Desafio dos avós: ensinar aos netos que é mais importante interagir com pessoas do que com máquinas

Mensagem da Comissão Episcopal Laicado e Família para o Dia dos Avós rejeita “qualquer forma de violência, exploração ou abuso em relação aos mais velhos”.

A Comissão Episcopal Laicado e Família (CELF) defende que não se pode “aceitar uma mentalidade de impaciência, de indiferença, de desprezo e muito menos tolerar qualquer forma de violência, exploração ou abuso em relação aos mais velhos”.  Mas deve-se “despertar o sentido coletivo de gratidão, apreço, hospitalidade, que faça o idoso sentir-se parte viva da nossa família, comunidade e sociedade”, escreve a CELF.

Por ocasião do Dia dos Avós, que se assinala a 26 de julho, memória liturgia de São Joaquim e Santa Ana, avós de Jesus,  os bispos portugueses desafiam os avós a ensinar aos netos que “é mais importante escutar, contemplar, conversar, partilhar, discutir e interagir com pessoas do que lidar com máquinas”. 
 

Não obstante os instrumentos eletrónicos sofisticados “é cada vez mais urgente” ajudar as novas gerações a “interiorizar que a comunicação, a ternura, a relação, o olhar e o abraço humanos são insubstituíveis”, defendem os bispos.

Numa mensagem intitulada “Transmitir valores humanos e cristão” a CELF apela para que os “encontro e reencontros” do tempo de verão “sejam ocasião propícia para que os avós transmitam os grandes valores humanos e cristãos aos seus netos”. Que os avós, através do “testemunho” e da “palavra”  possam “falhar-lhes de Jesus” e “transmitir a fé”.

“Que todos os netos saibam valorizar o papel insubstituível dos seus avós e de todos os idosos”, defende a Comissão Episcopal Laicado e Família. 

“Unimo-nos aos netos e com eles felicitamos os avós neste dia que lhes queremos dedicar com alegria e gratidão!”, concluem os bispos portugueses.

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Encerramento do Jubileu de Ordenação Sacerdotal do Pe. Joaquim Alves Brás

Família Blasiana encerra em Fátima Jubileu de Ordenação Sacerdotal do Pe. Joaquim Alves Brás. “Com Maria, guardiã das famílias, agradecemos o dom do Pe. Brás” é o mote da celebração marcado pela Peregrinação ao Santuário e um momento cultural e recreativo no Auditório Paulo VI, que conta com a música de Alda Casqueira e Animatus Band.

Ler Mais >>

Desafios da Pastoral Familiar: olhar a realidade concreta e cuidar

Olhar a realidade concreta e cuidar são os grandes desafios apontados por Claudia Leal Luna para a Pastoral Familiar. A docente do Pontifício Instituto João Paulo II para as Ciências do Matrimónio e da Família passou por Portugal para participar no congresso “Atravessados pelo Amor e Pela Esperança – Cuidar as famílias com(o) o Pe. Brás”.

Ler Mais >>

Esta é a hora do amor – Leão XIV

A escolha do nome e as primeiras intervenções do novo Papa indicam um caminho. Juan Ambrosio revisitou as primeiras intervenções de Leão XIV e traça as primeiras impressões sobre o novo Papa.

Ler Mais >>