De olhos nos olhos…

Momentos únicos vividos pelos membros da direção da Associação de Imprensa de Inspiração Cristã (AIC) num encontro com o Papa. O mote para o Editorial da edição de dezembro do Jornal da Família.

Foram momentos muito densos… sentimos um acolhimento caloroso de pastor, de quem está todo inteiro e presente no que se lhe quer comunicar, no que observa e no que olha e escuta. Olhos nos olhos… pudemos expressar, serenamente, o que ali nos levava e saudar calorosamente o Papa Francisco. Foi uma honra e uma alegria indizível ver a Associação, que representa cerca de 180 títulos, ser anunciada naquele lugar e naquele contexto, ganhando maior visibilidade.

Foi no rescaldo das várias iniciativas que assinalaram os 25 anos da Associação de Imprensa de inspiração Cristã (AIC), que sonhamos juntos – a direção – ir a Roma, cumprimentar o Santo Padre e pedir-lhe uma bênção especial para o trabalho que Associação desenvolve e o impulso que quer continuar a dar aos seus associados, especialmente no âmbito dos constrangimentos que afetam hoje as várias publicações. 

No diálogo com o Santo Padre, e como direção comprometemo-nos, a defender uma informação verdadeira, que se contrapõe às falsas notícias (Fake News). Cada membro, fez seu este desafio e procurará que ele continue a ter expressão na publicação que coordena, pugnando por uma imprensa mais ativa, que não privilegia o lucro e a sensação, mas antes um jornalismo de fidelidade aos factos, de proximidade, sendo voz dos que não têm voz.

Integrando a direção da AIC, da qual a publicação que me está confiada – o Jornal da Família – , é sócia, tive a graça de fazer esta viagem, num clima de cordialidade. Embora as atenções estivessem focadas nos 25 anos da Associação, nos jornais centenários e nos 40 anos do 70×7, no silêncio do meu coração e naquele cumprimento tão terno e fraterno quanto efusivo, pedi uma bênção para o Jornal da Família, que está na eminência de completar 60 anos. E senti que a bênção do Papa Francisco se estendia a todos os que tomam parte ativa neste projeto.

60 anos serão completados em janeiro próximo! Que alegria! Na fidelidade aos seus princípios e àquilo a que nos comprometemos no diálogo com o Santo Padre, esta publicação sexagenária quer continuar a afirmar, nas suas páginas, para além de uma formação e informação generalizada, a verdade da Família em Deus: unidade na complementaridade, indissolubilidade e fecundidade ou abertura à vida, pilares que se fortalecem na lógica do dom; que reclamam a construção paciente e quotidiana de um amor feito aliança, que se vão purificando e fortalecendo nas alegrias e dificuldades próprias do caminho. O Jornal da Família, quer ser contracorrente, em relação às falsas conceções que nos querem ‘vender’ sobre a família. Quantas formas, e por vezes tão veladas, de atentar contra a instituição familiar, procurando esvaziar o seu significado, desacreditar o seu papel insubstituível e a sua eficácia na transmissão de valores, especialmente na defesa e na promoção da dignidade da pessoa humana. 

Mesmo sendo de cariz católico, as suas páginas pretendem ser inclusivas, e nos conteúdos que veicula, quer apoiar todas as famílias, quer as que não vivem a sua vocação matrimonial numa dinâmica de fé, quer as que vivem em dificuldades várias: as que sentem o constrangimento da situação irregular em que se encontram, as famílias monoparentais, que tantas vezes experimentam a solidão, no quotidiano e nos desafios que a educação dos filhos exige. As que se sentem feridas nos seus direitos, mas também nos laços afetivos que a une. Quer ser um apalavra que a todos ilumina.

Vieira Maria

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Peregrinação a Donas para fazer memória do Pe. Brás

No próximo dia 14 de setembro a Família Blasiana peregrina a Donas, paróquia nos arredores do Fundão onde o Pe. Joaquim Alves Brás foi pároco de 1925 a 1930. Um evento inserido no contexto do Ano Jubilar que está a assinalar os 100 anos de Ordenação Sacerdotal do Fundador da Família Blasiana.

Ler Mais >>

(II) Padre Joaquim Alves Brás – Cem anos de Sacerdócio em prol da Família

“A minha casa, não será uma casa de portas fechadas, para os habitantes desta freguesia, mas todos, todos, terão nela entrada”, afirmou o Pe. Alves Brás, há cerca de 100 anos, na sua primeira homilia. ”Todos, todos”, palavras que mais recentemente ecoaram pelo mundo quando foram proferidas pelo Papa Francisco na JMJ Lisboa 2023. Um artigo de Conceição Brites que demostra como o Pe. Brás foi um homem à frente do seu tempo.

Ler Mais >>

(I) Padre Joaquim Alves Brás – Cem anos de Sacerdócio em prol da Família

“Celebrar cem anos de ordenação sacerdotal do Padre, Monsenhor, Joaquim Aves Brás é tomar consciência que o que vamos celebrar são mesmo os cem anos do seu sacerdócio, e não apenas os quarenta e um anos que ele exerceu cá na terra”, afirma a Cooperadora da Família Conceição Brites num artigo que recorda a primeira homilia do Pe. Brás na Paróquia de Donas.

Ler Mais >>

“O Botãozinho” – 50 anos a inovar e a educar nos valores

Começou com 30 crianças, divididas por duas salas. Hoje acolhe 260 em 14 salas, mas o espaço continua a ser pequeno para a procura. O Centro de Cooperação Familiar, Creche e Pré-escolar “O Botãozinho”, celebrou 50 anos de vida. Meio século marcado pela inovação e pela fidelidade ao carisma das Cooperadoras da Família.

Ler Mais >>

Ousar contemplar e testemunhar a beleza

Parar para contemplar a beleza da humanidade e dela ser testemunho. O convite é de Juan Ambrosio e bem que pode começar a ser posto em prática nestes dias onde a rotina de um ano de trabalho dá lugar a dias mais descansados.

Ler Mais >>

“ Os Pais não têm prazo de validade”

A presença dos pais na escola é fundamental para um acompanhamento do percurso educativo de crianças e jovens. Independentemente do ciclo educativo que frequentem, Goretti Valente convida os pais a irem à escola.

Ler Mais >>