Oração pelas Vocações une jovens Focos de Esperança

Em início de Mês de Maria ficaram agendados novos encontros digitais para juntos rezarem o Terço.

A canção da fadista Mariza, “A Nossa Voz”,  deu início ao momento de oração que quis assinalar o Dia Mundial de Oração pelas Vocações (3 de maio)  no movimento juvenil Focos de Esperança. A letra lançava o mote: “Há uma saudade guardada /No fundo do peito/No olhar de todos nós/Quero dar-te aquele abraço/Rir de cansaço/Ouvir a tua voz”. 

Promovido pela Pastoral Ju/Vocacional  do Instituto Secular das Cooperadoras da Família (ISCF), a plataforma digital “zoom” acolheu 25 participantes das várias zonas do país onde os Focos marcam presença. 

Devido às restrições de afastamento físico, “aquele abraço” ficou para mais tarde, mas todos ouviram a voz de cada um numa oração conjunta  pelas vocações. Uma oração que começou com a expressão dos desejos de cada um para este momento histórico da humanidade. Ouviram-se palavras como “coragem”, “perseverança”, “fé”, “amor” ou “esperança”.  

“Encontramo-nos para romper rotinas e distâncias e fortalecer laços, mas também para rezarmos, hoje especialmente, pelas Vocações”, começou por dizer Conceição Vieira, da equipa da Pastoral Ju/Vocacional do ISCF.

Por entre música, orações e a leitura do Evangelho, as palavras do Papa Francisco para quem se prepara para abraçar uma vocação: “O Senhor sabe que uma opção fundamental de vida – como casar-se ou consagrar-se de forma especial ao seu serviço – exige coragem. Ele conhece os interrogativos, as dúvidas e as dificuldades que agitam o barco do nosso coração e, por isso, nos tranquiliza: «Não tenhas medo! Eu estou contigo». A fé na presença d’Ele que vem ao nosso encontro e nos acompanha mesmo quando o mar está revolto, liberta-nos daquela acédia que podemos definir uma «tristeza adocicada» (Carta aos Presbíteros, 4/VIII/2019), isto é, aquele desânimo interior que nos bloqueia impedindo-nos de saborear a beleza da vocação”. 

Num tempo marcada por uma pandemia, rezou-se também por todos os profissionais de saúde e restantes profissionais que estão na linha da frente no combate à Covid-19, pelos atingidos pela doença, pelos seus familiares e por todas as famílias.

No dia em que se assinalou também o Dia da Mãe, os cânticos de louvor à Virgem Maria  uniram as vozes e o encontro ficou também marcado por um momento de Consagração a Nossa Senhora.

Em início de mês de maio, Mês de Maria, e respondendo à recente Carta do Papa Francisco que convida a rezar o Terço em família, ficou a promessa  de novos encontros “zoom” para a recitação do Terço. Assim, os jovens Focos de Esperança têm novos encontros online marcados para os próximos dia 5, 10, 20, 25 e 30 de maio às 21h30.  

Em cada uma das datas, uma localidade orientará a recitação do Terço.

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Meu ‘querido’ telemóvel

O arranque do ano letivo voltou a lançar a preocupação sobre o uso do telemóvel nas escolas. O Governo recomendou a sua proibição no 1.º e 2.º ciclos. Para Jorge Cotovio o telemóvel veio para ficar e o “essencial será os pais educarem os filhos para a utilização racional e equilibrada do telemóvel”.

Ler Mais >>

Aspetos Gerais da Saúde em Portugal

João M. Videira Amaral é médico-pediatra e professor catedrático jubilado da Faculdade de Ciências Médicas da Nova Medical School, da Universidade Nova de Lisboa. É o mais recente colaborador do Jornal da Família e ao longo das próximas edições vai escrever sobre alguns dos aspetos da Saúde em Portugal na rubrica intitulada “Crónicas da Saúde”.

Ler Mais >>

Loreto – A vida quotidiana da Sagrada Família

O Santuário da Santa Casa de Loreto, na região de Marche, em Itália, é o local onde, segundo a tradição, o Anjo anunciou a Maria a maternidade divina e onde viveu a Sagrada Família de Nazaré. A história é contada por Cristiano Cirillo em mais uma rubrica sobre a beleza da espiritualidade em viagem.

Ler Mais >>

Fé católica e saúde mental

Como pode a Igreja dar o seu contributo para a saúde mental. O tema é trazido a reflexão por Murillo Missaci no contexto da sinodalidade que aposta numa Igreja que caminha com todos.

Ler Mais >>

O elogia da leitura

Há vida para além dos ecrãs. Devem ser usados com “conta, peso e medida”, sobretudo pelas crianças onde o brincar e a leitura devem ter o seu espaço. A reflexão de Furtado Fernandes.

Ler Mais >>