Youcat Bible Day levou 2500 jovens às ruas da Baixa

Catequeses e missão de rua confluíram em grande manifestação, no Terreiro do Paço (Foto: Ricardo Perna - Família Cristã)

O Patriarcado de Lisboa promoveu este sábado (dia 10 novembro) a iniciativa Youcat Bible Day, que reuniu  2500 participantes, numa ação de evangelização de rua que decorreu na Baixa da capital portuguesa.
 

O padre Tiago Neto, responsável pelo setor da Catequese no Patriarcado de Lisboa, da organização evento, sublinhou à Agência ECCLESIA que o “grande encontro de adolescentes”, do 7.º ao 10.º ano da Catequese, quis ser “um dia de festa, de alegria, em volta da Bíblia”, num trabalho feito “em comunidade”.
 

Depois da primeira iniciativa do género, em 2016, o Patriarcado aliou-se novamente à PAULUS Editora para dar a conhecer a coleção de livros YOUCAT, dedicados aos jovens.
 

Segundo o padre Tiago Neto, a intenção é ajudar os jovens a “ter uma relação próxima com a fé” e manifestar, ao mesmo tempo, a “proximidade da Igreja aos jovens”.
 

Num dia de chuva, os milhares de participantes acorreram à igreja de São Domingos e foram depois divididos em 11 catequeses, sobre temas bíblicos e ligados ao recente Sínodo dos Bispos, que decorreu em outubro no Vaticano, sobre as novas gerações.
 

O programa continuou com uma missão de rua, que levou os jovens a interagir com várias pessoas que passavam pela Baixa.
 

Diana Prudêncio, da equipa de comunicação do setor da Catequese do Patriarcado de Lisboa, saudou o sucesso de um “dia fantástico”.
 

“Foi uma alegria muito grande”, assinala à Agência ECCLESIA, elogiando o desempenho dos mais de 100 voluntários, que se juntaram aos adolescentes e os seus catequistas.
 

A missão de rua levou a uma concentração no Terreiro do Paço, na qual os jovens se “encontraram” com algumas personagens bíblicas.
 

Ana Filipa, da Paróquia de Arroios, destacou que “é mais fácil aprender” desta forma mais prática e divertida.
 

Beatriz, de Alenquer, por sua vez, mostrou-se satisfeita por responder ao desafio lançado pelos seus catequistas: “Se vivermos com Deus, vivemos felizes, e se tivermos fé alcançamos os nossos objetivos”.
 

O grupo reuniu-se para a Eucaristia conclusiva na igreja de São Domingos, sob a presidência de D. Nuno Brás, bispo auxiliar de Lisboa.

“Convido-vos a fazerem a diferença. Onde vocês estão: nas vossas escolas, nas vossas famílias, na vossa catequese, nos vossos divertimentos convido-vos a fazerem a diferença. E a diferença faz-se assim: entregando-se completamente”, disse o responsável.
 

Fonte: Agência Ecclesia

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Cultura do descarte

“A cultura do descarte é uma das mais significativas sequelas do vírus do narcisismo”, escreve Furtado Fernandes num artigo que reflete sobre o provisório e o efémero que caracterizam a atualidade.

Ler Mais >>

Em Roma, uma Igreja que fala português

Uma eucaristia em Roma para fazer memória das virtudes heroicas do Pe. Alves Brás deu o mote à rubrica mensal de Cristiano Cirillo pela beleza da espiritualidade em viagem. Por entre a vida e Obra do Fundador da Família Blasiana, ficamos a conhecer a Igreja de Santo António dos Portugueses em Roma.

Ler Mais >>

Padre Joaquim Alves Brás celebrado em Roma

Com os olhos postos no centenário da sua ordenação sacerdotal, o Pe. Alves Brás foi celebrado em Roma por ocasião das datas do seu nascimento e morte. A Igreja de Santo António dos Portugueses acolheu a celebração eucarística e Murillo Missaci conta-nos os pormenores.

Ler Mais >>

Celebrar e fazer acontecer o novo e a novidade

Num tempo de interpelações e desafios constantes “não nos podemos esquecer deste recomeço, desta novidade e deste novo que cada Páscoa nos lembra e volta a fazer acontecer”, diz-nos Juan Ambrosio na sua crónica mensal para o Jornal da Família.

Ler Mais >>