“É importante celebrar o amor”

“O namoro, que o Dia de S. Valentim exalta, é uma etapa fundamental para chegar ao compromisso”, afirma a Comissão Episcopal do Laicado e Família na mensagem para o Dia dos Namorados.

A Comissão Episcopal do Laicado e Família (CELF) associa-se à celebração do S. Valentim/ Dia dos Namorados, dia 14 de fevereiro, e publica mensagem em que fala da importância de celebrar o amor.  

Perante uma sociedade que se múltipla em iniciativas para assinalar esta data através de  “cores e slogans; promoções e ofertas; e até frases oferecidas e ilustradas, para que o amor se diga com palavras alheias, mas literárias e românticas”, a CELP afirma que “é importante celebrar o amor”. 

O amor que “não é uma técnica nem um desejo instintivo ou narcisista”, dizem os bispos e que“perante uma sociedade atraída por sentimentos descartáveis” é importante reafirma-lo.


Para a comissão que tutela a área pastoral da família  “o namoro, que o Dia de S. Valentim exalta, é uma etapa fundamental para chegar ao compromisso: tempo de conhecimento mútuo, de consolidação da amizade e de diálogo franco sobre o futuro e os valores que o devem enformar”.
 

A CELF recorda as palavras do Papa Francisco quando fala do “amor como uma relação”, “uma realidade que cresce” e “que se constrói como uma casa”. E recorda também as palavras de Bento XVI que chamou ao namoro “fase única” que “abre para a maravilha do encontro e faz descobrir a beleza de existir e de ser preciosos para alguém, de poder dizer um ao outro: tu és importante para mim”.


Nesta mensagem a CELF saúda também as iniciativas que a Pastoral Familiar de diversas dioceses “promove em torno do namoro e da educação para os afetos”.

mensagem deixa um desafio às famílias e às comunidades eclesiais para que sejam “companhia e apoio, de modo que os jovens possam descobrir o valor e riqueza do matrimónio”.

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Encerramento do Jubileu de Ordenação Sacerdotal do Pe. Joaquim Alves Brás

Família Blasiana encerra em Fátima Jubileu de Ordenação Sacerdotal do Pe. Joaquim Alves Brás. “Com Maria, guardiã das famílias, agradecemos o dom do Pe. Brás” é o mote da celebração marcado pela Peregrinação ao Santuário e um momento cultural e recreativo no Auditório Paulo VI, que conta com a música de Alda Casqueira e Animatus Band.

Ler Mais >>

Desafios da Pastoral Familiar: olhar a realidade concreta e cuidar

Olhar a realidade concreta e cuidar são os grandes desafios apontados por Claudia Leal Luna para a Pastoral Familiar. A docente do Pontifício Instituto João Paulo II para as Ciências do Matrimónio e da Família passou por Portugal para participar no congresso “Atravessados pelo Amor e Pela Esperança – Cuidar as famílias com(o) o Pe. Brás”.

Ler Mais >>

Esta é a hora do amor – Leão XIV

A escolha do nome e as primeiras intervenções do novo Papa indicam um caminho. Juan Ambrosio revisitou as primeiras intervenções de Leão XIV e traça as primeiras impressões sobre o novo Papa.

Ler Mais >>