Eutanásia no centro da Semana da Vida

O debate sobre a eutanásia regressa à Semana da Vida que a Igreja assinala de 13 a 20 de maio

O debate sobre a Eutanásia vai estar no centro da Semana da Vida que a Igreja Católica assinala de 13 a 20 de maio. A Comissão Episcopal do Laicado e Família (CELF), através do seu Departamento Nacional da Pastoral Familiar (DNPF), dinamiza esta Semana que volta à problemática da Eutanásia. Um tema que “envolve a ética, a medicina, o direito, a filosofia, a religião… e onde se ‘misturam’ experiências pessoais e familiares”, refere o guião de apresentação da Semana da Vida, preparado pelo DNPF.

O DNPF parte das palavras do Papa Francisco ao referir-se “às antigas e sempre novas interrogações sobre o sentido da vida humana”. 

Uma iniciativa que recupera o documento dos bispos portugueses de 2016 – “Eutanásia: o que está em Jogo? Contributos para um dialogo sereno e amenizador”. Durante a Semana da Vida, o DNPF quer “aprofundar o que está em causa, distinguir conceitos, conhecer mais claramente o que a Igreja defende e propõe”. 

Ainda segundo o texto de apresentação a Igreja “tem de estar, sem medo, na primeira linha desta decisiva reflexão sobre o dom primeiro que é a vida” lembrando que este dom não “cabe na ‘frieza das leis’, e tem de ser sempre acompanhado pela compaixão e misericórdia”.

 O guião, disponível no sítio online leigos.pt/, foi preparado para promover e organizar momentos de reflexão e estudo  a nível das igrejas e comunidades locais, tendo por base o documento da Conferência Episcopal Portuguesa,

Nesse guião pode ainda encontrar sugestões para a Eucaristia e meditação dos Mistérios do Rosário.

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

O primeiro lugar onde aprendemos a amar

No Dia Internacional da Família somos convidados a olhar para o lar como o primeiro espaço onde se aprende a amar. Entre gestos de escuta, partilha, perdão e cuidado, é no quotidiano familiar que se formam os laços e se constrói, dia após dia, a educação do coração.

Ler Mais >>

O contexto histórico da ‘Provida Mater Ecclesia’

Tornar mais conhecida a Consagração Secular é o objetivo de uma série de artigos que o Jornal da Família vai publicar ao longo dos próximos meses. A iniciativa tem no horizonte o dia 30 de janeiro de 2027, data em que os Institutos Seculares Portugueses vão celebrar os 80 anos da Constituição Apostólica Provida Mater Ecclesia. Este documento, publicado pelo Papa Pio XII, reconhece a Consagração Secular como uma forma legítima de vocação na Igreja. No primeiro artigo olhamos para o ano de 1947 para “O contexto histórico da Provida Mater Ecclesia”

Ler Mais >>

Redes sociais degradam bem-estar dos adolescentes

À medida que estudos e relatórios revelam o impacto negativo das redes sociais no bem‑estar dos adolescentes, torna‑se claro que a família, a escola e a sociedade têm um papel fundamental a desempenhar: educar para o amor, para os limites e para um uso responsável da tecnologia. Opinião de Jorge Cotovio.

Ler Mais >>