“O Amor na Família: realidade e desafios”, foi o tema que dinamizou a Festa da Família que decorreu no dia 19 de janeiro na Casa de Santa Zita, da Covilhã.
As Cooperadoras da Família desta localidade projetaram dar vida a este sonho do Fundador, o Venerável Pe. Joaquim Alves Brás, de se fazer este tempo de encontro e festa com as Famílias e, feita a proposta, lançado o convite às Famílias dos Utentes, bem como da Comunidade Paroquial, o momento aconteceu!
Entre momentos de formação e de convívio, destacamos a reflexão orientada pelo Pe. José António Dionísio Sousa, Arcipreste da Covilhã e pároco na Igreja da Santíssima Trindade, que ajudou os presentes a refletir com o Papa Francisco e a Exortação Apostólica Amoris Laetitia,sobre o Amor na Família e os desafios que esta é chamada a viver em cada dia.
Antes, e a abrir a tarde, houve um momento de beleza musical, interpretado pelo pequeno Martim (filho de uma Colaboradora da Instituição) que a todos encantou com o seu violino. Após a reflexão e um breve momento de oração entre todos, as Cooperadoras da Família presentes (da Covilhã, de Castelo Branco e de Casegas, que nos alegraram com a sua presença) cantaram as “Janeiras”, dedicando-as de forma especial à Família e às Famílias presentes. O convívio continuou com o “coro” composto pelo Pe. José Dionísio, a sua guitarra e as Colaboradoras da Instituição. Foi, sem dúvida, um momento de saudável alegria, de convívio entre pais e filhos (sim, porque os mais pequeninos, foram uns verdadeiros artistas a acompanhar as canções com vários instrumentos musicais!).
Por fim, e a terminar esta tarde de Festa, um lanche-convívio e a vontade manifesta de que momentos como este se voltem a repetir!
Elisabete Puga – Cooperadora da Família