O Secretariado Nacional das Comunicações Sociais vai promover a 30 de maio um debate sobre o tema “Esta é a rede que queremos”. Juntará no auditório da Rádio Renascença, em Lisboa, Nello Scavo, escritor e jornalista, Nelson Ribeiro, professor da Universidade Católica Portuguesa e Irina Shev, jornalista da SIC. Um debate que será moderado por Paulo Rocha, diretor da Agência Ecclesia.
O evento pretende assinalar o Dia Mundial das Comunicações Sociais (DMCS) que este ano se assinala a 2 de junho.
A sessão conta também com a apresentação do livro “Fake Pope”, editado pelas Paulinas Editora, onde estará presente Nello Scavo, um dos autores da obra, e Begoña Iñiguez, jornalista da Cadena COPE.
Nesta sessão será também entregue o Prémio de Jornalismo Dom Manuel Falcão ao vencedor da edição 2018 e o prémio honorífico ao jornal «Diário do Minho», por ocasião do seu centenário.
A abertura do evento estará a cargo do presidente do Conselho de Gerência da Rádio Renascença e bispo auxiliar de Lisboa, D. Américo Aguiar, e a apresentação da Mensagem do Papa para o DMCS será feita por D. João Lavrador, presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais e bispo de Angra.
A mensagem do Papa Francisco para o DMCS 2019 tem por tema: “Das comunidades de redes sociais à comunidade humana” e vê nas potencialidades da comunicação digital uma oportunidade para promover o encontro com o outro.