Revitalização e crescimento: linhas programáticas do novo casal presidente do MLC

Anabela Bento Freitas e Aires Freitas são o novo casal presidente do Movimento por um Lar Cristão. Estão apostados na revitalização e no crescimento do movimento fundado por monsenhor Alves Brás em 1962.

Revitalizar e consolidar, fortalecer os laços de pertença à Família Blasiana e fazer crescer o Movimento para um Lar Cristão (MLC). Estas são algumas das linhas programáticas apresentadas em Fátima, no passado dia 7 de julho, pelo novo casal presidente do MLC.  O casal Bento Freitas, Anabela e Aires, sucedem ao casal Moniz na presidência deste movimento fundado em 1962 pelo venerável Padre Joaquim Alves Brás. 

Os novos responsáveis por este movimento, que tem como objetivo cooperar com a família na realização da sua vocação e missão, propõem-se “revisitar as origens e beber na fonte a identidade do carisma fundacional”. Em causa está o aprofundamento de questões como: “Quem somos nós como família cristã? Quem somos nós como Movimento de famílias para as famílias? Qual o nosso lugar na igreja e na sociedade?”.

Anabela e Aires, juntamente com outros casais que fazem parte da equipa executiva, querem imprimir novo dinamismo aos núcleos MLC já existentes e levar o movimento a outras paróquias e outras dioceses. O novo casal presidente pretende ainda concluir o processo de revisão dos estatutos do MLC e atualizar a base de dados dos seus membros.

O casal Bento Freitas, tal como a nova equipa executiva e fiscal, só entrarão em funções após a Conferência Episcopal Portuguesa homologar os novos órgãos sociais do MLC. Esperam que até ao dia 27 de outubro a situação esteja regularizada, dia em que reunirá em Fátima a Equipa Nacional e onde será feita a programação para o ano 2019/2020, bem como a apresentação global do tema e subtema que marcarão o próximo ano pastoral.

Em entrevista ao Jornal da Família, Anabela e Aires explicam os contornos da sua nova missão. 

Jornal da Família (JF)- No contexto dos movimentos existentes no ambiento da Pastoral Familiar, o que propõe trazer de novo ou diferente esta revitalização do MLC? Que contributo pretende dar à sociedade?
Casal Bento Freitas (CBF) – O Movimento por um Lar Cristão é um Movimento de famílias, incluindo os filhos, não dá resposta só ao casal, é mais abrangente. Na medida em que vivemos a espiritualidade baseada na Sagrada Família de Nazaré como modelo de família e testemunho de fé, é um convite que passa pelo testemunho e dinâmica do MLC. O MLC cresce na consciência de que somos protagonistas da chamada política familiar, assumindo a responsabilidade de transformar a nossa própria família cristã e a sociedade. É o Evangelho da família que nós queremos descobrir mais e ajudar a descobrir a todos aqueles que se cruzam no nosso caminho.

JF – Num mundo marcado pela azáfama rotineira das famílias (casa/trabalho, trabalho/casa, filhos/escola, etc.) como pretendem “conquistar” novos membros para o movimento?
CBF – Aos candidatos a membros para o MLC mostramos que não é uma perda de tempo, mas uma forma de apoiar o crescimento enquanto família e na educação dos filhos. É um momento de paragem para fortalecer a relação do casal, onde podemos conhecer outras experiências e ou vivências familiares que nos enriquecem. Sentimo-nos mais próximos de Deus, da Sua Palavra e da Missão que nos dá e pela qual nos quer no Mundo. O desafio do MLC é procurar a felicidade das pessoas e das famílias que o integram. A família, a tua e as outras valem o teu esforço, o teu amor, mesmo quando te exigem compromisso, empenhamento e menos comodismo.

JF – Como veem o panorama atual das famílias tendo em conta, por exemplo, os elevados índices de divórcio ou o aumento de nascimentos fora do casamento?
CBF – Vemos o panorama atual com alguma preocupação, mas especialmente como desafio e campo de missão. O MLC está numa atitude de acolhimento e desejo de apoiar e de despertar nos jovens a beleza da Fé, do Matrimónio, da família…

JF – O que os fez aceitar este desafio?
CBF – Este desafio foi aceite porque amamos e sentimo-nos amados por Deus, desta forma temos que amar os outros. Se o MLC nos apoiou, nos ajudou a crescer enquanto casal e família só podemos desejar isso para os outros. O exemplo de vida do Padre Brás inspira-nos. Temos um sacerdote e Cooperadoras que nos apoiam sempre, em todos os momentos da nossa vida. Também sentimos fortemente o empenho dos outros casais em nos convidarem com insistência para aceitarmos este cargo, que vemos como Missão.

Conseguimos reunir uma boa equipa, onde é nosso objetivo trabalharmos muito de perto com todas as Dioceses onde está implantado o MLC, e com todas aquelas a que iremos chegar com a ajuda do Espírito Santo.     

Artigo da edição agosto/setembro do Jornal da Família

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Encerramento do Jubileu de Ordenação Sacerdotal do Pe. Joaquim Alves Brás

Família Blasiana encerra em Fátima Jubileu de Ordenação Sacerdotal do Pe. Joaquim Alves Brás. “Com Maria, guardiã das famílias, agradecemos o dom do Pe. Brás” é o mote da celebração marcado pela Peregrinação ao Santuário e um momento cultural e recreativo no Auditório Paulo VI, que conta com a música de Alda Casqueira e Animatus Band.

Ler Mais >>

Desafios da Pastoral Familiar: olhar a realidade concreta e cuidar

Olhar a realidade concreta e cuidar são os grandes desafios apontados por Claudia Leal Luna para a Pastoral Familiar. A docente do Pontifício Instituto João Paulo II para as Ciências do Matrimónio e da Família passou por Portugal para participar no congresso “Atravessados pelo Amor e Pela Esperança – Cuidar as famílias com(o) o Pe. Brás”.

Ler Mais >>

Esta é a hora do amor – Leão XIV

A escolha do nome e as primeiras intervenções do novo Papa indicam um caminho. Juan Ambrosio revisitou as primeiras intervenções de Leão XIV e traça as primeiras impressões sobre o novo Papa.

Ler Mais >>