Obra de Santa Zita de Elvas – Recordações de um ano letivo (2016/2017)

Foi em setembro que tudo começou…

Algumas lágrimas para quem chegava de novo, alegria para os que regressavam após as férias!

Depressa se fez a adaptação! O novo espaço, novos brinquedos, novas amizades ajudaram a que a adaptação se fizesse de forma harmoniosa e simples.

Nas salas a azáfama era muita! Era necessário decorar as áreas, identificar materiais, construir as pastas para guardar os trabalhos que iríamos fazer ao longo do ano e conhecermo-nos uns aos outros muito melhor!

À medida que o tempo foi passando, o projeto de cada grupo foi sendo elaborado, construído, planificado e desenvolvido.

Com a chegada do outono, os trabalhos alusivos a este tema foram surgindo de forma natural com elementos da natureza que cada criança ia trazendo para a sala: pedras, penas, bolotas, folhas secas…

De seguida veio o S. Martinho com as suas lendas e histórias de encantar e com os magustos para saborear.

E rapidamente chegámos ao mês de dezembro, mês da maior festa da família: o NATAL – o Nascimento de Jesus! Esta época é sem dúvida uma das mais importantes na nossa instituição que se vive intensamente! Este ano com a colaboração das famílias foi feita uma exposição de presépios muito bonita e original!

A Obra de Santa Zita de Elvas, a cargo das Cooperadoras da Família, voltou a participar no concurso organizado pela Associação Empresarial de Elvas e mais um ano conseguiu ficar entre os vencedores. Este ano coube-nos o segundo lugar, do qual muito nos orgulhamos. Para finalizar esta época festiva convidámos as famílias a assistir à nossa festinha de Natal com encenações do Nascimento de Jesus, danças e cânticos!

O ano 2017 começou com alguns passeios à rua para desejar a todos um Feliz Ano Novo com muita saúde e Jesus no Coração.

E aqui pelo Alentejo, o frio estava a chegar, era preciso vestuário bem quentinho! Mais uma vez, a colaboração dos pais foi imprescindível para a concretização destas atividades.

Chegou a época da folia e muita diversão: O Carnaval! Foi uma semana em que cada dia as crianças traziam adereços diferentes e bem criativos: gravatas, chapéus, camisas e fatos de encantar!

O mês de março começou com as celebrações ao nosso fundador Monsenhor Joaquim Alves Brás .

De seguida chegou o Dia do Pai, onde os pais tiveram oportunidade de passar com os seus filhos uma manhã diferente e bem divertida!

Chegou a primavera e as nossas árvores encheram-se de flores!

Celebrámos com a Páscoa a ressureição de Jesus!

Dia 27 de abril assinalámos o dia da padroeira da nossa instituição – Santa Zita.

Em maio, o Dia da Mãe envolveu todos, pois tinha que estar tudo perfeito para as receber!

No dia 12 de maio assinálamos a vinda do Papa Francisco a Portugal em visita a Fátima para as comemorações do Centenário das Aparições.

No dia 15 de maio voltámos a valorizar a família e festejámos o Dia Internacional das Famílias, valorizando as diferentes famílias das diferentes crianças que temos entre nós!

No dia 5 de junho assinalámos o Dia Mundial do Ambiente com um passeio ao Monte Selvagem (Montemor-o-Novo).

E finalizámos o nosso percurso no Pré-escolar com a grande festa final de ano onde os nossos finalistas se despediram com muita emoção!

O grupo de crianças da Sala dos Golfinhos terminou aqui o pré-escolar! Alguns entraram para esta instituição aos 4 meses e permanecem na sala de A.T.L. para o próximo ano letivo.

É com alegria que assistimos ao crescer (em idade, em altura, em valores e sentimentos, em relações…) destes meninos e meninas e é com saudade que nos despedimos!

Texto: Equipa Educadora de Infância Helena R. Vitor

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Peregrinação a Donas para fazer memória do Pe. Brás

No próximo dia 14 de setembro a Família Blasiana peregrina a Donas, paróquia nos arredores do Fundão onde o Pe. Joaquim Alves Brás foi pároco de 1925 a 1930. Um evento inserido no contexto do Ano Jubilar que está a assinalar os 100 anos de Ordenação Sacerdotal do Fundador da Família Blasiana.

Ler Mais >>

(II) Padre Joaquim Alves Brás – Cem anos de Sacerdócio em prol da Família

“A minha casa, não será uma casa de portas fechadas, para os habitantes desta freguesia, mas todos, todos, terão nela entrada”, afirmou o Pe. Alves Brás, há cerca de 100 anos, na sua primeira homilia. ”Todos, todos”, palavras que mais recentemente ecoaram pelo mundo quando foram proferidas pelo Papa Francisco na JMJ Lisboa 2023. Um artigo de Conceição Brites que demostra como o Pe. Brás foi um homem à frente do seu tempo.

Ler Mais >>

(I) Padre Joaquim Alves Brás – Cem anos de Sacerdócio em prol da Família

“Celebrar cem anos de ordenação sacerdotal do Padre, Monsenhor, Joaquim Aves Brás é tomar consciência que o que vamos celebrar são mesmo os cem anos do seu sacerdócio, e não apenas os quarenta e um anos que ele exerceu cá na terra”, afirma a Cooperadora da Família Conceição Brites num artigo que recorda a primeira homilia do Pe. Brás na Paróquia de Donas.

Ler Mais >>

“O Botãozinho” – 50 anos a inovar e a educar nos valores

Começou com 30 crianças, divididas por duas salas. Hoje acolhe 260 em 14 salas, mas o espaço continua a ser pequeno para a procura. O Centro de Cooperação Familiar, Creche e Pré-escolar “O Botãozinho”, celebrou 50 anos de vida. Meio século marcado pela inovação e pela fidelidade ao carisma das Cooperadoras da Família.

Ler Mais >>

Ousar contemplar e testemunhar a beleza

Parar para contemplar a beleza da humanidade e dela ser testemunho. O convite é de Juan Ambrosio e bem que pode começar a ser posto em prática nestes dias onde a rotina de um ano de trabalho dá lugar a dias mais descansados.

Ler Mais >>

“ Os Pais não têm prazo de validade”

A presença dos pais na escola é fundamental para um acompanhamento do percurso educativo de crianças e jovens. Independentemente do ciclo educativo que frequentem, Goretti Valente convida os pais a irem à escola.

Ler Mais >>