E quando “ficarmos todos bem”…

O desafio foi lançado pelas colaboradoras do Lar Betânia, em Fátima, aos seus utentes. O resultado é um arco-íris de desejos dos seniores desta instituição.

São desejos simples mas que bastam para voltar a sorrir, para voltar a experimentar a sensação de felicidade. 

A equipa do Lar Betânia, em Fátima, a cargo das Cooperadoras da Família, desafiou os utentes desta instituição a escrever em pequenos corações o que gostariam de fazer após a pandemia passar. 

O resultado é um arco-íris de desejos onde os utentes expressaram aquilo que mais gostariam de fazer após o levantamento do período de isolamento. Desde o visitar a família, ou ser visitado por ela, conhecer o neto que entretanto nasceu, ir à missa na capela do Lar ou ir junto da imagem de Nossa Senhora de Fátima são alguns dos desejos da grande maioria dos  utentes deste Lar. Mas há quem deseje apenas um passeio na rua ou no jardim, uma ida ao café ou “comer leitão e beber um tinto”. 

As fotos da iniciativa estão agora no facebook da instituição para que todos os familiares dos utentes as possam ver e possam ajudar a concretizar muitos dos desejos dos idosos.

Desde o início da pandemia que a equipa do Lar Betânia tem vindo a desenvolver um trabalho redobrado de acompanhamento aos utentes. “Respirámos fundo e enchemos o nosso coração de esperança. Tomámos como suplemento acreditarcoragementreajudapersistire muitas doses de ”, escreve a equipa na rede social facebook. 

“Sentimos que era necessário estar com os nossos, e que nesta caminhada não nos poderíamos isolar, afinal a vida faz-se uns com os outros. Na impossibilidade de um abraço apertado e de um beijo carinhoso trabalhamos para diminuir a distância sentida entre todos”, acrescenta.

Em dias difíceis “apaziguaram-se corações e fizeram-se sentir lágrimas, sorrisos, e uma enorme vontade de que tudo o que nos separa fisicamente, acabasse. Mas não desistimos, pois acreditamos na nossa fé, na nossa esperança, e em todos os que estão na frente nesta luta”. 

Movidos pelo amor que sentem pela Vida e pelos outros acreditam que  “nunca será um exagero dizer às nossas pessoas o quanto gostamos delas, o quanto agradecemos à vida por existirem e o quanto o nosso coração suspira com saudades de um abraço.”

A equipa do Lar Betânia deixa uma  mensagem de esperança a todos os utentes e familiares: “Sentimos que vamos vencer esta batalha, com a garra que nunca tivemos e com a alegria de o amor ser ainda maior”. 
 

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

E depois da pandemia?

“A sociedade está cansada e não tem tempo”, afirma Cristiana Moreira numa reflexão sobre a empatia, ou a falta dela, num tempo em que as vidas voltaram a ser “engolidas pela rotina”.

Ler Mais >>

«Alegres na esperança» (Rm 12, 12)

A caminho do Jubileu de 2025, a esperança torna-se o fio condutor da mensagem do Papa Francisco para a XXXVIII Jornada Mundial da Juventude, que se celebra a 26 de novembro, Solenidade de Cristo-Rei.

Ler Mais >>

Haverá anos letivos tranquilos?

Um olhar pelo passado para constatar que a instabilidade do presente não é algo novo. E em matéria de educação, mais do que lamentar a “instabilidade ” do arranque de mais um ano letivo, há que transmitir “serenidade e confiança às crianças e aos jovens”. O artigo de Jorge Cotovio na edição de novembro do Jornal da Família.

Ler Mais >>

Alarme para defender a vida na Terra

Estamos a chegar ao “ponto de rutura” escreve o Papa Francisco na Exortação ‘Laudate Deum’. Octávio Morgadinho traça no artigo deste mês as linhas gerais do novo documento papal que deixa o alerta: “um ser humano que pretenda tomar o lugar de Deus torna-se o pior inimigo de si mesmo”.

Ler Mais >>

Se queres a paz, prepara-te para a paz

Perante um mundo que nos é apresentado com “horrorosas imagens da guerra”, Juan Ambrosio acredita que “o mundo e a existência” continuam a ser “sustentados pelo amor e pela bondade”. E a chave para a paz reside na educação.

Ler Mais >>

Eslovénia, o dom da natureza

O Lago de Bled é um lugar rodeado de silêncio e de natureza onde se encontra o Santuário de Nossa Senhora da Assunção, ponto de encontro das famílias que ali peregrinam ao fim de semana. Fica na Eslovénia e encantou Cristiano Cirillo que fez dele o mote para a crónica da rubrica “A beleza da espiritualidade em viagem”.

Ler Mais >>