Youcat Bible Day levou 2500 jovens às ruas da Baixa

Catequeses e missão de rua confluíram em grande manifestação, no Terreiro do Paço (Foto: Ricardo Perna - Família Cristã)

O Patriarcado de Lisboa promoveu este sábado (dia 10 novembro) a iniciativa Youcat Bible Day, que reuniu  2500 participantes, numa ação de evangelização de rua que decorreu na Baixa da capital portuguesa.
 

O padre Tiago Neto, responsável pelo setor da Catequese no Patriarcado de Lisboa, da organização evento, sublinhou à Agência ECCLESIA que o “grande encontro de adolescentes”, do 7.º ao 10.º ano da Catequese, quis ser “um dia de festa, de alegria, em volta da Bíblia”, num trabalho feito “em comunidade”.
 

Depois da primeira iniciativa do género, em 2016, o Patriarcado aliou-se novamente à PAULUS Editora para dar a conhecer a coleção de livros YOUCAT, dedicados aos jovens.
 

Segundo o padre Tiago Neto, a intenção é ajudar os jovens a “ter uma relação próxima com a fé” e manifestar, ao mesmo tempo, a “proximidade da Igreja aos jovens”.
 

Num dia de chuva, os milhares de participantes acorreram à igreja de São Domingos e foram depois divididos em 11 catequeses, sobre temas bíblicos e ligados ao recente Sínodo dos Bispos, que decorreu em outubro no Vaticano, sobre as novas gerações.
 

O programa continuou com uma missão de rua, que levou os jovens a interagir com várias pessoas que passavam pela Baixa.
 

Diana Prudêncio, da equipa de comunicação do setor da Catequese do Patriarcado de Lisboa, saudou o sucesso de um “dia fantástico”.
 

“Foi uma alegria muito grande”, assinala à Agência ECCLESIA, elogiando o desempenho dos mais de 100 voluntários, que se juntaram aos adolescentes e os seus catequistas.
 

A missão de rua levou a uma concentração no Terreiro do Paço, na qual os jovens se “encontraram” com algumas personagens bíblicas.
 

Ana Filipa, da Paróquia de Arroios, destacou que “é mais fácil aprender” desta forma mais prática e divertida.
 

Beatriz, de Alenquer, por sua vez, mostrou-se satisfeita por responder ao desafio lançado pelos seus catequistas: “Se vivermos com Deus, vivemos felizes, e se tivermos fé alcançamos os nossos objetivos”.
 

O grupo reuniu-se para a Eucaristia conclusiva na igreja de São Domingos, sob a presidência de D. Nuno Brás, bispo auxiliar de Lisboa.

“Convido-vos a fazerem a diferença. Onde vocês estão: nas vossas escolas, nas vossas famílias, na vossa catequese, nos vossos divertimentos convido-vos a fazerem a diferença. E a diferença faz-se assim: entregando-se completamente”, disse o responsável.
 

Fonte: Agência Ecclesia

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

E depois da pandemia?

“A sociedade está cansada e não tem tempo”, afirma Cristiana Moreira numa reflexão sobre a empatia, ou a falta dela, num tempo em que as vidas voltaram a ser “engolidas pela rotina”.

Ler Mais >>

«Alegres na esperança» (Rm 12, 12)

A caminho do Jubileu de 2025, a esperança torna-se o fio condutor da mensagem do Papa Francisco para a XXXVIII Jornada Mundial da Juventude, que se celebra a 26 de novembro, Solenidade de Cristo-Rei.

Ler Mais >>

Haverá anos letivos tranquilos?

Um olhar pelo passado para constatar que a instabilidade do presente não é algo novo. E em matéria de educação, mais do que lamentar a “instabilidade ” do arranque de mais um ano letivo, há que transmitir “serenidade e confiança às crianças e aos jovens”. O artigo de Jorge Cotovio na edição de novembro do Jornal da Família.

Ler Mais >>

Alarme para defender a vida na Terra

Estamos a chegar ao “ponto de rutura” escreve o Papa Francisco na Exortação ‘Laudate Deum’. Octávio Morgadinho traça no artigo deste mês as linhas gerais do novo documento papal que deixa o alerta: “um ser humano que pretenda tomar o lugar de Deus torna-se o pior inimigo de si mesmo”.

Ler Mais >>

Se queres a paz, prepara-te para a paz

Perante um mundo que nos é apresentado com “horrorosas imagens da guerra”, Juan Ambrosio acredita que “o mundo e a existência” continuam a ser “sustentados pelo amor e pela bondade”. E a chave para a paz reside na educação.

Ler Mais >>

Eslovénia, o dom da natureza

O Lago de Bled é um lugar rodeado de silêncio e de natureza onde se encontra o Santuário de Nossa Senhora da Assunção, ponto de encontro das famílias que ali peregrinam ao fim de semana. Fica na Eslovénia e encantou Cristiano Cirillo que fez dele o mote para a crónica da rubrica “A beleza da espiritualidade em viagem”.

Ler Mais >>