Festa da Família das Cooperadoras da Covilhã reflete sobre a realidade e os desafios do amor na família

“O Amor na Família: realidade e desafios”, foi o tema que dinamizou a Festa da Família que decorreu no dia 19 de janeiro na Casa de Santa Zita, da Covilhã.

“O Amor na Família: realidade e desafios”, foi o tema que dinamizou a Festa da Família que decorreu no dia 19 de janeiro na Casa de Santa Zita, da Covilhã.

As Cooperadoras da Família desta localidade projetaram dar vida a este sonho do Fundador, o Venerável Pe. Joaquim Alves Brás, de se fazer este tempo de encontro e festa com as Famílias e, feita a proposta, lançado o convite às Famílias dos Utentes, bem como da Comunidade Paroquial, o momento aconteceu!

Entre momentos de formação e de convívio, destacamos a reflexão orientada pelo Pe. José António Dionísio Sousa, Arcipreste da Covilhã e pároco na Igreja da Santíssima Trindade, que ajudou os presentes a refletir com o Papa Francisco e a Exortação Apostólica Amoris Laetitia,sobre o Amor na Família e os desafios que esta é chamada a viver em cada dia. 

Antes, e a abrir a tarde, houve um momento de beleza musical, interpretado pelo pequeno Martim (filho de uma Colaboradora da Instituição) que a todos encantou com o seu violino. Após a reflexão e um breve momento de oração entre todos, as Cooperadoras da Família presentes (da Covilhã, de Castelo Branco e de Casegas, que nos alegraram com a sua presença) cantaram as “Janeiras”, dedicando-as de forma especial à Família e às Famílias presentes. O convívio continuou com o “coro” composto pelo Pe. José Dionísio, a sua guitarra e as Colaboradoras da Instituição. Foi, sem dúvida, um momento de saudável alegria, de convívio entre pais e filhos (sim, porque os mais pequeninos, foram uns verdadeiros artistas a acompanhar as canções com vários instrumentos musicais!).

Por fim, e a terminar esta tarde de Festa, um lanche-convívio e a vontade manifesta de que momentos como este se voltem a repetir! 

Elisabete Puga – Cooperadora da Família

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

E depois da pandemia?

“A sociedade está cansada e não tem tempo”, afirma Cristiana Moreira numa reflexão sobre a empatia, ou a falta dela, num tempo em que as vidas voltaram a ser “engolidas pela rotina”.

Ler Mais >>

«Alegres na esperança» (Rm 12, 12)

A caminho do Jubileu de 2025, a esperança torna-se o fio condutor da mensagem do Papa Francisco para a XXXVIII Jornada Mundial da Juventude, que se celebra a 26 de novembro, Solenidade de Cristo-Rei.

Ler Mais >>

Haverá anos letivos tranquilos?

Um olhar pelo passado para constatar que a instabilidade do presente não é algo novo. E em matéria de educação, mais do que lamentar a “instabilidade ” do arranque de mais um ano letivo, há que transmitir “serenidade e confiança às crianças e aos jovens”. O artigo de Jorge Cotovio na edição de novembro do Jornal da Família.

Ler Mais >>

Alarme para defender a vida na Terra

Estamos a chegar ao “ponto de rutura” escreve o Papa Francisco na Exortação ‘Laudate Deum’. Octávio Morgadinho traça no artigo deste mês as linhas gerais do novo documento papal que deixa o alerta: “um ser humano que pretenda tomar o lugar de Deus torna-se o pior inimigo de si mesmo”.

Ler Mais >>

Se queres a paz, prepara-te para a paz

Perante um mundo que nos é apresentado com “horrorosas imagens da guerra”, Juan Ambrosio acredita que “o mundo e a existência” continuam a ser “sustentados pelo amor e pela bondade”. E a chave para a paz reside na educação.

Ler Mais >>

Eslovénia, o dom da natureza

O Lago de Bled é um lugar rodeado de silêncio e de natureza onde se encontra o Santuário de Nossa Senhora da Assunção, ponto de encontro das famílias que ali peregrinam ao fim de semana. Fica na Eslovénia e encantou Cristiano Cirillo que fez dele o mote para a crónica da rubrica “A beleza da espiritualidade em viagem”.

Ler Mais >>