Património e patrimónios – Editorial Jornal da Família

Elevar a património mundial, bens materiais e imateriais que foram e são valiosos tesouros para a humanidade pelo seu significado e impacto na vida das pessoas e das sociedades, é cada vez mais comum. Vem isto a propósito do desejo expresso pela Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto, em apoiar a candidatura dos jornais centenários a ‘património imaterial cultural’, expostos na assembleia da Republica, até março, pedindo para o efeito o reconhecimento da Unesco, em contexto do Ano Europeu do Património. Qualquer destes títulos, em muito contribuíram para o desenvolvimento da população local, de alguma ‘classe’ em particular ou da população em geral. Tinham associados a si a defesa de causas humanitárias, pelas quais se debateram, e na sua arte, teimosia e persistência, foram melhorando costumes, proporcionando maior conhecimento e, consequentemente, melhores condições de vida.

Reconhecer o mérito deste património imaterial, é culturalmente legítimo. Todavia, é lamentável que os grandes pilares da humanidade: a pessoa humana e sua dignidade, o valor da vida, a família, o respeito, a paz, o cuidado com a preservação do planeta – a nossa casa, não tenham igual ou até mesmo superior reconhecimento.

Mesmo não sendo centenário, neste contexto, evoco o Fundador deste Jornal, que em 1960, constatando as inúmeras necessidades de formação da Família, sobretudo das que tinham menores recursos, lançou esta publicação que teve e tem grande impacto na vida de muitas famílias. Um património imaterial de grande valor, vocacionado para a dignificação e defesa da família.

Vieira Maria

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Basílica de São Paulo fora dos Muros

É das mais importantes e imponentes basílicas papais e faz memória daquele que terá sido o primeiro grande missionário da Igreja. Cristiano Cirillo faz-nos uma visita guiada à Basílica de São Paulo fora dos Muros.

Ler Mais >>

É um dia belo o Dia-do-Pai com vistas para Deus

“Salta à vista que celebrar o pai é reunir a família, pais e filhos, avôs e netos, e avivar o mistério da vida e do amor, da paz, do pão, do vinho e da alegria, pautas novas que tanta falta fazem ao nosso mundo indiferente, violento e salitrado, em que muitas vezes não se vê nenhum céu azul ou estrelado” (Comissão Episcopal do Laicado e Família)

Ler Mais >>

25 anos de missão em Cabinda

O bispo da diocese de Cabinda agradece missão das Cooperadoras da Família ao longo de 25 anos nesta diocese angolana e chama “grande obra” ao Complexo Escolar Brazita, no Bairro do Mbuco, que acolhe mais de 900 alunos.

Ler Mais >>

Refletir a “Família” em família

Os núcleos MLC (Movimento por um Lar Cristão) de Portalegre e Lisboa levaram a cabo dois retiros para famílias. O objetivo foi refletir a “Família” em família com a ajuda de dois orientadores com vasta experiência académica e teológica na área da pastoral familiar.

Ler Mais >>