Mensagem para o Dia da Mãe destaca as Mães como “verdadeiras beneméritas da sociedade”

Comissão Episcopal do Laicado e Família não esquece as mães “vitimas de violência doméstica” e apela a “mudanças de mentalidades e comportamentos face ao martírio de muitas Mães não apoiadas nem compreendidas”.

Celebrar o Dia da Mãe “é apoiar todas as mulheres que escolhem como caminho, oferecer ao mundo os seus filhos e dar-se pela família”, afirmam os bispos portugueses na mensagem para o Dia da Mãe que se assinala a 3 de maio. O texto fala da “gratidão” do Amor de Mãe, “do acolhimento” de seus filhos, da “educação integral” e “do acompanhamento ao longo das diversas etapas da vida”.


Numa mensagem intitulada Recordar e celebrar o Dia da Mãe, faz-nos bem a todos” a Igreja portuguesa, através da Comissão Episcopal do Laicado e Família (CELF), afirma que “as Mães são verdadeiras beneméritas da sociedade, pois sabem transmitir em todos os momentos, mesmo nos piores, a ternura, a beleza do perdão e a força da coragem”. E os bispos pedem “o compromisso de apoiar e proteger o dom da maternidade, desde os primeiros momentos da fecundação, e em todas a fases da sua missão”.

Mas em dia de celebração, a CELF não esquece “as Mães que são vítimas de violência doméstica, e choram os seus filhos traumatizados”. Recorda também as “Mães que enfrentam tempestades”  que a partir das “cinzas” constroem “a bonança nas vidas de seus filhos e da sua família”. 

Os bispos apelam a “mudanças de mentalidades e comportamentos face ao martírio de muitas Mães não apoiadas nem compreendidas”. Recordam as palavras do Papa Francisco por ocasião do Dia da Mãe de 2018: «a Mãe, embora seja muito exaltada sob o ponto de vista simbólico, é pouco escutada e pouco apoiada no dia-a-dia. Pouco considerada no seu papel central na sociedade».

Num ano particularmente difícil, marcado pela pandemia da Covid-19, os bispos convidam a aprender com as Mães “o valor da vida que delas recebemos” e a perceber “como é bela a cultura da defesa da vida”.

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

E depois da pandemia?

“A sociedade está cansada e não tem tempo”, afirma Cristiana Moreira numa reflexão sobre a empatia, ou a falta dela, num tempo em que as vidas voltaram a ser “engolidas pela rotina”.

Ler Mais >>

«Alegres na esperança» (Rm 12, 12)

A caminho do Jubileu de 2025, a esperança torna-se o fio condutor da mensagem do Papa Francisco para a XXXVIII Jornada Mundial da Juventude, que se celebra a 26 de novembro, Solenidade de Cristo-Rei.

Ler Mais >>

Haverá anos letivos tranquilos?

Um olhar pelo passado para constatar que a instabilidade do presente não é algo novo. E em matéria de educação, mais do que lamentar a “instabilidade ” do arranque de mais um ano letivo, há que transmitir “serenidade e confiança às crianças e aos jovens”. O artigo de Jorge Cotovio na edição de novembro do Jornal da Família.

Ler Mais >>

Alarme para defender a vida na Terra

Estamos a chegar ao “ponto de rutura” escreve o Papa Francisco na Exortação ‘Laudate Deum’. Octávio Morgadinho traça no artigo deste mês as linhas gerais do novo documento papal que deixa o alerta: “um ser humano que pretenda tomar o lugar de Deus torna-se o pior inimigo de si mesmo”.

Ler Mais >>

Se queres a paz, prepara-te para a paz

Perante um mundo que nos é apresentado com “horrorosas imagens da guerra”, Juan Ambrosio acredita que “o mundo e a existência” continuam a ser “sustentados pelo amor e pela bondade”. E a chave para a paz reside na educação.

Ler Mais >>

Eslovénia, o dom da natureza

O Lago de Bled é um lugar rodeado de silêncio e de natureza onde se encontra o Santuário de Nossa Senhora da Assunção, ponto de encontro das famílias que ali peregrinam ao fim de semana. Fica na Eslovénia e encantou Cristiano Cirillo que fez dele o mote para a crónica da rubrica “A beleza da espiritualidade em viagem”.

Ler Mais >>