Papa recebeu responsáveis pela pastoral vocacional na Europa

Trabalhar “pelas vocações” não significa “procurar novos sócios para um clube”, afirma Francisco.

O Papa Francisco recebeu hoje (6 de junho) no Vaticano os responsáveis pela pastoral vocacional na Europa. Portugal esteve representado por D. António Augusto Azevedo, presidente da comissão episcopal responsável pelo sector.

Francisco disse aos participantes na audiência que, para ajudar um jovem a descobrir a sua vocação, é necessário “paciência e capacidade de ouvir”, um desejo de “ficar cansado”.

O pontífice deixou de lado o discurso que tinha preparado para os participantes do Congresso dos Centros Nacionais para as Vocações das Igrejas da Europa, referindo, de improviso, que trabalhar “pelas vocações” não significa “procurar novos sócios para um clube”.

“O crescimento da Igreja faz-se por atração, não por proselitismo”, insistiu.

Francisco destacou que os jovens “são diferentes em todos os lugares, mas são iguais em ansiedade, em sede de grandeza, no desejo de fazer o bem”.

Fonte: Agência Ecclesia

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Cultura do descarte

“A cultura do descarte é uma das mais significativas sequelas do vírus do narcisismo”, escreve Furtado Fernandes num artigo que reflete sobre o provisório e o efémero que caracterizam a atualidade.

Ler Mais >>

Em Roma, uma Igreja que fala português

Uma eucaristia em Roma para fazer memória das virtudes heroicas do Pe. Alves Brás deu o mote à rubrica mensal de Cristiano Cirillo pela beleza da espiritualidade em viagem. Por entre a vida e Obra do Fundador da Família Blasiana, ficamos a conhecer a Igreja de Santo António dos Portugueses em Roma.

Ler Mais >>

Padre Joaquim Alves Brás celebrado em Roma

Com os olhos postos no centenário da sua ordenação sacerdotal, o Pe. Alves Brás foi celebrado em Roma por ocasião das datas do seu nascimento e morte. A Igreja de Santo António dos Portugueses acolheu a celebração eucarística e Murillo Missaci conta-nos os pormenores.

Ler Mais >>

Celebrar e fazer acontecer o novo e a novidade

Num tempo de interpelações e desafios constantes “não nos podemos esquecer deste recomeço, desta novidade e deste novo que cada Páscoa nos lembra e volta a fazer acontecer”, diz-nos Juan Ambrosio na sua crónica mensal para o Jornal da Família.

Ler Mais >>