E quando “ficarmos todos bem”…

O desafio foi lançado pelas colaboradoras do Lar Betânia, em Fátima, aos seus utentes. O resultado é um arco-íris de desejos dos seniores desta instituição.

São desejos simples mas que bastam para voltar a sorrir, para voltar a experimentar a sensação de felicidade. 

A equipa do Lar Betânia, em Fátima, a cargo das Cooperadoras da Família, desafiou os utentes desta instituição a escrever em pequenos corações o que gostariam de fazer após a pandemia passar. 

O resultado é um arco-íris de desejos onde os utentes expressaram aquilo que mais gostariam de fazer após o levantamento do período de isolamento. Desde o visitar a família, ou ser visitado por ela, conhecer o neto que entretanto nasceu, ir à missa na capela do Lar ou ir junto da imagem de Nossa Senhora de Fátima são alguns dos desejos da grande maioria dos  utentes deste Lar. Mas há quem deseje apenas um passeio na rua ou no jardim, uma ida ao café ou “comer leitão e beber um tinto”. 

As fotos da iniciativa estão agora no facebook da instituição para que todos os familiares dos utentes as possam ver e possam ajudar a concretizar muitos dos desejos dos idosos.

Desde o início da pandemia que a equipa do Lar Betânia tem vindo a desenvolver um trabalho redobrado de acompanhamento aos utentes. “Respirámos fundo e enchemos o nosso coração de esperança. Tomámos como suplemento acreditarcoragementreajudapersistire muitas doses de ”, escreve a equipa na rede social facebook. 

“Sentimos que era necessário estar com os nossos, e que nesta caminhada não nos poderíamos isolar, afinal a vida faz-se uns com os outros. Na impossibilidade de um abraço apertado e de um beijo carinhoso trabalhamos para diminuir a distância sentida entre todos”, acrescenta.

Em dias difíceis “apaziguaram-se corações e fizeram-se sentir lágrimas, sorrisos, e uma enorme vontade de que tudo o que nos separa fisicamente, acabasse. Mas não desistimos, pois acreditamos na nossa fé, na nossa esperança, e em todos os que estão na frente nesta luta”. 

Movidos pelo amor que sentem pela Vida e pelos outros acreditam que  “nunca será um exagero dizer às nossas pessoas o quanto gostamos delas, o quanto agradecemos à vida por existirem e o quanto o nosso coração suspira com saudades de um abraço.”

A equipa do Lar Betânia deixa uma  mensagem de esperança a todos os utentes e familiares: “Sentimos que vamos vencer esta batalha, com a garra que nunca tivemos e com a alegria de o amor ser ainda maior”. 
 

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Meu ‘querido’ telemóvel

O arranque do ano letivo voltou a lançar a preocupação sobre o uso do telemóvel nas escolas. O Governo recomendou a sua proibição no 1.º e 2.º ciclos. Para Jorge Cotovio o telemóvel veio para ficar e o “essencial será os pais educarem os filhos para a utilização racional e equilibrada do telemóvel”.

Ler Mais >>

Aspetos Gerais da Saúde em Portugal

João M. Videira Amaral é médico-pediatra e professor catedrático jubilado da Faculdade de Ciências Médicas da Nova Medical School, da Universidade Nova de Lisboa. É o mais recente colaborador do Jornal da Família e ao longo das próximas edições vai escrever sobre alguns dos aspetos da Saúde em Portugal na rubrica intitulada “Crónicas da Saúde”.

Ler Mais >>

Loreto – A vida quotidiana da Sagrada Família

O Santuário da Santa Casa de Loreto, na região de Marche, em Itália, é o local onde, segundo a tradição, o Anjo anunciou a Maria a maternidade divina e onde viveu a Sagrada Família de Nazaré. A história é contada por Cristiano Cirillo em mais uma rubrica sobre a beleza da espiritualidade em viagem.

Ler Mais >>

Fé católica e saúde mental

Como pode a Igreja dar o seu contributo para a saúde mental. O tema é trazido a reflexão por Murillo Missaci no contexto da sinodalidade que aposta numa Igreja que caminha com todos.

Ler Mais >>

O elogia da leitura

Há vida para além dos ecrãs. Devem ser usados com “conta, peso e medida”, sobretudo pelas crianças onde o brincar e a leitura devem ter o seu espaço. A reflexão de Furtado Fernandes.

Ler Mais >>