O Instituto de Ciências da Família, da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa (UCP), vai criar o ‘Curso de Formação Avançada em Acolhimento, Orientação e Encaminhamento Familiar’, em Lisboa. Uma iniciativa que surge no âmbito da colaboração deste Instituto com a Pastoral Familiar e a Caritas Diocesana.
Para o Departamento Nacional da Pastoral Familiar, da Igreja Católica em Portugal, esta formação pretende “habilitar” as pessoas para “um melhor serviço de apoio às famílias” e enquadra-se no âmbito da exortação papal ‘Amoris Laetitia’. Por outro lado, para a UCP, este curso, vai “abrir caminho a atividades de investigação e serviços à comunidade também enquadradas na missão do Instituto”.
As inscrições decorrem até ao dia 10 de dezembro e as sessões vão começar dia 12 de janeiro de 2019, até ao mês de dezembro do próximo ano. Vão decorrer aos sábados de manhã, duas vezes por mês, entre as 9h00 e as 13h00, num total de 72 horas.
O curso está estruturado em quatro módulos: o primeiro sobre “Processos e etapas de desenvolvimento do casal e da família – Modelos teóricos de estudo e implicações para a intervenção”, o segundo sobre o “Contexto jurídico da intervenção familiar”, um terceiro dedicado à “Antropologia e Teologia do Matrimónio e da Família”, e um quarto às “Questões éticas no acolhimento, orientação e encaminhamento familiar”.
O Departamento Nacional da Pastoral Familiar destaca que a Comissão Episcopal do Laicado e Família, da qual faz parte, “sempre preocupada com a formação dos leigos” incentiva à inscrição no novo Curso de Formação avançada em ‘Acolhimento, Orientação e Encaminhamento Familiar’.
De assinalar que o Instituto de Ciências da Família, da Faculdade de Ciências Humanas da UCP, já é responsável por um Mestrado em Ciências da Família e a Pós-graduação em Mediação Familiar.
Mais informações em www.leigos.pt.