UCP cria curso de formação avançada em Ciências da Família

As inscrições para o “Curso de Formação Avançada em Acolhimento, Orientação e Encaminhamento Familiar” decorrem até 10 de dezembro.

O Instituto de Ciências da Família, da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa (UCP), vai criar o ‘Curso de Formação Avançada em Acolhimento, Orientação e Encaminhamento Familiar’, em Lisboa. Uma iniciativa que surge no âmbito da colaboração deste Instituto com a Pastoral Familiar e a Caritas Diocesana.

Para o Departamento Nacional da Pastoral Familiar, da Igreja Católica em Portugal, esta formação pretende “habilitar” as pessoas para “um melhor serviço de apoio às famílias” e enquadra-se no âmbito da exortação papal ‘Amoris Laetitia’. Por outro lado, para a UCP, este curso, vai “abrir caminho a atividades de investigação e serviços à comunidade também enquadradas na missão do Instituto”.

As inscrições decorrem até ao dia 10 de dezembro e as sessões vão começar dia 12 de janeiro de 2019, até ao mês de dezembro do próximo ano. Vão decorrer aos sábados de manhã, duas vezes por mês, entre as 9h00 e as 13h00, num total de 72 horas.

O curso está estruturado em quatro módulos: o primeiro sobre “Processos e etapas de desenvolvimento do casal e da família – Modelos teóricos de estudo e implicações para a intervenção”, o segundo sobre o “Contexto jurídico da intervenção familiar”, um terceiro dedicado à “Antropologia e Teologia do Matrimónio e da Família”, e um quarto às “Questões éticas no acolhimento, orientação e encaminhamento familiar”.

O Departamento Nacional da Pastoral Familiar destaca que a Comissão Episcopal do Laicado e Família, da qual faz parte, “sempre preocupada com a formação dos leigos” incentiva à inscrição no novo Curso de Formação avançada em ‘Acolhimento, Orientação e Encaminhamento Familiar’.

De assinalar que o Instituto de Ciências da Família, da Faculdade de Ciências Humanas da UCP, já é responsável por um Mestrado em Ciências da Família e a Pós-graduação em Mediação Familiar.

Mais informações em www.leigos.pt.

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Meu ‘querido’ telemóvel

O arranque do ano letivo voltou a lançar a preocupação sobre o uso do telemóvel nas escolas. O Governo recomendou a sua proibição no 1.º e 2.º ciclos. Para Jorge Cotovio o telemóvel veio para ficar e o “essencial será os pais educarem os filhos para a utilização racional e equilibrada do telemóvel”.

Ler Mais >>

Aspetos Gerais da Saúde em Portugal

João M. Videira Amaral é médico-pediatra e professor catedrático jubilado da Faculdade de Ciências Médicas da Nova Medical School, da Universidade Nova de Lisboa. É o mais recente colaborador do Jornal da Família e ao longo das próximas edições vai escrever sobre alguns dos aspetos da Saúde em Portugal na rubrica intitulada “Crónicas da Saúde”.

Ler Mais >>

Loreto – A vida quotidiana da Sagrada Família

O Santuário da Santa Casa de Loreto, na região de Marche, em Itália, é o local onde, segundo a tradição, o Anjo anunciou a Maria a maternidade divina e onde viveu a Sagrada Família de Nazaré. A história é contada por Cristiano Cirillo em mais uma rubrica sobre a beleza da espiritualidade em viagem.

Ler Mais >>

Fé católica e saúde mental

Como pode a Igreja dar o seu contributo para a saúde mental. O tema é trazido a reflexão por Murillo Missaci no contexto da sinodalidade que aposta numa Igreja que caminha com todos.

Ler Mais >>

O elogia da leitura

Há vida para além dos ecrãs. Devem ser usados com “conta, peso e medida”, sobretudo pelas crianças onde o brincar e a leitura devem ter o seu espaço. A reflexão de Furtado Fernandes.

Ler Mais >>