600 empresas editoras de jornais e revistas esperam aprovação de propostas para chegar a mais leitores e «melhorar a sustentabilidade» editorial

Associação Portuguesa de Imprensa e Associação de Imprensa de Inspiração Cristã escreveram aos deputados.

A Associação Portuguesa de Imprensa (API) e a Associação de Imprensa de Inspiração Cristã (AIC) pedem que sejam aprovadas propostas de “alteração à Lei do Orçamento do Estado” 2019, que consideram importantes para as “600 empresas editoras” que representam.

As medidas podem “minorar entraves e dificuldades no acesso dos cidadãos aos media em Portugal e melhorar a sustentabilidade das empresas editoras de publicações periódicas portuguesas”, lê-se no comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.

A Associação Portuguesa de Imprensa e a Associação de Imprensa de Inspiração Cristã “saúdam” as propostas do Partido Social Democrático, do Partido Socialista e do CDS-PP que pretendem “implementar, com a maior urgência e diligência”, a aplicação da nova norma europeia que “equaliza o IVA dos conteúdos jornalísticos eletrónicos ao das publicações periódicas em papel”, aplicando-se assim em 2019 “a taxa de IVA reduzida de 6% a estas importantes transações para o futuro dos media digitais”.

A nota conjunta pretende “sensibilizar” os deputados para aprovarem as propostas ao OE2019 que está em discussão na Assembleia da República e que têm “incidência na atividade das 600 empresas editoras de jornais e revistas que representam”.

A API e a AIC verificaram também “a oportunidade” das propostas do Partido Social Democrático (PSD) que pretendem “apoiar, especialmente, a Imprensa Regional” num desconto no IRS das famílias “dos valores de aquisição de publicações periódicas regionais até ao montante de 250€” e de um benefício fiscal para efeito de determinação de lucro tributável em sede de IRC, “no valor correspondente a 120% nas empresas que adquiram publicidade na comunicação regional e local”.

A nota realça ainda “uma importante e fundamental proposta de aditamento” do PSD ao Decreto-Lei nº23/2015, de 6 de fevereiro – Lei dos Apoios do Estado à Comunicação Social – e “sem qualquer implicação orçamental”, que determina que o despacho conjunto que fixa os montantes “a atribuir a cada tipologia de apoio e a cada área regional seja publicado impreterivelmente durante o mês de abril de cada ano”.

Nas últimas semanas, as direções das associações participaram em reuniões com vários grupos parlamentares no contexto do Orçamento de Estado 2019, que está em discussão na Assembleia da República.

Neste contexto, a Associação Portuguesa de Imprensa e a Associação de Imprensa de Inspiração Cristã esperam que “todos os deputados” no Parlamento “apoiem todas as alterações”.

Fontee: Agência Ecclesia

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Basílica de São Paulo fora dos Muros

É das mais importantes e imponentes basílicas papais e faz memória daquele que terá sido o primeiro grande missionário da Igreja. Cristiano Cirillo faz-nos uma visita guiada à Basílica de São Paulo fora dos Muros.

Ler Mais >>

É um dia belo o Dia-do-Pai com vistas para Deus

“Salta à vista que celebrar o pai é reunir a família, pais e filhos, avôs e netos, e avivar o mistério da vida e do amor, da paz, do pão, do vinho e da alegria, pautas novas que tanta falta fazem ao nosso mundo indiferente, violento e salitrado, em que muitas vezes não se vê nenhum céu azul ou estrelado” (Comissão Episcopal do Laicado e Família)

Ler Mais >>

25 anos de missão em Cabinda

O bispo da diocese de Cabinda agradece missão das Cooperadoras da Família ao longo de 25 anos nesta diocese angolana e chama “grande obra” ao Complexo Escolar Brazita, no Bairro do Mbuco, que acolhe mais de 900 alunos.

Ler Mais >>

Refletir a “Família” em família

Os núcleos MLC (Movimento por um Lar Cristão) de Portalegre e Lisboa levaram a cabo dois retiros para famílias. O objetivo foi refletir a “Família” em família com a ajuda de dois orientadores com vasta experiência académica e teológica na área da pastoral familiar.

Ler Mais >>