De novo…!

Após uma breve pausa o Jornal da Família continua a sua missão. Os desafios são inúmeros, agora que as habituais rotinas tomaram o seu ritmo – trabalho, casa, filhos, educação, escola, compromissos familiares, sociais, religiosos e apostólicos, tempos de formação e lazer, etc. O novo ano letivo arrancou sob o auspício de boas notícias. Foram lançadas novas orientações para o pré-escolar que, para além de outras medidas, dizem não à classificação das crianças nos jardins de infância: “Nem classificação da aprendizagem da criança, nem “juízo de valor sobre a sua maneira se ser”. Também comungo da opinião de que a escola ‘faz mal às crianças’ quando as ‘sufoca’ desde cedo com excessivas ocupações e as submete a aprendizagens inadequadas à sua idade, queimando etapas e comprometendo o seu interesse e motivação para uma aprendizagem mais salutar, em fases sucessivas. Nestas idades tão tenras, o dormir, o brincar, a atenção e a relação afetiva e familiar, o conversar, o descobrir, o experimentar, o saltar, o jogar, o sujar-se, o transpirar com abundância, o fazer barulho, o chocarem-se umas com as outras, são atividades muito saudáveis e necessárias para um desenvolvimento harmonioso e equilibrado. Privar as crianças de tudo isto, ou viciá-las no uso do digital, só para não importunarem, é retirar-lhes algo que é vital no seu crescimento e na estruturação da sua personalidade. Este ano arranca também a “flexibilização curricular”, em formato projeto/piloto, integrando um conjunto de escolas que se voluntariam para este efeito. As escolas têm oportunidade de gerir 25% da carga horária semanal. Esta medida transfere para as escolas mais autonomia e responsabilidade, por isso é bem-vinda. Destaca-se ainda neste novo ano, a atribuição de ‘manuais gratuitos’ a todo o 1º ciclo, uma medida que se prevê de grande ajuda para muitas famílias.

Vieira Maria

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

E depois da pandemia?

“A sociedade está cansada e não tem tempo”, afirma Cristiana Moreira numa reflexão sobre a empatia, ou a falta dela, num tempo em que as vidas voltaram a ser “engolidas pela rotina”.

Ler Mais >>

«Alegres na esperança» (Rm 12, 12)

A caminho do Jubileu de 2025, a esperança torna-se o fio condutor da mensagem do Papa Francisco para a XXXVIII Jornada Mundial da Juventude, que se celebra a 26 de novembro, Solenidade de Cristo-Rei.

Ler Mais >>

Haverá anos letivos tranquilos?

Um olhar pelo passado para constatar que a instabilidade do presente não é algo novo. E em matéria de educação, mais do que lamentar a “instabilidade ” do arranque de mais um ano letivo, há que transmitir “serenidade e confiança às crianças e aos jovens”. O artigo de Jorge Cotovio na edição de novembro do Jornal da Família.

Ler Mais >>

Alarme para defender a vida na Terra

Estamos a chegar ao “ponto de rutura” escreve o Papa Francisco na Exortação ‘Laudate Deum’. Octávio Morgadinho traça no artigo deste mês as linhas gerais do novo documento papal que deixa o alerta: “um ser humano que pretenda tomar o lugar de Deus torna-se o pior inimigo de si mesmo”.

Ler Mais >>

Se queres a paz, prepara-te para a paz

Perante um mundo que nos é apresentado com “horrorosas imagens da guerra”, Juan Ambrosio acredita que “o mundo e a existência” continuam a ser “sustentados pelo amor e pela bondade”. E a chave para a paz reside na educação.

Ler Mais >>

Eslovénia, o dom da natureza

O Lago de Bled é um lugar rodeado de silêncio e de natureza onde se encontra o Santuário de Nossa Senhora da Assunção, ponto de encontro das famílias que ali peregrinam ao fim de semana. Fica na Eslovénia e encantou Cristiano Cirillo que fez dele o mote para a crónica da rubrica “A beleza da espiritualidade em viagem”.

Ler Mais >>