Eutanásia no centro da Semana da Vida

O debate sobre a eutanásia regressa à Semana da Vida que a Igreja assinala de 13 a 20 de maio

O debate sobre a Eutanásia vai estar no centro da Semana da Vida que a Igreja Católica assinala de 13 a 20 de maio. A Comissão Episcopal do Laicado e Família (CELF), através do seu Departamento Nacional da Pastoral Familiar (DNPF), dinamiza esta Semana que volta à problemática da Eutanásia. Um tema que “envolve a ética, a medicina, o direito, a filosofia, a religião… e onde se ‘misturam’ experiências pessoais e familiares”, refere o guião de apresentação da Semana da Vida, preparado pelo DNPF.

O DNPF parte das palavras do Papa Francisco ao referir-se “às antigas e sempre novas interrogações sobre o sentido da vida humana”. 

Uma iniciativa que recupera o documento dos bispos portugueses de 2016 – “Eutanásia: o que está em Jogo? Contributos para um dialogo sereno e amenizador”. Durante a Semana da Vida, o DNPF quer “aprofundar o que está em causa, distinguir conceitos, conhecer mais claramente o que a Igreja defende e propõe”. 

Ainda segundo o texto de apresentação a Igreja “tem de estar, sem medo, na primeira linha desta decisiva reflexão sobre o dom primeiro que é a vida” lembrando que este dom não “cabe na ‘frieza das leis’, e tem de ser sempre acompanhado pela compaixão e misericórdia”.

 O guião, disponível no sítio online leigos.pt/, foi preparado para promover e organizar momentos de reflexão e estudo  a nível das igrejas e comunidades locais, tendo por base o documento da Conferência Episcopal Portuguesa,

Nesse guião pode ainda encontrar sugestões para a Eucaristia e meditação dos Mistérios do Rosário.

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

O amor no matrimónio: entre a beleza e os desafios

O Capítulo IV da ‘Amoris Laetitia’ ganha vida na voz de João dos Santos Silva e de Maria Margarida Bogalheiro, que revelam um matrimónio construído na entreajuda diária, na amizade e na fé que lança “uma corda” quando “o barco está a afundar”. Há dias que “não são fáceis” e reconhecem que já se deitaram “sem fazer as pazes”. Mas o amor salva o matrimónio.

Ler Mais >>

A Grandeza da Pessoa Humana

A ‘Magnifca Humanitas’ convoca-nos para a “apaixonante missão de dar forma ao nosso tempo”, afirma Juan Ambrosio na análise que faz da primeira Encíclica do Papa Leão XIV. Para o professor de teologia da Universidade Católica Portuguesa o documento papal convida-nos a construir uma história onde “a dignidade de cada pessoa seja salvaguardada, a justiça seja promovida e a fraternidade seja possibilitada”, onde “o progresso deve estar ao serviço da pessoa e nunca contra ela”.

Ler Mais >>

A secularidade consagrada vivida no coração do mundo secularizado como presença da Igreja sinodal

Num tempo em que a fé parece afastar-se do espaço público, a secularidade consagrada emerge como um sinal discreto da presença da Igreja no coração da sociedade. Vivendo plenamente inseridos nos ambientes profissionais, culturais e familiares, os consagrados seculares tornam visível uma Igreja sinodal que escuta, dialoga e participa ativamente na construção de um mundo mais humano.

Ler Mais >>