Nova biografia do padre Alves Brás dá a conhecer a Vida, a Obra e o Sonho do fundador da Família Blasiana

“Homem de Deus para a Humanidade – Padre Joaquim Alves Brás 1899 -1966” é uma obra que evidência o “carisma do Padre Brás, mas também o grau de heroicidade das suas virtudes”, pode ler-se na nota de apresentação da obra que se insere nos trabalhos do Processo de Beatificação do Venerável Servo de Deus Padre Joaquim Alves Brás, que está em curso. Um sacerdote que fundou vários obras ligadas ao apoio e promoção da família: Obra de Santa Zita, Instituto Secular das Cooperadoras da Família, Centros de Cooperação Familiar e  Movimento por um Lar Cristão (juntas formam a Família Blasiana).

O livro, que agora chega às bancas, Editado pela Alêtheia, é da autoria de Arnaldo Pinto Cardoso, Postulador da Causa de Beatificação e Canonização de Monsenhor Alves Brás. Contou com a colaboração das Cooperadoras Maria de Fátima Castanheira Baptista, Maria da Conceição Rodrigues Brites e Maria José Barreiros de Carvalho.

Para Arnaldo Pinto Cardoso o título do livro ”Homem de Deus para a Humanidade”, “define o conteúdo da missão do Padre Brás e a amplidão do seu espírito”.

Nas obras que desenvolveu ao longo da sua vida “havia uma força que se orientava para promoção da pessoa como tal e como membro de uma complexa humanidade”. Era detentor de uma “força anímica” que tinha como objetivo “salvar o homem” enquanto criatura e promovendo nele a consciência de filho de Deus”, escreve Arnaldo Pinto Cardoso.

O livro foi apresentado no passado dia 19 no Seminário da Guarda, cidade onde começou toda a Obra do Padre Brás, e contou com a presença de D, Manuel Felício. Para já estão previstas mais quatro sessões de apresentação em locais marcados pela presença das Obras da Família Blasiana:

10 de dezembro 2017 – Lisboa (14h30 – Basílica da Estrela)
14 dezembro 2017 – Covilhã
20 de dezembro 2017 – Carcavelos
14 de janeiro 2018 – Braga

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Cultura do descarte

“A cultura do descarte é uma das mais significativas sequelas do vírus do narcisismo”, escreve Furtado Fernandes num artigo que reflete sobre o provisório e o efémero que caracterizam a atualidade.

Ler Mais >>

Em Roma, uma Igreja que fala português

Uma eucaristia em Roma para fazer memória das virtudes heroicas do Pe. Alves Brás deu o mote à rubrica mensal de Cristiano Cirillo pela beleza da espiritualidade em viagem. Por entre a vida e Obra do Fundador da Família Blasiana, ficamos a conhecer a Igreja de Santo António dos Portugueses em Roma.

Ler Mais >>

Padre Joaquim Alves Brás celebrado em Roma

Com os olhos postos no centenário da sua ordenação sacerdotal, o Pe. Alves Brás foi celebrado em Roma por ocasião das datas do seu nascimento e morte. A Igreja de Santo António dos Portugueses acolheu a celebração eucarística e Murillo Missaci conta-nos os pormenores.

Ler Mais >>

Celebrar e fazer acontecer o novo e a novidade

Num tempo de interpelações e desafios constantes “não nos podemos esquecer deste recomeço, desta novidade e deste novo que cada Páscoa nos lembra e volta a fazer acontecer”, diz-nos Juan Ambrosio na sua crónica mensal para o Jornal da Família.

Ler Mais >>