Uma “Igreja-família” para promover o Valor da Vida

Semana da Vida: um convite à reflexão sobre o Valor da Vida no seio da família e da Igreja

A Semana da Vida 2019 decorre este ano de 12 a 19 de maio e tem por tema “há vida/há futuro”. Promovida pela Comissão Episcopal do Laicado e Família (CELF) e dinamizada pela Departamento Nacional da Pastoral Familiar, a Semana da Vida é um convite à reflexão sobre o Valor da Vida no seio da família e da Igreja.

O Valor da Vida “não se questiona”, “não se adjetiva”, “não se circunscreve no tempo”, pode ler-se na mensagem que contextualiza o guião divulgado pela CELF.

As palavras do Papa Francisco num encontro com jovens e idosos em 2018 dão o mote à reflexão. “A nossa identidade não é o bilhete de identidade que temos: a nossa identidade tem raízes e, ouvindo os idosos, nós encontramos as nossas raízes, como a árvore, que tem as próprias raízes para crescer, florescer e dar fruto”.

 Pegando na imagem das árvores a mensagem acrescenta que “o Valor da Vida como que cresce à sombra de árvores frondosas, com troncos sólidos e robustos” e “se pensarmos nestas árvores frondosas como famílias com gente de carne e osso, percebemos melhor como pode o Valor da Vida crescer no seio de uma Família”.

“À sombra de uma Família, todos cabem, todos crescem, todos vivem. À sombra de uma Família, há passado e presente e futuro”, lê-se na mensagem.

Mas fica a interrogação: “seremos também capazes de entender que a defesa da Vida passa claramente, pela defesa da Família e, de um modo tão atual e pertinente, pela atenção aos mais novos?…”

A mensagem retoma as palavras do Papa Francisco no Panamá: “os jovens não são Futuro mas são Presente” e as palavras do Presidente da Comissão Episcopal do Laicado e Família, D. Joaquim Mendes, na sua intervenção, aquando da 14.ª Congregação sinodal: “Creio que não se pode educar e evangelizar sem chegar ao coração, e para chegar ao coração é preciso amar, acolher incondicionalmente, proporcionar uma experiência impregnada de um verdadeiro espírito de família”.

É aqui que reside o conceito de “Igreja-família” que “é capaz de dar resposta aos anseios dos jovens” e nas palavras de D. Joaquim Mendes “abrir caminho para o seu encontro pessoal com Jesus, com o Evangelho, conduzir à descoberta do sentido da vida, da alegria do serviço e do compromisso na transformação da própria Igreja e sociedade”.

“Se deixarmos que todas estas palavras nos toquem o coração, a Semana da Vida vai para lá dos limites do seu tempo, desafia-nos enquanto Famílias, inquieta-nos enquanto cristãos”, conclui a mensagem.

A Semana da Vida decorre, habitualmente, na semana em que se celebra o Dia Internacional da Família (15 de maio) e este ano é celebrada em contexto de Ano Missionário.

Guião Semana da Vida
Oração Semana da Vida

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Com sobriedade e intensidade

Numa época com forte apelo ao consumismo, Juan Ambrosio evoca a ‘Laudato si’ para nos alertar para o sobriedade sem nunca perder o sentido cristão do Natal.

Ler Mais >>

O Papa Francisco e a COP28

Por estes dias, decorre no Dubai a COP28. O que se espera da Cimeira do Clima? Acelerar a descarbonizarão e compensar o Sul Global onde é maior o impacto das alterações climáticas. A análise de Murillo Missaci.

Ler Mais >>

Inteligência espiritual

O que é a inteligência espiritual? É a inteligência que “pretende capacitar-nos para lidar com a fugacidade da vida e as vicissitudes do tempo”, explica Furtado Fernandes num artigo focado no “sentido da vida

Ler Mais >>

E depois da pandemia?

“A sociedade está cansada e não tem tempo”, afirma Cristiana Moreira numa reflexão sobre a empatia, ou a falta dela, num tempo em que as vidas voltaram a ser “engolidas pela rotina”.

Ler Mais >>