Bispos convidam irmãos a conservar e cuidar os laços fraternos

Comissão Episcopal do Laicado e Família publica mensagem para o Dia dos Irmãos, celebrado a 31 de maio.

Com o título “É sempre possível recomeçar!” a Comissão Episcopal do Laicado e Família (CELF) assinala o Dia dos Irmãos, celebrado a 31 de maio, com uma mensagem que assenta na superação de “conflitos e desavenças”. “É fundamental conservar e cuidar dos nossos laços fraternos, sobretudo quando surgem e se prolongam conflitos e desavenças”, escrevem os bispos portugueses.

Para a CELF “o convívio de irmãos pode ser o espaço onde se vai descobrindo como Deus também nos fala através do erro e do fracasso”. Para curar traições ou ofensas “é imperioso descobrir uma leitura dos factos que evidencie o bem que nasceu do mal” e essas leituras têm de ser “verdadeiras e não inventadas”, tem de haver “muito esforço-amor para descobrir uma verdade mais profunda do que a que vemos diante dos olhos”.

Os bispos recordam o bem que fazem os “relacionamentos verdadeiramente fraternos construídos na vida em comum, nas aventuras, nas descobertas, na solidariedade, na proximidade, na cumplicidade, na diversidade, na entreajuda, na cooperação e divisão de tarefas, na alegria e na tristeza, nas emoções boas e más, na tolerância, na reconciliação, nas raízes e na memória” que devem pautar a relação entre os irmãos.

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Encerramento do Jubileu de Ordenação Sacerdotal do Pe. Joaquim Alves Brás

Família Blasiana encerra em Fátima Jubileu de Ordenação Sacerdotal do Pe. Joaquim Alves Brás. “Com Maria, guardiã das famílias, agradecemos o dom do Pe. Brás” é o mote da celebração marcado pela Peregrinação ao Santuário e um momento cultural e recreativo no Auditório Paulo VI, que conta com a música de Alda Casqueira e Animatus Band.

Ler Mais >>

Desafios da Pastoral Familiar: olhar a realidade concreta e cuidar

Olhar a realidade concreta e cuidar são os grandes desafios apontados por Claudia Leal Luna para a Pastoral Familiar. A docente do Pontifício Instituto João Paulo II para as Ciências do Matrimónio e da Família passou por Portugal para participar no congresso “Atravessados pelo Amor e Pela Esperança – Cuidar as famílias com(o) o Pe. Brás”.

Ler Mais >>

Esta é a hora do amor – Leão XIV

A escolha do nome e as primeiras intervenções do novo Papa indicam um caminho. Juan Ambrosio revisitou as primeiras intervenções de Leão XIV e traça as primeiras impressões sobre o novo Papa.

Ler Mais >>