Covilhã presta homenagem a Monsenhor Alves Brás

Sessão de homenagem e exposição sobre Vida e Obra recordam legado de Monsenhor Alves Brás no concelho da Covilhã

No próximo dia 20 de março a Câmara Municipal da Covilhã vai homenagear Monsenhor Alves Brás. Uma iniciativa que partiu de César Craveiro, presidente da Junta de Freguesia de Casegas, aldeia natal de Monsenhor Brás, acolhida pelo executivo camarário.

A sessão de homenagem, que irá decorrer a partir das 21h00 no Salão Nobre dos Paços do Concelho, contará com intervenções de Monsenhor Arnaldo de Pinto Cardoso, Postulador da Causa de Canonização de Monsenhor Alves Brás, Alice Cardoso, Coordenadora Geral do Instituto Secular das Cooperadoras da Família, e D. Manuel da Rocha Felício, Bispo da Guarda.

A sessão de homenagem , que decorre no dia em que se celebram 120 anos do nascimento de Monsenhor Alves Brás, contará também com momentos musicais pela EPABI, Escola Profissional de Artes da Beira Interior, sedeada na Covilhã.

Uma iniciativa que pretende homenagear um homem cujo legado continua a servir o concelho da Covilhã através da Obra de Santa Zita da cidade, com creche e jardim de infância, e através do Centro de Cooperação Familiar na aldeia de Casegas. Obras que nas palavras da Vereadora da Cultura, “continuam a promover o bem e a felicidade, particularmente no seio da família”. Para Regina Gouveia a “preservação do seu legado e da ação social que fundou em Casegas, o orgulho e a admiração partilhados por seus descendentes e conterrâneos, especialmente pelo Senhor César Craveiro, presidente da Junta de Freguesia de Casegas, só podem ser marcas de uma obra que continua a inspirar e a servir a sociedade”.

Integrada na sessão de homenagem estará também patente ao público uma exposição no átrio da Câmara Municipal da Covilhã contemplando uma síntese cronológica da Vida e Obra de Monsenhor Alves Brás, a sua obra na Covilhã, com destaque para a Casa de Santa Zita na cidade, a Casa Museu e o Centro de Cooperação Familiar em Casegas.

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Meu ‘querido’ telemóvel

O arranque do ano letivo voltou a lançar a preocupação sobre o uso do telemóvel nas escolas. O Governo recomendou a sua proibição no 1.º e 2.º ciclos. Para Jorge Cotovio o telemóvel veio para ficar e o “essencial será os pais educarem os filhos para a utilização racional e equilibrada do telemóvel”.

Ler Mais >>

Aspetos Gerais da Saúde em Portugal

João M. Videira Amaral é médico-pediatra e professor catedrático jubilado da Faculdade de Ciências Médicas da Nova Medical School, da Universidade Nova de Lisboa. É o mais recente colaborador do Jornal da Família e ao longo das próximas edições vai escrever sobre alguns dos aspetos da Saúde em Portugal na rubrica intitulada “Crónicas da Saúde”.

Ler Mais >>

Loreto – A vida quotidiana da Sagrada Família

O Santuário da Santa Casa de Loreto, na região de Marche, em Itália, é o local onde, segundo a tradição, o Anjo anunciou a Maria a maternidade divina e onde viveu a Sagrada Família de Nazaré. A história é contada por Cristiano Cirillo em mais uma rubrica sobre a beleza da espiritualidade em viagem.

Ler Mais >>

Fé católica e saúde mental

Como pode a Igreja dar o seu contributo para a saúde mental. O tema é trazido a reflexão por Murillo Missaci no contexto da sinodalidade que aposta numa Igreja que caminha com todos.

Ler Mais >>

O elogia da leitura

Há vida para além dos ecrãs. Devem ser usados com “conta, peso e medida”, sobretudo pelas crianças onde o brincar e a leitura devem ter o seu espaço. A reflexão de Furtado Fernandes.

Ler Mais >>