Património e patrimónios – Editorial Jornal da Família

Elevar a património mundial, bens materiais e imateriais que foram e são valiosos tesouros para a humanidade pelo seu significado e impacto na vida das pessoas e das sociedades, é cada vez mais comum. Vem isto a propósito do desejo expresso pela Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto, em apoiar a candidatura dos jornais centenários a ‘património imaterial cultural’, expostos na assembleia da Republica, até março, pedindo para o efeito o reconhecimento da Unesco, em contexto do Ano Europeu do Património. Qualquer destes títulos, em muito contribuíram para o desenvolvimento da população local, de alguma ‘classe’ em particular ou da população em geral. Tinham associados a si a defesa de causas humanitárias, pelas quais se debateram, e na sua arte, teimosia e persistência, foram melhorando costumes, proporcionando maior conhecimento e, consequentemente, melhores condições de vida.

Reconhecer o mérito deste património imaterial, é culturalmente legítimo. Todavia, é lamentável que os grandes pilares da humanidade: a pessoa humana e sua dignidade, o valor da vida, a família, o respeito, a paz, o cuidado com a preservação do planeta – a nossa casa, não tenham igual ou até mesmo superior reconhecimento.

Mesmo não sendo centenário, neste contexto, evoco o Fundador deste Jornal, que em 1960, constatando as inúmeras necessidades de formação da Família, sobretudo das que tinham menores recursos, lançou esta publicação que teve e tem grande impacto na vida de muitas famílias. Um património imaterial de grande valor, vocacionado para a dignificação e defesa da família.

Vieira Maria

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

E depois da pandemia?

“A sociedade está cansada e não tem tempo”, afirma Cristiana Moreira numa reflexão sobre a empatia, ou a falta dela, num tempo em que as vidas voltaram a ser “engolidas pela rotina”.

Ler Mais >>

«Alegres na esperança» (Rm 12, 12)

A caminho do Jubileu de 2025, a esperança torna-se o fio condutor da mensagem do Papa Francisco para a XXXVIII Jornada Mundial da Juventude, que se celebra a 26 de novembro, Solenidade de Cristo-Rei.

Ler Mais >>

Haverá anos letivos tranquilos?

Um olhar pelo passado para constatar que a instabilidade do presente não é algo novo. E em matéria de educação, mais do que lamentar a “instabilidade ” do arranque de mais um ano letivo, há que transmitir “serenidade e confiança às crianças e aos jovens”. O artigo de Jorge Cotovio na edição de novembro do Jornal da Família.

Ler Mais >>

Alarme para defender a vida na Terra

Estamos a chegar ao “ponto de rutura” escreve o Papa Francisco na Exortação ‘Laudate Deum’. Octávio Morgadinho traça no artigo deste mês as linhas gerais do novo documento papal que deixa o alerta: “um ser humano que pretenda tomar o lugar de Deus torna-se o pior inimigo de si mesmo”.

Ler Mais >>

Se queres a paz, prepara-te para a paz

Perante um mundo que nos é apresentado com “horrorosas imagens da guerra”, Juan Ambrosio acredita que “o mundo e a existência” continuam a ser “sustentados pelo amor e pela bondade”. E a chave para a paz reside na educação.

Ler Mais >>

Eslovénia, o dom da natureza

O Lago de Bled é um lugar rodeado de silêncio e de natureza onde se encontra o Santuário de Nossa Senhora da Assunção, ponto de encontro das famílias que ali peregrinam ao fim de semana. Fica na Eslovénia e encantou Cristiano Cirillo que fez dele o mote para a crónica da rubrica “A beleza da espiritualidade em viagem”.

Ler Mais >>