Jornal da Família – edição janeiro

É a primeira edição do ano de 2018. O Jornal da Família está a iniciar um novo ano e celebra 58 anos de existência. Um legado de Monsenhor Alves Brás que há mais de meio século continua a formar e informar nos valores da família.

Na edição de janeiro viajámos até Elvas para lhe dar conta do trabalho que as Cooperadoras da Família desenvolvem na Obra de Santa Zita desta cidade. Uma casa com cerca de 200 crianças, nas valências de Creche, Jardim de Infância e ATL, que é conhecida e reconhecida em Elvas pelo apoio que dá às famílias.

O primeiro dia do ano é Dia Mundial da Paz. Este ano, o Papa Francisco colocou no centro da sua habitual mensagem para este dia os milhões de migrantes e refugiados no mundo. Acolher, proteger, promover e integrar é a receita do Papa para um mundo mais acolhedor para migrantes e refugiados.

As crianças portuguesas são felizes, mas à medida que vão crescendo aumenta a percentagem de infelicidade. Os dados são do estudo “A felicidade e a infância” de que lhe damos conta nesta edição.

Num outro estudo sobre “O estado da educação 2016” fique a saber que, pela primeira vez em 20 anos, diminuiu o número de crianças no pré-escolar. Os dados são do último relatório do Conselho Nacional da Educação.

Juan Ambrosio tem nova rubrica no Jornal da Família. O professor e teólogo da Universidade Católica Portuguesa propõe-se fazer um exercício de leitura e reflexão da atualidade a partir da experiência familiar.

Conceição Vieira e Elisabete Puga são duas Cooperadoras da Família que participaram em Roma no congresso sobre a pastoral vocacional e a vida consagrada no âmbito da preparação do Sínodo dos Bispos 2018 sobre “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. Nesta edição do Jornal da Família dão-lhe conta dos desafios e interpelações lançados no decorrer dos trabalhos.

Mas nesta edição há muito mais para ler: saiba os cuidados que deve ter com os períodos de frio ou saiba como corrigir os excessos alimentares das festas de Natal e Ano Novo.

Tem ainda o cantinho da culinária com as receitas da Lucinda Teixeira e da Teresa do Céu e o bom humor de Fabião Baptista.

Boas leituras e um Bom Ano.

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Peregrinação a Donas para fazer memória do Pe. Brás

No próximo dia 14 de setembro a Família Blasiana peregrina a Donas, paróquia nos arredores do Fundão onde o Pe. Joaquim Alves Brás foi pároco de 1925 a 1930. Um evento inserido no contexto do Ano Jubilar que está a assinalar os 100 anos de Ordenação Sacerdotal do Fundador da Família Blasiana.

Ler Mais >>

(II) Padre Joaquim Alves Brás – Cem anos de Sacerdócio em prol da Família

“A minha casa, não será uma casa de portas fechadas, para os habitantes desta freguesia, mas todos, todos, terão nela entrada”, afirmou o Pe. Alves Brás, há cerca de 100 anos, na sua primeira homilia. ”Todos, todos”, palavras que mais recentemente ecoaram pelo mundo quando foram proferidas pelo Papa Francisco na JMJ Lisboa 2023. Um artigo de Conceição Brites que demostra como o Pe. Brás foi um homem à frente do seu tempo.

Ler Mais >>

(I) Padre Joaquim Alves Brás – Cem anos de Sacerdócio em prol da Família

“Celebrar cem anos de ordenação sacerdotal do Padre, Monsenhor, Joaquim Aves Brás é tomar consciência que o que vamos celebrar são mesmo os cem anos do seu sacerdócio, e não apenas os quarenta e um anos que ele exerceu cá na terra”, afirma a Cooperadora da Família Conceição Brites num artigo que recorda a primeira homilia do Pe. Brás na Paróquia de Donas.

Ler Mais >>

“O Botãozinho” – 50 anos a inovar e a educar nos valores

Começou com 30 crianças, divididas por duas salas. Hoje acolhe 260 em 14 salas, mas o espaço continua a ser pequeno para a procura. O Centro de Cooperação Familiar, Creche e Pré-escolar “O Botãozinho”, celebrou 50 anos de vida. Meio século marcado pela inovação e pela fidelidade ao carisma das Cooperadoras da Família.

Ler Mais >>

Ousar contemplar e testemunhar a beleza

Parar para contemplar a beleza da humanidade e dela ser testemunho. O convite é de Juan Ambrosio e bem que pode começar a ser posto em prática nestes dias onde a rotina de um ano de trabalho dá lugar a dias mais descansados.

Ler Mais >>

“ Os Pais não têm prazo de validade”

A presença dos pais na escola é fundamental para um acompanhamento do percurso educativo de crianças e jovens. Independentemente do ciclo educativo que frequentem, Goretti Valente convida os pais a irem à escola.

Ler Mais >>