Festa da Família das Cooperadoras da Covilhã reflete sobre a realidade e os desafios do amor na família

“O Amor na Família: realidade e desafios”, foi o tema que dinamizou a Festa da Família que decorreu no dia 19 de janeiro na Casa de Santa Zita, da Covilhã.

“O Amor na Família: realidade e desafios”, foi o tema que dinamizou a Festa da Família que decorreu no dia 19 de janeiro na Casa de Santa Zita, da Covilhã.

As Cooperadoras da Família desta localidade projetaram dar vida a este sonho do Fundador, o Venerável Pe. Joaquim Alves Brás, de se fazer este tempo de encontro e festa com as Famílias e, feita a proposta, lançado o convite às Famílias dos Utentes, bem como da Comunidade Paroquial, o momento aconteceu!

Entre momentos de formação e de convívio, destacamos a reflexão orientada pelo Pe. José António Dionísio Sousa, Arcipreste da Covilhã e pároco na Igreja da Santíssima Trindade, que ajudou os presentes a refletir com o Papa Francisco e a Exortação Apostólica Amoris Laetitia,sobre o Amor na Família e os desafios que esta é chamada a viver em cada dia. 

Antes, e a abrir a tarde, houve um momento de beleza musical, interpretado pelo pequeno Martim (filho de uma Colaboradora da Instituição) que a todos encantou com o seu violino. Após a reflexão e um breve momento de oração entre todos, as Cooperadoras da Família presentes (da Covilhã, de Castelo Branco e de Casegas, que nos alegraram com a sua presença) cantaram as “Janeiras”, dedicando-as de forma especial à Família e às Famílias presentes. O convívio continuou com o “coro” composto pelo Pe. José Dionísio, a sua guitarra e as Colaboradoras da Instituição. Foi, sem dúvida, um momento de saudável alegria, de convívio entre pais e filhos (sim, porque os mais pequeninos, foram uns verdadeiros artistas a acompanhar as canções com vários instrumentos musicais!).

Por fim, e a terminar esta tarde de Festa, um lanche-convívio e a vontade manifesta de que momentos como este se voltem a repetir! 

Elisabete Puga – Cooperadora da Família

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Meu ‘querido’ telemóvel

O arranque do ano letivo voltou a lançar a preocupação sobre o uso do telemóvel nas escolas. O Governo recomendou a sua proibição no 1.º e 2.º ciclos. Para Jorge Cotovio o telemóvel veio para ficar e o “essencial será os pais educarem os filhos para a utilização racional e equilibrada do telemóvel”.

Ler Mais >>

Aspetos Gerais da Saúde em Portugal

João M. Videira Amaral é médico-pediatra e professor catedrático jubilado da Faculdade de Ciências Médicas da Nova Medical School, da Universidade Nova de Lisboa. É o mais recente colaborador do Jornal da Família e ao longo das próximas edições vai escrever sobre alguns dos aspetos da Saúde em Portugal na rubrica intitulada “Crónicas da Saúde”.

Ler Mais >>

Loreto – A vida quotidiana da Sagrada Família

O Santuário da Santa Casa de Loreto, na região de Marche, em Itália, é o local onde, segundo a tradição, o Anjo anunciou a Maria a maternidade divina e onde viveu a Sagrada Família de Nazaré. A história é contada por Cristiano Cirillo em mais uma rubrica sobre a beleza da espiritualidade em viagem.

Ler Mais >>

Fé católica e saúde mental

Como pode a Igreja dar o seu contributo para a saúde mental. O tema é trazido a reflexão por Murillo Missaci no contexto da sinodalidade que aposta numa Igreja que caminha com todos.

Ler Mais >>

O elogia da leitura

Há vida para além dos ecrãs. Devem ser usados com “conta, peso e medida”, sobretudo pelas crianças onde o brincar e a leitura devem ter o seu espaço. A reflexão de Furtado Fernandes.

Ler Mais >>