Bispos convidam irmãos a conservar e cuidar os laços fraternos

Comissão Episcopal do Laicado e Família publica mensagem para o Dia dos Irmãos, celebrado a 31 de maio.

Com o título “É sempre possível recomeçar!” a Comissão Episcopal do Laicado e Família (CELF) assinala o Dia dos Irmãos, celebrado a 31 de maio, com uma mensagem que assenta na superação de “conflitos e desavenças”. “É fundamental conservar e cuidar dos nossos laços fraternos, sobretudo quando surgem e se prolongam conflitos e desavenças”, escrevem os bispos portugueses.

Para a CELF “o convívio de irmãos pode ser o espaço onde se vai descobrindo como Deus também nos fala através do erro e do fracasso”. Para curar traições ou ofensas “é imperioso descobrir uma leitura dos factos que evidencie o bem que nasceu do mal” e essas leituras têm de ser “verdadeiras e não inventadas”, tem de haver “muito esforço-amor para descobrir uma verdade mais profunda do que a que vemos diante dos olhos”.

Os bispos recordam o bem que fazem os “relacionamentos verdadeiramente fraternos construídos na vida em comum, nas aventuras, nas descobertas, na solidariedade, na proximidade, na cumplicidade, na diversidade, na entreajuda, na cooperação e divisão de tarefas, na alegria e na tristeza, nas emoções boas e más, na tolerância, na reconciliação, nas raízes e na memória” que devem pautar a relação entre os irmãos.

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Basílica de São Paulo fora dos Muros

É das mais importantes e imponentes basílicas papais e faz memória daquele que terá sido o primeiro grande missionário da Igreja. Cristiano Cirillo faz-nos uma visita guiada à Basílica de São Paulo fora dos Muros.

Ler Mais >>

É um dia belo o Dia-do-Pai com vistas para Deus

“Salta à vista que celebrar o pai é reunir a família, pais e filhos, avôs e netos, e avivar o mistério da vida e do amor, da paz, do pão, do vinho e da alegria, pautas novas que tanta falta fazem ao nosso mundo indiferente, violento e salitrado, em que muitas vezes não se vê nenhum céu azul ou estrelado” (Comissão Episcopal do Laicado e Família)

Ler Mais >>

25 anos de missão em Cabinda

O bispo da diocese de Cabinda agradece missão das Cooperadoras da Família ao longo de 25 anos nesta diocese angolana e chama “grande obra” ao Complexo Escolar Brazita, no Bairro do Mbuco, que acolhe mais de 900 alunos.

Ler Mais >>

Refletir a “Família” em família

Os núcleos MLC (Movimento por um Lar Cristão) de Portalegre e Lisboa levaram a cabo dois retiros para famílias. O objetivo foi refletir a “Família” em família com a ajuda de dois orientadores com vasta experiência académica e teológica na área da pastoral familiar.

Ler Mais >>