São desejos simples mas que bastam para voltar a sorrir, para voltar a experimentar a sensação de felicidade.
A equipa do Lar Betânia, em Fátima, a cargo das Cooperadoras da Família, desafiou os utentes desta instituição a escrever em pequenos corações o que gostariam de fazer após a pandemia passar.
O resultado é um arco-íris de desejos onde os utentes expressaram aquilo que mais gostariam de fazer após o levantamento do período de isolamento. Desde o visitar a família, ou ser visitado por ela, conhecer o neto que entretanto nasceu, ir à missa na capela do Lar ou ir junto da imagem de Nossa Senhora de Fátima são alguns dos desejos da grande maioria dos utentes deste Lar. Mas há quem deseje apenas um passeio na rua ou no jardim, uma ida ao café ou “comer leitão e beber um tinto”.
As fotos da iniciativa estão agora no facebook da instituição para que todos os familiares dos utentes as possam ver e possam ajudar a concretizar muitos dos desejos dos idosos.
Desde o início da pandemia que a equipa do Lar Betânia tem vindo a desenvolver um trabalho redobrado de acompanhamento aos utentes. “Respirámos fundo e enchemos o nosso coração de esperança. Tomámos como suplemento acreditar, coragem, entreajuda, persistire muitas doses de fé”, escreve a equipa na rede social facebook.
“Sentimos que era necessário estar com os nossos, e que nesta caminhada não nos poderíamos isolar, afinal a vida faz-se uns com os outros. Na impossibilidade de um abraço apertado e de um beijo carinhoso trabalhamos para diminuir a distância sentida entre todos”, acrescenta.
Em dias difíceis “apaziguaram-se corações e fizeram-se sentir lágrimas, sorrisos, e uma enorme vontade de que tudo o que nos separa fisicamente, acabasse. Mas não desistimos, pois acreditamos na nossa fé, na nossa esperança, e em todos os que estão na frente nesta luta”.
Movidos pelo amor que sentem pela Vida e pelos outros acreditam que “nunca será um exagero dizer às nossas pessoas o quanto gostamos delas, o quanto agradecemos à vida por existirem e o quanto o nosso coração suspira com saudades de um abraço.”
A equipa do Lar Betânia deixa uma mensagem de esperança a todos os utentes e familiares: “Sentimos que vamos vencer esta batalha, com a garra que nunca tivemos e com a alegria de o amor ser ainda maior”.