Jornal da Família – edição de fevereiro

Na edição de fevereiro do Jornal da Família destacamos o projeto “Vinha de Raquel”. Um projeto que desde 2001 tem ajudado mulheres e homens a encontrarem a paz interior após uma interrupção voluntária da gravidez. Uma reportagem que conta com o testemunho de Maria José Vilaça, coordenadora dos Retiros Vinha de Raquel, e de mulheres que já contaram com a ajuda deste projeto.

Fomos também até ao Lar Betânia, em Fátima, espreitar a Festa da Família que juntou utentes, colaboradores e familiares num ambiente de convívio onde todos foram chamados a participar.

Nesta edição assinalamos o Dia do Consagrado que se celebra a 02 de fevereiro. Pedimos a Conceição Vieira, consagrada no Instituto Secular das Cooperadora da Família, que nos contasse a história da sua vocação. E numa sociedade onde escasseiam as vocações à vida consagrada, refletimos sobre o papel da família na caminhada vocacional.  

A família continua a estar no cento das preocupações do Papa Francisco. Recentemente lamentou que no ocidente, a Família, seja considerada uma instituição desatualizada e defendeu políticas efetivas de apoio.

E na evolução vertiginosa rumo ao futuro, entre otimistas e pessimistas, que desafios para a Igreja e para os cristãos? A reflexão é feita por Jorge Cotovio.

As tecnologias de comunicação, essas, já fazem parte do presente e, com certeza, que continuarão a fazer parte do nosso futuro. Que relação estabelecemos com elas e de que forma influenciam a relação com os outros? Uma reflexão da psicóloga Marina Amaro.

Ainda no âmbito das novas tecnologias, o uso excessivo do iPhone pelas crianças está a preocupar os próprios investidores da Apple. Dois dos maiores investidores desta empresa tecnológica pedem aos seus responsáveis medidas para evitar o vício das crianças no iPhone.

Na mensagem para o Dia Mundial da Paz o Papa pediu quatro ações: “Acolher, proteger, promover, integrar”  os migrantes e refugiados.  Este foi o mote para o artigo de Juan Ambrosio que mensalmente escreve sobre a temática “Família”.  

Nesta edição Octávio Morgadinho aborda ainda os desafios da responsabilidade e transparência política e Fabião Baptista disserta sobre as vantagens de viver em Portugal.

Estes são apenas alguns dos conteúdos que vai encontrar na edição de fevereiro. Já sabe que pode sempre contar com sugestões de culinária e com os passatempos e o humor de Fabião Baptista.

Boa leitura!

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Cultura do descarte

“A cultura do descarte é uma das mais significativas sequelas do vírus do narcisismo”, escreve Furtado Fernandes num artigo que reflete sobre o provisório e o efémero que caracterizam a atualidade.

Ler Mais >>

Em Roma, uma Igreja que fala português

Uma eucaristia em Roma para fazer memória das virtudes heroicas do Pe. Alves Brás deu o mote à rubrica mensal de Cristiano Cirillo pela beleza da espiritualidade em viagem. Por entre a vida e Obra do Fundador da Família Blasiana, ficamos a conhecer a Igreja de Santo António dos Portugueses em Roma.

Ler Mais >>

Padre Joaquim Alves Brás celebrado em Roma

Com os olhos postos no centenário da sua ordenação sacerdotal, o Pe. Alves Brás foi celebrado em Roma por ocasião das datas do seu nascimento e morte. A Igreja de Santo António dos Portugueses acolheu a celebração eucarística e Murillo Missaci conta-nos os pormenores.

Ler Mais >>

Celebrar e fazer acontecer o novo e a novidade

Num tempo de interpelações e desafios constantes “não nos podemos esquecer deste recomeço, desta novidade e deste novo que cada Páscoa nos lembra e volta a fazer acontecer”, diz-nos Juan Ambrosio na sua crónica mensal para o Jornal da Família.

Ler Mais >>