Levanta-te! Vamos… o convite é do grupo juvenil Focos de Esperança

Encontro de abertura do Ano Pastoral da Juventude Blasiana e encerramento do Ano Missionário decorrerá em Fátima nos dias 19 e 20 de outubro.

Levanta-te! Vamos … é o tema que irá dinamizar o grupo de jovens Foscos de Esperança/Juventude Blasiana no 1º ano de preparação que antecede a realização das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) em 2022.
 

Ir pressupõe“abandonar o que nos prende”. Este é o grande desafio e o grande objetivo da vivência deste ano. Só partimos se temos a coragem de abandonar o que nos prende, de testemunhar a alegria da fé, de ser de Deus, de ser diligente face às necessidades dos outros e de cooperar na construção de um mundo mais habitável e mais humano”, afirmam as responsáveis pela Pastoral JuVocacional do Instituto Secular das Cooperadoras da Família, ao qual este grupo juvenil está ligado. 

Seguindo a temática escolhida pelo Papa Francisco para a vivência dos próximos três anos que servirão de preparação para a JMJ, a realizar em Lisboa em 2022, os Jovens Focos de Esperança estão de olhos postos em Maria.  Querem aceitar o convite de Francisco e “sair do sofá” para serem evangelizadores com Maria e irem ao encontro de quem mais precisa levando Jesus aos outros através do seu testemunho.

Os temas escolhidos para as JMJ 2020-2022 são um convite aos jovens a ‘levantar-se’, a apressar-se para viver o chamamento do Senhor e para anunciar a Boa Notícia, assim como Maria o fez depois de ter pronunciado o seu ‘aqui estou’.  
 

A passagem do Evangelho de São Lucas ‘Maria levantou-se e partiu apressadamente’ (Lc 1,39) é o lema das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) a realizar em Lisboa em 2022.  

Em 2020,a celebração da JMJ acontece a nível diocesano, nas várias comunidades católicas, no Domingo de Ramos (5 de abril) e o tema escolhido pelo Papa Francisco é ‘Jovem, eu te digo, levanta-te!’ (Lc 7, 14).

Para 2021, com celebração igualmente a nível diocesano (28 de março), a proposta é a passagem do livro bíblico dos Atos dos Apóstolos relativa à conversão de São Paulo: “Levanta-te! Eu te constituo testemunha do que viste!” (At 26, 16).

Ao longo do ano, os jovens Focos de Esperança querem estar envolvidos nas dinâmicas de toda a Família Blasiana bem como da Pastoral Juvenil a nível nacional. Querem ser promotores de esperança, nomeadamente o cuidado com a ‘casa comum’, a solidariedade junto de famílias, idosos e outras pessoas mais fragilizadas.

A nível interno estão apostados na expansão do movimento a outras paróquias e dioceses e no apoio aos grupos já existentes segundo a estratégia dos “3 ps”: pouco, pequeno e possível. 

O Encontro de Abertura do novo Ano Pastoral da Juventude Blasiana vai decorrer no próximo dia 19 de outubro, em Fátima, e no dia seguinte os jovens Focos de Esperança integrarão a Peregrinação Nacional que encerrará o Ano Missionário.

Inscrições no Encontro

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Peregrinação a Donas para fazer memória do Pe. Brás

No próximo dia 14 de setembro a Família Blasiana peregrina a Donas, paróquia nos arredores do Fundão onde o Pe. Joaquim Alves Brás foi pároco de 1925 a 1930. Um evento inserido no contexto do Ano Jubilar que está a assinalar os 100 anos de Ordenação Sacerdotal do Fundador da Família Blasiana.

Ler Mais >>

(II) Padre Joaquim Alves Brás – Cem anos de Sacerdócio em prol da Família

“A minha casa, não será uma casa de portas fechadas, para os habitantes desta freguesia, mas todos, todos, terão nela entrada”, afirmou o Pe. Alves Brás, há cerca de 100 anos, na sua primeira homilia. ”Todos, todos”, palavras que mais recentemente ecoaram pelo mundo quando foram proferidas pelo Papa Francisco na JMJ Lisboa 2023. Um artigo de Conceição Brites que demostra como o Pe. Brás foi um homem à frente do seu tempo.

Ler Mais >>

(I) Padre Joaquim Alves Brás – Cem anos de Sacerdócio em prol da Família

“Celebrar cem anos de ordenação sacerdotal do Padre, Monsenhor, Joaquim Aves Brás é tomar consciência que o que vamos celebrar são mesmo os cem anos do seu sacerdócio, e não apenas os quarenta e um anos que ele exerceu cá na terra”, afirma a Cooperadora da Família Conceição Brites num artigo que recorda a primeira homilia do Pe. Brás na Paróquia de Donas.

Ler Mais >>

“O Botãozinho” – 50 anos a inovar e a educar nos valores

Começou com 30 crianças, divididas por duas salas. Hoje acolhe 260 em 14 salas, mas o espaço continua a ser pequeno para a procura. O Centro de Cooperação Familiar, Creche e Pré-escolar “O Botãozinho”, celebrou 50 anos de vida. Meio século marcado pela inovação e pela fidelidade ao carisma das Cooperadoras da Família.

Ler Mais >>

Ousar contemplar e testemunhar a beleza

Parar para contemplar a beleza da humanidade e dela ser testemunho. O convite é de Juan Ambrosio e bem que pode começar a ser posto em prática nestes dias onde a rotina de um ano de trabalho dá lugar a dias mais descansados.

Ler Mais >>

“ Os Pais não têm prazo de validade”

A presença dos pais na escola é fundamental para um acompanhamento do percurso educativo de crianças e jovens. Independentemente do ciclo educativo que frequentem, Goretti Valente convida os pais a irem à escola.

Ler Mais >>