Juventude Blasiana vai estar focada na missão

“Focados na Missão” é o mote que vai imprimir dinamismo e sentido à caminhada do ano pastoral 2018-2019

A Pastoral JuVocacional do Instituto Secular das Cooperadoras da Família apresentou as linhas gerais que vão pautar o novo ano pastoral da Juventude Blasiana – movimento juvenil Focos de Esperança.

“Focados na Missão” é o mote que vai imprimir dinamismo e sentido à caminhada do ano pastoral 2018-2019. “Nele se vão inspirar as vivências, as reflexões, as experiências missionárias, pessoais e de grupo, assim como todas as iniciativas realizadas pelos jovens Focos de Esperança, a nível local e nacional”, lê-se no texto de apresentação do Plano 2018-2019. Um tema que para as responsáveis da pastoral JuVocacional “não só canaliza as energias, como possibilita o lançar de pontes para outras opções, fazendo-as confluir no mesmo desafio: A missão”.

A partir deste tema os jovens Focos de Esperança “são desafiados a clarificar e fortalecer a sua identidade, para poderem testemunhar e levar a Esperança aos diferentes contextos onde vivem”. Contextos que passam pela casa/família, pela escola, pelo grupo de amigos, pelo trabalho, etc.

O mote escolhido está em sintonia com o Ano Missionário proclamado pela Nota Pastoral dos bispos portugueses “Todos, Tudo e Sempre em Missão”, que decorrerá de outubro de 2018 a outubro de 2019. 

Este desafio missionário lança também a ponte para a figura de Maria, também ela viveu focada na missão que o Pai lhe confiou, e para a Jornada Mundial da Juventude a realizar em 2019 no Panamá. O Papa Francisco escolheu a figura de Maria para dinamizar e iluminar a preparação desta jornada, apresentando-a como modelo de fé.

O tema “Focados na Missão” está ainda em sintonia como o tema comum à Família Blasiana para este novo ano pastoral: “Ide onde ninguém vai” – Humildade e Profecia, um legado do Fundador aos seus continuadores, entre os quais se encontram os jovens Focos de Esperança.

Na Igreja, o novo ano pastoral arranca com o Sínodo dos Bispos “Os Jovens, a fé e o discernimento Vocacional”, a realizar durante o mês de outubro no Vaticano, e as suas conclusões estarão na “preocupação e missão” dos Jovens Focos de Esperança.

Um compromisso missionário neste novo ano pastoral que os Jovens Focos de Esperança querem “como expressão de uma fé incarnada, confessada e testemunhada”.

O arranque do novo ano pastoral para o movimento juvenil Focos de Esperança, decorrerá em Casegas, terra natal de monsenhor Alves Brás, fundador da Família Blasiana, de 5 a 7 de outubro.

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

E depois da pandemia?

“A sociedade está cansada e não tem tempo”, afirma Cristiana Moreira numa reflexão sobre a empatia, ou a falta dela, num tempo em que as vidas voltaram a ser “engolidas pela rotina”.

Ler Mais >>

«Alegres na esperança» (Rm 12, 12)

A caminho do Jubileu de 2025, a esperança torna-se o fio condutor da mensagem do Papa Francisco para a XXXVIII Jornada Mundial da Juventude, que se celebra a 26 de novembro, Solenidade de Cristo-Rei.

Ler Mais >>

Haverá anos letivos tranquilos?

Um olhar pelo passado para constatar que a instabilidade do presente não é algo novo. E em matéria de educação, mais do que lamentar a “instabilidade ” do arranque de mais um ano letivo, há que transmitir “serenidade e confiança às crianças e aos jovens”. O artigo de Jorge Cotovio na edição de novembro do Jornal da Família.

Ler Mais >>

Alarme para defender a vida na Terra

Estamos a chegar ao “ponto de rutura” escreve o Papa Francisco na Exortação ‘Laudate Deum’. Octávio Morgadinho traça no artigo deste mês as linhas gerais do novo documento papal que deixa o alerta: “um ser humano que pretenda tomar o lugar de Deus torna-se o pior inimigo de si mesmo”.

Ler Mais >>

Se queres a paz, prepara-te para a paz

Perante um mundo que nos é apresentado com “horrorosas imagens da guerra”, Juan Ambrosio acredita que “o mundo e a existência” continuam a ser “sustentados pelo amor e pela bondade”. E a chave para a paz reside na educação.

Ler Mais >>

Eslovénia, o dom da natureza

O Lago de Bled é um lugar rodeado de silêncio e de natureza onde se encontra o Santuário de Nossa Senhora da Assunção, ponto de encontro das famílias que ali peregrinam ao fim de semana. Fica na Eslovénia e encantou Cristiano Cirillo que fez dele o mote para a crónica da rubrica “A beleza da espiritualidade em viagem”.

Ler Mais >>