Carta às Famílias de todo mundo convida-as a ser “Igreja doméstica”

Prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida sugere usar ferramentas como o Skype ou outras formas de áudio ou videoconferência para celebrar o Domingo com outras Famílias.

Em tempos assolados pela pandemia Covid-19, o Prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida escreveu uma carta às Famílias de todo o mundo convidando-as a ser “igreja doméstica”. 

“Aproveitemos este tempo um pouco estranho para acolher e viver o Espírito nas nossas casas e redescobrir a riqueza e o dom das nossas Igrejas domésticas”, escreve o cardeal Kevin Farrel. 

Numa época marcada pelo confinamento das famílias ao espaço casa, com as igrejas fechadas e as celebrações suspensas, o cardeal Farrel fala no “redescobrir o sacramento do matrimónio”  na “pequena Igreja doméstica”. Será uma oportunidade para cada família cristã “se descobrir naquilo que é: manifestação genuína do mistério, que é a Igreja como corpo de Cristo”

Kevin Farrel propõe às famílias celebrar o Domingo de uma maneira mais solene. “Podemos reunir-nos todos numa sala, recitar um salmo de louvor, pedir perdão uns aos outros com uma palavra ou gesto entre esposos e entre pais e filhos, lendo o Evangelho do Domingo, expressar um pensamento sobre aquilo que a Palavra provoca em cada um, formular uma oração pelas necessidades da família, daqueles que amamos, da Igreja e do mundo. E, por fim, confiar ao cuidado de Maria a nossa família e cada família que conhecemos”.

Tirando proveito das novas tecnologias, o cardeal Farrel sugere usar ferramentas como o Skype ou outras formas de áudio ou videoconferência para celebrar o Domingo com outras Famílias.

O Prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida acredita que este poderá ser um tempo de oportunidades. Oportunidade de os pais olharem para os filhos com ternura e paciência, de moderar o tom de voz, de educar os filhos, de educa-los para o diálogo feito da escuta dada ao outro, de calma interior, de respeito.  No fundo, “um tempo de crescimento”  onde marido e mulher “saibam olhar-se nos olhos e conversar um com o outro”, escreve o  cardeal Farrel.

“É um tempo de pré-evangelização, nas casas e através das casas, como no tempo das primeiras comunidades cristãs, durante o qual o Senhor nos convida a reunirmo-nos como famílias, a rezarmos juntos”, defende o cardeal Kevin Farrel.  Um tempo que permitirá,  depois, “voltar a celebrar nas igrejas, mais conscientes e mais fortes da presença de Jesus nas nossas vidas quotidianas”.

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Peregrinação a Donas para fazer memória do Pe. Brás

No próximo dia 14 de setembro a Família Blasiana peregrina a Donas, paróquia nos arredores do Fundão onde o Pe. Joaquim Alves Brás foi pároco de 1925 a 1930. Um evento inserido no contexto do Ano Jubilar que está a assinalar os 100 anos de Ordenação Sacerdotal do Fundador da Família Blasiana.

Ler Mais >>

(II) Padre Joaquim Alves Brás – Cem anos de Sacerdócio em prol da Família

“A minha casa, não será uma casa de portas fechadas, para os habitantes desta freguesia, mas todos, todos, terão nela entrada”, afirmou o Pe. Alves Brás, há cerca de 100 anos, na sua primeira homilia. ”Todos, todos”, palavras que mais recentemente ecoaram pelo mundo quando foram proferidas pelo Papa Francisco na JMJ Lisboa 2023. Um artigo de Conceição Brites que demostra como o Pe. Brás foi um homem à frente do seu tempo.

Ler Mais >>

(I) Padre Joaquim Alves Brás – Cem anos de Sacerdócio em prol da Família

“Celebrar cem anos de ordenação sacerdotal do Padre, Monsenhor, Joaquim Aves Brás é tomar consciência que o que vamos celebrar são mesmo os cem anos do seu sacerdócio, e não apenas os quarenta e um anos que ele exerceu cá na terra”, afirma a Cooperadora da Família Conceição Brites num artigo que recorda a primeira homilia do Pe. Brás na Paróquia de Donas.

Ler Mais >>

“O Botãozinho” – 50 anos a inovar e a educar nos valores

Começou com 30 crianças, divididas por duas salas. Hoje acolhe 260 em 14 salas, mas o espaço continua a ser pequeno para a procura. O Centro de Cooperação Familiar, Creche e Pré-escolar “O Botãozinho”, celebrou 50 anos de vida. Meio século marcado pela inovação e pela fidelidade ao carisma das Cooperadoras da Família.

Ler Mais >>

Ousar contemplar e testemunhar a beleza

Parar para contemplar a beleza da humanidade e dela ser testemunho. O convite é de Juan Ambrosio e bem que pode começar a ser posto em prática nestes dias onde a rotina de um ano de trabalho dá lugar a dias mais descansados.

Ler Mais >>

“ Os Pais não têm prazo de validade”

A presença dos pais na escola é fundamental para um acompanhamento do percurso educativo de crianças e jovens. Independentemente do ciclo educativo que frequentem, Goretti Valente convida os pais a irem à escola.

Ler Mais >>