Jornal da Família – edição janeiro

É a primeira edição do ano de 2018. O Jornal da Família está a iniciar um novo ano e celebra 58 anos de existência. Um legado de Monsenhor Alves Brás que há mais de meio século continua a formar e informar nos valores da família.

Na edição de janeiro viajámos até Elvas para lhe dar conta do trabalho que as Cooperadoras da Família desenvolvem na Obra de Santa Zita desta cidade. Uma casa com cerca de 200 crianças, nas valências de Creche, Jardim de Infância e ATL, que é conhecida e reconhecida em Elvas pelo apoio que dá às famílias.

O primeiro dia do ano é Dia Mundial da Paz. Este ano, o Papa Francisco colocou no centro da sua habitual mensagem para este dia os milhões de migrantes e refugiados no mundo. Acolher, proteger, promover e integrar é a receita do Papa para um mundo mais acolhedor para migrantes e refugiados.

As crianças portuguesas são felizes, mas à medida que vão crescendo aumenta a percentagem de infelicidade. Os dados são do estudo “A felicidade e a infância” de que lhe damos conta nesta edição.

Num outro estudo sobre “O estado da educação 2016” fique a saber que, pela primeira vez em 20 anos, diminuiu o número de crianças no pré-escolar. Os dados são do último relatório do Conselho Nacional da Educação.

Juan Ambrosio tem nova rubrica no Jornal da Família. O professor e teólogo da Universidade Católica Portuguesa propõe-se fazer um exercício de leitura e reflexão da atualidade a partir da experiência familiar.

Conceição Vieira e Elisabete Puga são duas Cooperadoras da Família que participaram em Roma no congresso sobre a pastoral vocacional e a vida consagrada no âmbito da preparação do Sínodo dos Bispos 2018 sobre “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. Nesta edição do Jornal da Família dão-lhe conta dos desafios e interpelações lançados no decorrer dos trabalhos.

Mas nesta edição há muito mais para ler: saiba os cuidados que deve ter com os períodos de frio ou saiba como corrigir os excessos alimentares das festas de Natal e Ano Novo.

Tem ainda o cantinho da culinária com as receitas da Lucinda Teixeira e da Teresa do Céu e o bom humor de Fabião Baptista.

Boas leituras e um Bom Ano.

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Cultura do descarte

“A cultura do descarte é uma das mais significativas sequelas do vírus do narcisismo”, escreve Furtado Fernandes num artigo que reflete sobre o provisório e o efémero que caracterizam a atualidade.

Ler Mais >>

Em Roma, uma Igreja que fala português

Uma eucaristia em Roma para fazer memória das virtudes heroicas do Pe. Alves Brás deu o mote à rubrica mensal de Cristiano Cirillo pela beleza da espiritualidade em viagem. Por entre a vida e Obra do Fundador da Família Blasiana, ficamos a conhecer a Igreja de Santo António dos Portugueses em Roma.

Ler Mais >>

Padre Joaquim Alves Brás celebrado em Roma

Com os olhos postos no centenário da sua ordenação sacerdotal, o Pe. Alves Brás foi celebrado em Roma por ocasião das datas do seu nascimento e morte. A Igreja de Santo António dos Portugueses acolheu a celebração eucarística e Murillo Missaci conta-nos os pormenores.

Ler Mais >>

Celebrar e fazer acontecer o novo e a novidade

Num tempo de interpelações e desafios constantes “não nos podemos esquecer deste recomeço, desta novidade e deste novo que cada Páscoa nos lembra e volta a fazer acontecer”, diz-nos Juan Ambrosio na sua crónica mensal para o Jornal da Família.

Ler Mais >>