Jornal da Família – edição janeiro 2019

É a primeira edição de 2019. O Jornal da Família já está a chegar a casa dos assinantes.

O início do novo ano será marcado, a nível eclesial, pelas Jornadas Mundiais da Juventude que decorrem de 22 a 27 de janeiro no Panamá. Nesta edição saiba o que o Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil do Porto está a preparar para reproduzir o espírito das jornadas para os jovens portugueses que não conseguirem deslocar-se ao Panamá.

Em 2019 a família parece estar nas preocupações do executivo português. Conheça o programa “3 em linha” que tem como objetivo promover um maior equilíbrio entre a vida profissional, pessoal e familiar.

Fique também a conhecer o novo organismo do Vaticano dedicado à Família. O Observatório Internacional para a Família tem o objetivo de avaliar e salientar o impacto que a família tem na formação e no desenvolvimento da sociedade atual.      

Nesta edição o destaque vai também para um estudo sobre o estilo de vida dos adolescentes portugueses que refere que o número de jovens que não gosta da escola triplicou nos últimos 20 anos.

O ano arrancou com a tradicional mensagem papal para o Dia Mundial da Paz. Octávio Morgadinho analisa nesta edição a mensagem deste ano do Papa Francisco intitulada “A boa política está ao serviço da paz”.

Ao entrarmos em 2019 Juan Ambrosio desafia-nos a “ousarmos um novo olhar”, a aprender a olhar a realidade como Jesus a olhava. 

Nesta edição damos-lhe também conta das preocupações que o Vaticano e o Conselho Mundial das Igrejas levaram à Cimeira do Clima – COP24, que se realizou no passado mês de dezembro na Polónia.

A mudança de ano é sempre ocasião para projetarmos novas metas e novos desafios. E que tal começar pela sua saúde? Nesta edição deixamos-lhe alguns conselhos.

No novo ano o Jornal da Família continua com o bom humor do “Cantinho Recreativo”, a cargo de Fabião Baptista, e com as receitas de culinária das Cooperadoras da Família: Lucinda Teixeira e Teresa do Céu.

E já lá vão quase seis décadas de existência. O Jornal da Família faz 59 anos. A data foi assinalada pelo colaborador de longos anos Fabião Baptista no habitual artigo de opinião.

Bom Ano com votos de muitas leituras!

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Cultura do descarte

“A cultura do descarte é uma das mais significativas sequelas do vírus do narcisismo”, escreve Furtado Fernandes num artigo que reflete sobre o provisório e o efémero que caracterizam a atualidade.

Ler Mais >>

Em Roma, uma Igreja que fala português

Uma eucaristia em Roma para fazer memória das virtudes heroicas do Pe. Alves Brás deu o mote à rubrica mensal de Cristiano Cirillo pela beleza da espiritualidade em viagem. Por entre a vida e Obra do Fundador da Família Blasiana, ficamos a conhecer a Igreja de Santo António dos Portugueses em Roma.

Ler Mais >>

Padre Joaquim Alves Brás celebrado em Roma

Com os olhos postos no centenário da sua ordenação sacerdotal, o Pe. Alves Brás foi celebrado em Roma por ocasião das datas do seu nascimento e morte. A Igreja de Santo António dos Portugueses acolheu a celebração eucarística e Murillo Missaci conta-nos os pormenores.

Ler Mais >>

Celebrar e fazer acontecer o novo e a novidade

Num tempo de interpelações e desafios constantes “não nos podemos esquecer deste recomeço, desta novidade e deste novo que cada Páscoa nos lembra e volta a fazer acontecer”, diz-nos Juan Ambrosio na sua crónica mensal para o Jornal da Família.

Ler Mais >>