Avaliar e perspetivar

“Ide! Fazei o que Ele vos disser. Bondade e Alegria”. É este o imperativo que dará corpo ao novo Plano de Vida e Ação do ISCF.

Foi com este propósito que as Coordenadoras do Instituto Secular das Cooperadoras da Família (ISCF), bem como os elementos da Direção da Obra de Santa Zita e do Centro de Cooperação Familiar, se reuniram Fátima de 7 a 11 de junho.

Dinamizado pelo mote: “Ide onde ninguém vai – humildade e profecia”, o ano 2018/2019 foi um ano cheio de dinamismo missionário. Com simplicidade e alegria, as Cooperadoras procuraram dar rosto à sua missão específica – “O cuidado da santificação da Família”. Dentro das reais possibilidades, partiram há um ano atrás, calcorreando os caminhos do seu coração, a fim de crescerem em humildade e profecia e realizaram uma série considerável de iniciativas, com o propósito de envolver utentes e respetivos familiares, colaboradores e amigos, neste dinamismo missionário. Acresce a tudo isto os contactos pessoais e de presença nos diversos ambientes onde estão inseridas por motivos profissionais e outros, vividos com o mesmo propósito. 

Na Eucaristia que coroava o dia da avaliação, as Cooperadoras puderam dar graças a Deus por toda a vida gerada e pedir perdão, pelo que não esteve tão bem. Foi um ano muito intenso. Não obstante o cansaço se fazer sentir, cada Cooperadora procurou dar o melhor, para viver e realizar intensamente este desejo do seu Fundador. Ao longo do ano, as Cooperadoras sentiram, a atualidade, a força e o dinamismo missionário deste imperativo, que revigorou e fortaleceu o espírito apostólico inscrito no ADN da sua vocação. 

Preocupadas, mas confiantes, no dia oito, com a ajuda do sacerdote Salesiano João Chaves, procuraram olhar, com confiança e esperança o “Carisma, missão, obras e projetos sustentáveis no futuro”. Em sintonia com o Sentir da igreja, refletiram também os dois últimos documentos saídos da Conferência Episcopal Portuguesa, procurando dissecar dos mesmos as consequências para a realização da sua ação apostólica, junto das Famílias.

Perspetivar o novo ano, mantendo o mesmo dinamismo missionário, em sintonia com uma “igreja em saída”, como exorta o Papa Francisco e, com o contributo de todas as presentes, esboçaram-se as grandes linhas, decorrentes do novo tema escolhido para dinamizar o ano social e apostólico 2019/2020, que se inspira no mandato de Nossa Senhora aos servos, nas Bodas de Caná e no tema de sexénio: (“No coração do mundo, com o coração de Deus ao serviço da Família”): “Ide! Fazei o que Ele vos disser. Bondade e Alegria”. É este o imperativo que dará corpo ao novo Plano de Vida e Ação. 

Conceição Vieira, Vice-coordenadora do ISCF

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Peregrinação a Donas para fazer memória do Pe. Brás

No próximo dia 14 de setembro a Família Blasiana peregrina a Donas, paróquia nos arredores do Fundão onde o Pe. Joaquim Alves Brás foi pároco de 1925 a 1930. Um evento inserido no contexto do Ano Jubilar que está a assinalar os 100 anos de Ordenação Sacerdotal do Fundador da Família Blasiana.

Ler Mais >>

(II) Padre Joaquim Alves Brás – Cem anos de Sacerdócio em prol da Família

“A minha casa, não será uma casa de portas fechadas, para os habitantes desta freguesia, mas todos, todos, terão nela entrada”, afirmou o Pe. Alves Brás, há cerca de 100 anos, na sua primeira homilia. ”Todos, todos”, palavras que mais recentemente ecoaram pelo mundo quando foram proferidas pelo Papa Francisco na JMJ Lisboa 2023. Um artigo de Conceição Brites que demostra como o Pe. Brás foi um homem à frente do seu tempo.

Ler Mais >>

(I) Padre Joaquim Alves Brás – Cem anos de Sacerdócio em prol da Família

“Celebrar cem anos de ordenação sacerdotal do Padre, Monsenhor, Joaquim Aves Brás é tomar consciência que o que vamos celebrar são mesmo os cem anos do seu sacerdócio, e não apenas os quarenta e um anos que ele exerceu cá na terra”, afirma a Cooperadora da Família Conceição Brites num artigo que recorda a primeira homilia do Pe. Brás na Paróquia de Donas.

Ler Mais >>

“O Botãozinho” – 50 anos a inovar e a educar nos valores

Começou com 30 crianças, divididas por duas salas. Hoje acolhe 260 em 14 salas, mas o espaço continua a ser pequeno para a procura. O Centro de Cooperação Familiar, Creche e Pré-escolar “O Botãozinho”, celebrou 50 anos de vida. Meio século marcado pela inovação e pela fidelidade ao carisma das Cooperadoras da Família.

Ler Mais >>

Ousar contemplar e testemunhar a beleza

Parar para contemplar a beleza da humanidade e dela ser testemunho. O convite é de Juan Ambrosio e bem que pode começar a ser posto em prática nestes dias onde a rotina de um ano de trabalho dá lugar a dias mais descansados.

Ler Mais >>

“ Os Pais não têm prazo de validade”

A presença dos pais na escola é fundamental para um acompanhamento do percurso educativo de crianças e jovens. Independentemente do ciclo educativo que frequentem, Goretti Valente convida os pais a irem à escola.

Ler Mais >>