

Ler Mais >>

“ Os Pais não têm prazo de validade”

A presença dos pais na escola é fundamental para um acompanhamento do percurso educativo de crianças e jovens. Independentemente do ciclo educativo que frequentem, Goretti Valente convida os pais a irem à escola.

Ler Mais >>