Bispos convidam irmãos a conservar e cuidar os laços fraternos

Comissão Episcopal do Laicado e Família publica mensagem para o Dia dos Irmãos, celebrado a 31 de maio.

Com o título “É sempre possível recomeçar!” a Comissão Episcopal do Laicado e Família (CELF) assinala o Dia dos Irmãos, celebrado a 31 de maio, com uma mensagem que assenta na superação de “conflitos e desavenças”. “É fundamental conservar e cuidar dos nossos laços fraternos, sobretudo quando surgem e se prolongam conflitos e desavenças”, escrevem os bispos portugueses.

Para a CELF “o convívio de irmãos pode ser o espaço onde se vai descobrindo como Deus também nos fala através do erro e do fracasso”. Para curar traições ou ofensas “é imperioso descobrir uma leitura dos factos que evidencie o bem que nasceu do mal” e essas leituras têm de ser “verdadeiras e não inventadas”, tem de haver “muito esforço-amor para descobrir uma verdade mais profunda do que a que vemos diante dos olhos”.

Os bispos recordam o bem que fazem os “relacionamentos verdadeiramente fraternos construídos na vida em comum, nas aventuras, nas descobertas, na solidariedade, na proximidade, na cumplicidade, na diversidade, na entreajuda, na cooperação e divisão de tarefas, na alegria e na tristeza, nas emoções boas e más, na tolerância, na reconciliação, nas raízes e na memória” que devem pautar a relação entre os irmãos.

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

O encanto de uma pequena capela

A rubrica “A Beleza da espiritualidade em viagem” da edição agosto/setembro do Jornal da Família passa por Portugal. Cristiano Cirillo esteve no Porto e deixou-se encantar pela Capela das Almas.

Ler Mais >>

“Animem-se, não tenham medo”, pede Francisco aos jovens

Francisco veio pedir aos jovens uma Igreja inclusiva, uma Igreja alegre, que partilhe essa alegria com os outros. Perante os dramas do mundo atual e de cada um, Francisco trouxe a palavra “esperança” e alertou para o virtual. O que fica dos discursos e homilias dos principais encontros do Papa com os jovens da JMJ Lisboa 2023.

Ler Mais >>

JMJ, o mundo para além do que os olhos conseguem ver

A experiência vai ficar para a vida e pode modificar vidas. O grupo juvenil “Focos de Esperança” participou na JMJ e convidou outros jovens a fazer esta experiência única. Juntos percorreram Lisboa, os passos do Papa Francisco e viveram momentos únicos.

Ler Mais >>

Confiança: um valor inestimável

A confiança nas instituições e a confiança na família são dois pilares essenciais à vida do ser humano em sociedade. Um tema a merecer a reflexão de Furtado Fernandes.

Ler Mais >>