As Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) de 2022, presididas pelo Papa, irão decorrer em Portugal. A notícia é avançada pelo blogue “Religionline” que adianta que a região de Lisboa acolherá os actos principais – nomeadamente o fim-de-semana de celebração”.
Segundo a página “o anúncio será feito no Panamá” onde decorrem as próximas JMJ, entre 23 e 27 de janeiro. Segundo este mesmo artigo D. Manuel Clemente, patriarca de Lisboa, estará presente nestas Jornadas para receber o testemunho do Papa e do bispo do Panamá.
“Nessa ocasião, o patriarca de Lisboa, acompanhado de uma delegação de jovens portugueses e de Lisboa, receberá a cruz das jornadas – o mais importante símbolo das JMJ, que os jovens do país de acolhimento transportarão e que servirá de centro para diferentes iniciativas, ao longo do tempo de preparação”, lê-se no texto.
A notícia adianta ainda que o “Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, prevê estar no Panamá também para as JMJ de janeiro”, na expetativa de que o Papa Francisco anuncie que as próximas jornadas sejam em Portugal.
As últimas edições da JMJ, o maior acontecimento juvenil da Igreja Católica, decorreram em Colónia (2005), Sidney (2008) e Madrid (2011), com o Papa Bento XVI, e Rio de Janeiro (2013) e Cracóvia (2016), com Francisco. As próximas decorrerão em janeiro de 2019 no Panamá, cujo programa já foi apresentado.