“É importante celebrar o amor”

“O namoro, que o Dia de S. Valentim exalta, é uma etapa fundamental para chegar ao compromisso”, afirma a Comissão Episcopal do Laicado e Família na mensagem para o Dia dos Namorados.

A Comissão Episcopal do Laicado e Família (CELF) associa-se à celebração do S. Valentim/ Dia dos Namorados, dia 14 de fevereiro, e publica mensagem em que fala da importância de celebrar o amor.  

Perante uma sociedade que se múltipla em iniciativas para assinalar esta data através de  “cores e slogans; promoções e ofertas; e até frases oferecidas e ilustradas, para que o amor se diga com palavras alheias, mas literárias e românticas”, a CELP afirma que “é importante celebrar o amor”. 

O amor que “não é uma técnica nem um desejo instintivo ou narcisista”, dizem os bispos e que“perante uma sociedade atraída por sentimentos descartáveis” é importante reafirma-lo.


Para a comissão que tutela a área pastoral da família  “o namoro, que o Dia de S. Valentim exalta, é uma etapa fundamental para chegar ao compromisso: tempo de conhecimento mútuo, de consolidação da amizade e de diálogo franco sobre o futuro e os valores que o devem enformar”.
 

A CELF recorda as palavras do Papa Francisco quando fala do “amor como uma relação”, “uma realidade que cresce” e “que se constrói como uma casa”. E recorda também as palavras de Bento XVI que chamou ao namoro “fase única” que “abre para a maravilha do encontro e faz descobrir a beleza de existir e de ser preciosos para alguém, de poder dizer um ao outro: tu és importante para mim”.


Nesta mensagem a CELF saúda também as iniciativas que a Pastoral Familiar de diversas dioceses “promove em torno do namoro e da educação para os afetos”.

mensagem deixa um desafio às famílias e às comunidades eclesiais para que sejam “companhia e apoio, de modo que os jovens possam descobrir o valor e riqueza do matrimónio”.

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

E depois da pandemia?

“A sociedade está cansada e não tem tempo”, afirma Cristiana Moreira numa reflexão sobre a empatia, ou a falta dela, num tempo em que as vidas voltaram a ser “engolidas pela rotina”.

Ler Mais >>

«Alegres na esperança» (Rm 12, 12)

A caminho do Jubileu de 2025, a esperança torna-se o fio condutor da mensagem do Papa Francisco para a XXXVIII Jornada Mundial da Juventude, que se celebra a 26 de novembro, Solenidade de Cristo-Rei.

Ler Mais >>

Haverá anos letivos tranquilos?

Um olhar pelo passado para constatar que a instabilidade do presente não é algo novo. E em matéria de educação, mais do que lamentar a “instabilidade ” do arranque de mais um ano letivo, há que transmitir “serenidade e confiança às crianças e aos jovens”. O artigo de Jorge Cotovio na edição de novembro do Jornal da Família.

Ler Mais >>

Alarme para defender a vida na Terra

Estamos a chegar ao “ponto de rutura” escreve o Papa Francisco na Exortação ‘Laudate Deum’. Octávio Morgadinho traça no artigo deste mês as linhas gerais do novo documento papal que deixa o alerta: “um ser humano que pretenda tomar o lugar de Deus torna-se o pior inimigo de si mesmo”.

Ler Mais >>

Se queres a paz, prepara-te para a paz

Perante um mundo que nos é apresentado com “horrorosas imagens da guerra”, Juan Ambrosio acredita que “o mundo e a existência” continuam a ser “sustentados pelo amor e pela bondade”. E a chave para a paz reside na educação.

Ler Mais >>

Eslovénia, o dom da natureza

O Lago de Bled é um lugar rodeado de silêncio e de natureza onde se encontra o Santuário de Nossa Senhora da Assunção, ponto de encontro das famílias que ali peregrinam ao fim de semana. Fica na Eslovénia e encantou Cristiano Cirillo que fez dele o mote para a crónica da rubrica “A beleza da espiritualidade em viagem”.

Ler Mais >>