De lugares distantes, unidos na fé, na esperança e através de uma plataforma tecnológica, a Juventude Blasiana, movimento juvenil ligado ao Instituto Secular das Cooperadoras da Família (ISCF), iniciou a Semana Santa com uma Oração de Esperança pela Humanidade.
Cerca de 30 jovens de vários pontos do país responderam ao apelo das animadoras responsáveis pela Pastoral Ju/Vocacional do ISCF e reuniram-se em oração no Domingo de Ramos.
“Somos todos de lugares distantes, provavelmente cada um está em casa sozinho ou com a sua família, mas todos estamos unidos pela Esperança, e hoje, desta forma virtual, fazemo-nos presentes em todas as localidades onde há um Foco de Esperança”, começou por afirmar a Cooperadora Conceição Vieira no início da reunião.
Uma reunião bem diferente daquelas que noutros anos têm marcado as comunidades cristãs nestes dias que antecedem a Páscoa. Mas num tempo marcado pelo isolamento social devido à pandemia Covid-19 “é preciso reforçar a oração e a vivência dos mistérios centrais da vida cristã”, apelou Conceição Vieira.
No dia em que se assinalou também o Dia Mundial da Juventude foram lidas passagens da mensagem do Papa Francisco para este dia que decorreu sob o lema “Jovem, Eu te digo, Levanta-te!”(cf.Lc7,14).
Depois do cântico do Salmo e da leitura do Evangelho seguiu-se um momento de preces em que se pediu a proteção para a Igreja, para a humanidade, para os doentes e moribundos mas também para os profissionais de saúde e governantes. Foi um espaço onde cada um dos jovens foi chamado a partilhar as suas preces e as suas preocupações.
Um momento de oração marcado também pela música, em Domingo de Ramos, em Dia Mundial da Juventude e no início da “Semana Maior” da Igreja Católica que conduzirá à Páscoa.