Um milhão e meio de desdobráveis sobre a eutanásia

“A luta contra a eutanásia não é uma questão confessional, nem religiosa, mas é de humanidade, de defesa da vida”, afirma o padre Manuel Barbosa, porta-voz da CEP

No âmbito da Semana da Vida, que se assinala de 13 a 20 de maio, a Igreja Portuguesa tem estado a distribuir um milhão e meio de desdobráveis sobre a eutanásia em todas as paróquias do país.  O objetivo é informar a população sobre a eutanásia e a posição da Igreja sobre o assunto.

Segundo o porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), padre Manuel Barbosa, o desdobrável tem “algumas perguntas e respostas sobre a eutanásia” tiradas do documento, com o mesmo nome, anexo à Nota Pastoral “Eutanásia: o que está em jogo? Contributos para um diálogo sereno e humanizador” que os bispos portugueses aprovaram há cerca de dois anos.

O desdobrável, cerca de um milhão e meio de unidades, tem vindo a ser distribuído por dioceses, vigararias, paróquias e instituições para que chegue ao maior número de pessoas para que elas fiquem esclarecidas sobre as convicções da Igreja.

No final da última reunião do  Concelho Permanente da CEP, realizada no passado dia 08 de maio, o padre Manuel Barbosa afirmava que  “a luta contra a eutanásia não é uma questão confessional, nem religiosa, mas é de humanidade, de defesa da vida.” Considerando que se trata “de um tema que se engloba neste conjunto que é a vida no seu todo,” o padre Manuel Barbosa referiu que “a eutanásia é um dos elementos que devemos combater para que a vida seja defendida,” adiantando que a própria Constituição da República diz que “a vida humana é inviolável.”

Segundo o padre Manuel Barbosa, a Conferência Episcopal não estará representada institucionalmente na manifestação, marcada pela Federação Portuguesa pela Vida para 29 de maio, dia em que o Parlamento discutirá os projetos de lei a favor da eutanásia, mas estará presente através das organizações da Igreja.

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Meu ‘querido’ telemóvel

O arranque do ano letivo voltou a lançar a preocupação sobre o uso do telemóvel nas escolas. O Governo recomendou a sua proibição no 1.º e 2.º ciclos. Para Jorge Cotovio o telemóvel veio para ficar e o “essencial será os pais educarem os filhos para a utilização racional e equilibrada do telemóvel”.

Ler Mais >>

Aspetos Gerais da Saúde em Portugal

João M. Videira Amaral é médico-pediatra e professor catedrático jubilado da Faculdade de Ciências Médicas da Nova Medical School, da Universidade Nova de Lisboa. É o mais recente colaborador do Jornal da Família e ao longo das próximas edições vai escrever sobre alguns dos aspetos da Saúde em Portugal na rubrica intitulada “Crónicas da Saúde”.

Ler Mais >>

Loreto – A vida quotidiana da Sagrada Família

O Santuário da Santa Casa de Loreto, na região de Marche, em Itália, é o local onde, segundo a tradição, o Anjo anunciou a Maria a maternidade divina e onde viveu a Sagrada Família de Nazaré. A história é contada por Cristiano Cirillo em mais uma rubrica sobre a beleza da espiritualidade em viagem.

Ler Mais >>

Fé católica e saúde mental

Como pode a Igreja dar o seu contributo para a saúde mental. O tema é trazido a reflexão por Murillo Missaci no contexto da sinodalidade que aposta numa Igreja que caminha com todos.

Ler Mais >>

O elogia da leitura

Há vida para além dos ecrãs. Devem ser usados com “conta, peso e medida”, sobretudo pelas crianças onde o brincar e a leitura devem ter o seu espaço. A reflexão de Furtado Fernandes.

Ler Mais >>