Zita, a mulher que inspirou uma Obra de apoio à família

Os vários equipamentos sociais da Obra de Santa Zita, a cargo das Cooperadoras da Família, continuam a dar resposta às várias valências de apoio à família, sobretudo no âmbito da infância e da terceira idade.

Nasceu na vila de Monsagrati, próximo de Lucca, em Itália. De família pobre, ainda criança, com apenas 12 anos, foi trabalhar como empregada doméstica na casa da abastada família Fatinelli, onde permaneceu por 48 anos, até à sua morte.  

Maltratada pelo resto dos criados da casa, Zita nunca se deixou abater. Pouco a pouco foi conquistando todos e chegou a ser responsável por toda a administração da casa. 

Quando da sua morte, no dia 27 de abril de 1227, era praticamente venerada pela família Fatinelli, a qual serviu fielmente por toda a vida.
 

Zita de Lucca foi canonizada em 1696. O seu corpo mumificado encontra-se na Basílica de São Frediano, em Lucca.

A história de vida de Zita serviu de inspiração à Obra de Monsenhor Alves Brás que nos anos de 1931/32 fundou a Obra de Santa Zita, uma associação que visava acolher, promover e formar humana, espiritual, profissional e socialmente, jovens do sexo feminino que se dedicavam ao serviço da família. Na altura eram designadas como “criadas de servir”. Rapidamente as casas de Santa Zita se espalharam pelo país.

Hoje a Obra de Santa Zita é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, a cargo das Cooperadoras da Família, e  está presentes em Lisboa (Estrela e Penha de França), Porto, Aveiro, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Covilhã, Elvas, Faro, Guarda, Guimarães, Portalegre, Póvoa do Varzim e Viseu.

 Os vários equipamentos sociais continuam a dar resposta a diferentes valências de apoio à família, sobretudo no âmbito da infância e da terceira idade. 

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

O primeiro lugar onde aprendemos a amar

No Dia Internacional da Família somos convidados a olhar para o lar como o primeiro espaço onde se aprende a amar. Entre gestos de escuta, partilha, perdão e cuidado, é no quotidiano familiar que se formam os laços e se constrói, dia após dia, a educação do coração.

Ler Mais >>

O contexto histórico da ‘Provida Mater Ecclesia’

Tornar mais conhecida a Consagração Secular é o objetivo de uma série de artigos que o Jornal da Família vai publicar ao longo dos próximos meses. A iniciativa tem no horizonte o dia 30 de janeiro de 2027, data em que os Institutos Seculares Portugueses vão celebrar os 80 anos da Constituição Apostólica Provida Mater Ecclesia. Este documento, publicado pelo Papa Pio XII, reconhece a Consagração Secular como uma forma legítima de vocação na Igreja. No primeiro artigo olhamos para o ano de 1947 para “O contexto histórico da Provida Mater Ecclesia”

Ler Mais >>

Redes sociais degradam bem-estar dos adolescentes

À medida que estudos e relatórios revelam o impacto negativo das redes sociais no bem‑estar dos adolescentes, torna‑se claro que a família, a escola e a sociedade têm um papel fundamental a desempenhar: educar para o amor, para os limites e para um uso responsável da tecnologia. Opinião de Jorge Cotovio.

Ler Mais >>