Um milhão e meio de desdobráveis sobre a eutanásia

“A luta contra a eutanásia não é uma questão confessional, nem religiosa, mas é de humanidade, de defesa da vida”, afirma o padre Manuel Barbosa, porta-voz da CEP

No âmbito da Semana da Vida, que se assinala de 13 a 20 de maio, a Igreja Portuguesa tem estado a distribuir um milhão e meio de desdobráveis sobre a eutanásia em todas as paróquias do país.  O objetivo é informar a população sobre a eutanásia e a posição da Igreja sobre o assunto.

Segundo o porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), padre Manuel Barbosa, o desdobrável tem “algumas perguntas e respostas sobre a eutanásia” tiradas do documento, com o mesmo nome, anexo à Nota Pastoral “Eutanásia: o que está em jogo? Contributos para um diálogo sereno e humanizador” que os bispos portugueses aprovaram há cerca de dois anos.

O desdobrável, cerca de um milhão e meio de unidades, tem vindo a ser distribuído por dioceses, vigararias, paróquias e instituições para que chegue ao maior número de pessoas para que elas fiquem esclarecidas sobre as convicções da Igreja.

No final da última reunião do  Concelho Permanente da CEP, realizada no passado dia 08 de maio, o padre Manuel Barbosa afirmava que  “a luta contra a eutanásia não é uma questão confessional, nem religiosa, mas é de humanidade, de defesa da vida.” Considerando que se trata “de um tema que se engloba neste conjunto que é a vida no seu todo,” o padre Manuel Barbosa referiu que “a eutanásia é um dos elementos que devemos combater para que a vida seja defendida,” adiantando que a própria Constituição da República diz que “a vida humana é inviolável.”

Segundo o padre Manuel Barbosa, a Conferência Episcopal não estará representada institucionalmente na manifestação, marcada pela Federação Portuguesa pela Vida para 29 de maio, dia em que o Parlamento discutirá os projetos de lei a favor da eutanásia, mas estará presente através das organizações da Igreja.

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Basílica de São Paulo fora dos Muros

É das mais importantes e imponentes basílicas papais e faz memória daquele que terá sido o primeiro grande missionário da Igreja. Cristiano Cirillo faz-nos uma visita guiada à Basílica de São Paulo fora dos Muros.

Ler Mais >>

É um dia belo o Dia-do-Pai com vistas para Deus

“Salta à vista que celebrar o pai é reunir a família, pais e filhos, avôs e netos, e avivar o mistério da vida e do amor, da paz, do pão, do vinho e da alegria, pautas novas que tanta falta fazem ao nosso mundo indiferente, violento e salitrado, em que muitas vezes não se vê nenhum céu azul ou estrelado” (Comissão Episcopal do Laicado e Família)

Ler Mais >>

25 anos de missão em Cabinda

O bispo da diocese de Cabinda agradece missão das Cooperadoras da Família ao longo de 25 anos nesta diocese angolana e chama “grande obra” ao Complexo Escolar Brazita, no Bairro do Mbuco, que acolhe mais de 900 alunos.

Ler Mais >>

Refletir a “Família” em família

Os núcleos MLC (Movimento por um Lar Cristão) de Portalegre e Lisboa levaram a cabo dois retiros para famílias. O objetivo foi refletir a “Família” em família com a ajuda de dois orientadores com vasta experiência académica e teológica na área da pastoral familiar.

Ler Mais >>