Família Blasiana cresce em Aveiro

No quarto trimestre de 2019 a casa das Cooperadoras da Família de Aveiro foi centro de múltiplas atividades organizadas pelos vários grupos que animaram a comunidade.

O ano pastoral teve início em setembro com um momento de oração, na casa de Santa Zita, aberto a todas as famílias e pessoas da paróquia, que quiseram estar presentes e rezar pela família. Este momento teve como tema: “Os pais de joelhos e os filhos de pé”. Como dizia o Fundador da Família Blasiana, Família que reza, é mais forte e muito mais unida.
 

A partir daqui tudo arrancou segundo a sua calendarização. Tivemos um ponto alto de grande espírito eclesial, a Peregrinação a Fátima, no encerramento do ano Missionário.
 

No mês de novembro o Movimento por Um Lar Cristão (MLC), com vigor renovado, deu início às atividades da pastoral familiar, lançando as bases para uma reflexão profunda e para o crescimento de laços de amor no seio familiar. Foram acolhidos novos casais e houve um momento de partilha e agradecimento. O encontro acabou com o tradicional Magusto, onde foi possível o convívio, mas principalmente a vivência de um momento especial como Família Blasiana. 
 

O mês de novembro trouxe também grandes novidades para a Família Blasiana de Aveiro. Nos dias 13 e 14, foram feitas as apresentações e o arranque oficial dos Focos de Esperança. De maneira a adaptar às necessidades das diferentes faixas etárias, foram criados dois grupos. O primeiro constituído por jovens a partir dos 18 anos (residentes e outros), o segundo por jovens a partir dos 12 anos. Tendo como mote o tema do ano dos Focos de Esperança “Levanta-te! Vamos…” Todos iniciámos esta caminhada, cheios de ânimo e esperança, para o crescimento e fortalecimento da Família Blasiana em Aveiro. 
 

No dia 17 de dezembro realizou-se a tradicional Ceia de Natal que teve como tema:  “A Família hoje”. Cada membro que chegava, era acolhido e recebia um cartão com a pergunta: “O que é para ti a família?” Respondia e colocava o seu nome no mesmo e deixava-o. Nesta celebração familiar, tivemos a presença do Bispo de Aveiro, D. António Manuel Moiteiro, que dirigiu palavras de ânimo para toda a Família Blasiana. Contámos também com a  presença do vigário- geral e dos párocos, famílias dos residentes, elementos do Instituto Secular das Cooperadoras da Família, Obra de Santa Zita, MLC, Focos de Esperança e suas famílias. Nessa noite tão especial a animação esteve a cargo dos jovens Focos de Esperança que prepararam o acolhimento e um teatro de sombras com o tema da Encarnação e nascimento de Jesus. Houve também momentos musicais e intervenções.
 

Este momento de confraternização e convívio terminou com a entrega dos cartões com os quais tinham sido acolhidos. Cada um ficou a rezar, cuidando da família cujo nome estava escrito  no cartão que lhe calhou.
 

A Família Blasiana, também viveu a festa da Sagrada Família nas respetivas comunidades paróquiais.
 

A 12 de janeiro tivemos a Festa da Família aberta às família da paróquia com o tema:  

“Alegria de ser família e os desafios de hoje”. Um tema desenvolvido pelo vigário-geral da diocese de Aveiro, padre Manuel Rocha que desafiou a assembleia a olhar a família hoje com muita Esperança, porque ela tem a sua fonte no modelo que é Deus Trindade Santíssima. Lembrou aos presentes que o plano da nossa diocese incita-nos a vermos o matrimónio como caminho de santidade, “santidade ao pé da porta…”, no dizer do Papa Francisco. É esse degrau, que dá para uma porta aberta, que nos leva à alegria de ser família.  Este encontro de reflexão, que olhou afamília hoje, terminou com um lanche convívio saboreando a alegria de ser família.

2019 foi um ano marcado pelo crescimento da Família Blasiana em Aveiro, desejamos que 2020 traga novidades e principalmente que todo o nosso trabalho seja pela Glória de Deus e santificação das famílias.

Fernanda Azuaje e José Azuaje-Fidalgo

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Peregrinação a Donas para fazer memória do Pe. Brás

No próximo dia 14 de setembro a Família Blasiana peregrina a Donas, paróquia nos arredores do Fundão onde o Pe. Joaquim Alves Brás foi pároco de 1925 a 1930. Um evento inserido no contexto do Ano Jubilar que está a assinalar os 100 anos de Ordenação Sacerdotal do Fundador da Família Blasiana.

Ler Mais >>

(II) Padre Joaquim Alves Brás – Cem anos de Sacerdócio em prol da Família

“A minha casa, não será uma casa de portas fechadas, para os habitantes desta freguesia, mas todos, todos, terão nela entrada”, afirmou o Pe. Alves Brás, há cerca de 100 anos, na sua primeira homilia. ”Todos, todos”, palavras que mais recentemente ecoaram pelo mundo quando foram proferidas pelo Papa Francisco na JMJ Lisboa 2023. Um artigo de Conceição Brites que demostra como o Pe. Brás foi um homem à frente do seu tempo.

Ler Mais >>

(I) Padre Joaquim Alves Brás – Cem anos de Sacerdócio em prol da Família

“Celebrar cem anos de ordenação sacerdotal do Padre, Monsenhor, Joaquim Aves Brás é tomar consciência que o que vamos celebrar são mesmo os cem anos do seu sacerdócio, e não apenas os quarenta e um anos que ele exerceu cá na terra”, afirma a Cooperadora da Família Conceição Brites num artigo que recorda a primeira homilia do Pe. Brás na Paróquia de Donas.

Ler Mais >>

“O Botãozinho” – 50 anos a inovar e a educar nos valores

Começou com 30 crianças, divididas por duas salas. Hoje acolhe 260 em 14 salas, mas o espaço continua a ser pequeno para a procura. O Centro de Cooperação Familiar, Creche e Pré-escolar “O Botãozinho”, celebrou 50 anos de vida. Meio século marcado pela inovação e pela fidelidade ao carisma das Cooperadoras da Família.

Ler Mais >>

Ousar contemplar e testemunhar a beleza

Parar para contemplar a beleza da humanidade e dela ser testemunho. O convite é de Juan Ambrosio e bem que pode começar a ser posto em prática nestes dias onde a rotina de um ano de trabalho dá lugar a dias mais descansados.

Ler Mais >>

“ Os Pais não têm prazo de validade”

A presença dos pais na escola é fundamental para um acompanhamento do percurso educativo de crianças e jovens. Independentemente do ciclo educativo que frequentem, Goretti Valente convida os pais a irem à escola.

Ler Mais >>