“É importante celebrar o amor”

“O namoro, que o Dia de S. Valentim exalta, é uma etapa fundamental para chegar ao compromisso”, afirma a Comissão Episcopal do Laicado e Família na mensagem para o Dia dos Namorados.

A Comissão Episcopal do Laicado e Família (CELF) associa-se à celebração do S. Valentim/ Dia dos Namorados, dia 14 de fevereiro, e publica mensagem em que fala da importância de celebrar o amor.  

Perante uma sociedade que se múltipla em iniciativas para assinalar esta data através de  “cores e slogans; promoções e ofertas; e até frases oferecidas e ilustradas, para que o amor se diga com palavras alheias, mas literárias e românticas”, a CELP afirma que “é importante celebrar o amor”. 

O amor que “não é uma técnica nem um desejo instintivo ou narcisista”, dizem os bispos e que“perante uma sociedade atraída por sentimentos descartáveis” é importante reafirma-lo.


Para a comissão que tutela a área pastoral da família  “o namoro, que o Dia de S. Valentim exalta, é uma etapa fundamental para chegar ao compromisso: tempo de conhecimento mútuo, de consolidação da amizade e de diálogo franco sobre o futuro e os valores que o devem enformar”.
 

A CELF recorda as palavras do Papa Francisco quando fala do “amor como uma relação”, “uma realidade que cresce” e “que se constrói como uma casa”. E recorda também as palavras de Bento XVI que chamou ao namoro “fase única” que “abre para a maravilha do encontro e faz descobrir a beleza de existir e de ser preciosos para alguém, de poder dizer um ao outro: tu és importante para mim”.


Nesta mensagem a CELF saúda também as iniciativas que a Pastoral Familiar de diversas dioceses “promove em torno do namoro e da educação para os afetos”.

mensagem deixa um desafio às famílias e às comunidades eclesiais para que sejam “companhia e apoio, de modo que os jovens possam descobrir o valor e riqueza do matrimónio”.

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Peregrinação a Donas para fazer memória do Pe. Brás

No próximo dia 14 de setembro a Família Blasiana peregrina a Donas, paróquia nos arredores do Fundão onde o Pe. Joaquim Alves Brás foi pároco de 1925 a 1930. Um evento inserido no contexto do Ano Jubilar que está a assinalar os 100 anos de Ordenação Sacerdotal do Fundador da Família Blasiana.

Ler Mais >>

(II) Padre Joaquim Alves Brás – Cem anos de Sacerdócio em prol da Família

“A minha casa, não será uma casa de portas fechadas, para os habitantes desta freguesia, mas todos, todos, terão nela entrada”, afirmou o Pe. Alves Brás, há cerca de 100 anos, na sua primeira homilia. ”Todos, todos”, palavras que mais recentemente ecoaram pelo mundo quando foram proferidas pelo Papa Francisco na JMJ Lisboa 2023. Um artigo de Conceição Brites que demostra como o Pe. Brás foi um homem à frente do seu tempo.

Ler Mais >>

(I) Padre Joaquim Alves Brás – Cem anos de Sacerdócio em prol da Família

“Celebrar cem anos de ordenação sacerdotal do Padre, Monsenhor, Joaquim Aves Brás é tomar consciência que o que vamos celebrar são mesmo os cem anos do seu sacerdócio, e não apenas os quarenta e um anos que ele exerceu cá na terra”, afirma a Cooperadora da Família Conceição Brites num artigo que recorda a primeira homilia do Pe. Brás na Paróquia de Donas.

Ler Mais >>

“O Botãozinho” – 50 anos a inovar e a educar nos valores

Começou com 30 crianças, divididas por duas salas. Hoje acolhe 260 em 14 salas, mas o espaço continua a ser pequeno para a procura. O Centro de Cooperação Familiar, Creche e Pré-escolar “O Botãozinho”, celebrou 50 anos de vida. Meio século marcado pela inovação e pela fidelidade ao carisma das Cooperadoras da Família.

Ler Mais >>

Ousar contemplar e testemunhar a beleza

Parar para contemplar a beleza da humanidade e dela ser testemunho. O convite é de Juan Ambrosio e bem que pode começar a ser posto em prática nestes dias onde a rotina de um ano de trabalho dá lugar a dias mais descansados.

Ler Mais >>

“ Os Pais não têm prazo de validade”

A presença dos pais na escola é fundamental para um acompanhamento do percurso educativo de crianças e jovens. Independentemente do ciclo educativo que frequentem, Goretti Valente convida os pais a irem à escola.

Ler Mais >>