Convite surpresa

Cooperadoras da Família assinalam em Casegas os 94 anos de ordenação e 1ª Missa do Padre Joaquim Alves Brás.

O convite surgiu quase em cima do acontecimento e não deixou de causar alguma surpresa: “vamos a Casegas assinalar os 94 anos de ordenação e 1ª Missa  do Padre Joaquim Alves Brás”.
 

O convite foi lançado às Cooperadoras da Família do centro de Castelo Branco, mas logo se estendeu à Guarda, Covilhã e claro Casegas.
 

Era o dia 21 de julho de 2019, um domingo de temperaturas muito elevadas.
 

Ir à fonte é sempre refrescante e revigorante e num dia de canícula ainda reforça mais este sentimento. Oportunidades destas fortalecem os laços que nos unem em ideal e missão. 
 

Foi um acontecimento simples, descontraído entre um almoço em família, possibilidade de saborear frescos momentos à sombra das árvores e da água da ribeira; percorrer os mesmos caminhos tantas vezes pisados pelo Padre Brás; “contactar” quase fisicamente com a sua pessoa na Casa Museu; rezar com a comunidade na Igreja paroquial …













O sol parecia querer associar-se ao evento e relembrar um anseio do Padre Brás: “gostava de acrescentar mais um “a” ao meu nome, em vez de Brás queria ser brasa e vós, brasas bem acesas, ireis pelo mundo a incendiar todos no fogo do amor divino”.
 

O desafio é para nós hoje, mesmo experimentando a dureza dos incêndios nesta região. 

Precisamos deixar-nos incendiar pelo fogo do Amor que ardia e queimava o coração do Padre Brás para sermos nos locais de missão presença viva, fresca e revigorante, para tantos exaustos no caminho.
 

Obrigada à Maria de Fátima Castanheira Baptista pelo convite/surpresa. Monsenhor Brás interceda por cada uma de nós para em tudo e sempre realizarmos a vontade do Pai e o Seu Projeto e assim, o carisma do ISCF continue a frutificar na santificação da Família para glória da Santíssima Trindade.

Deolinda Araújo – Cooperadora da Família

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

MLC reforça presença na Diocese do Funchal

Equipa Nacional do MLC esteve na Madeira para conhecer de perto a realidade das famílias locais e articular trabalho com os núcleos MLC ali presentes. O objetivo foi reforçar a presença do Movimento na Diocese do Funchal.

Ler Mais >>

A vida nascente (e mais uma mãe para a cadeia…)

Educação para o respeito integral pela vida humana, desde a conceção à morte, e educar para a sexualidade e para o amor/afetos. As premissas de Jorge Cotovio que devem estar no coração de todas as famílias para um novo ano de renovada esperança.

Ler Mais >>

Resiliência

Num mundo acelerado, onde a pressa mina a capacidade de esperar e enfrentar contrariedades, a resiliência torna-se vital. Furtado Fernandes aponta caminhos práticos para fortalecer essa força interior tão necessária ao quotidiano.

Ler Mais >>

Uma paz desarmada e desarmante

As primeiras palavras de um Papa nunca são apenas protocolares: são sinais, intenções e caminhos. Ao proclamar “A paz esteja convosco”, na sua primeira bênção Urbi et Orbi, o Papa Leão XIV apontou desde logo um caminho. Um caminho de uma paz desarmada e desarmante. É a partir dessa paz, retomada na mensagem para o Dia Mundial da Paz de 2026 e iluminada pelo mistério do Natal, que somos convidados, por Juan Ambrosio, a repensar a forma como a acolhemos, a vivemos e a testemunhamos no mundo de hoje.

Ler Mais >>